Embaixadora Pham Thi Kim Hoa do Vietnã visita o Vice presidente Hamilton Mourão

 

Na tarde do dia 17 de maio de 2021, a Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República Socialista do Vietnã, Exma. Pham Thi Kim Hoa teve o encontro de cortesia com Vice-presidente da República Federativa do Brasil, Exmo. Hamilton Mourão.

A Embaixadora afirmou que o Vietnã tem apreço pelo papel e perfil crescentemente importante do Brasil no mundo e tem intenção de continuar promover a “Parceria abrangente” entre os dois países. Ao testemunhar a relação bilateral desenvolvendo durante os últimos tempos, a Embaixadora propôs que as duas nações acelerassem o intercâmbio de delegações, especialmente as de alto nível depois de ser controlada a pandemia de Covid-19. Além do mais, a Embaixadora também solicitou que os dois países mantivessem os mecanismos de cooperação tais como Consultas Políticas e Comissão Mista entre os dois governos, sendo os canais imprescindível para a promoção de relação bilateral.

O intercâmbio bilateral tem aumentado positivamente nos últimos anos, adquirindo 4,6 bilhões de dóllares em 2020, sendo um crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior. O Brasil continua sendo o maior parceiro comercial do Vietnã na América Latina. A Embaixadora frisou que sendo uma economia ativa a população de mais de 100 milhões habitantes na Ásia do Leste, o Vietnã recebe com przer os projetos de investimento do Brasil no Vietnã e intenciona acelerar o intercâmbio de informações entre os dois mercados com o objetivo de estimular investimento bilateral.

VIETNAN_2.JPG

Vice-presidente presentea uma lembrança à Embaixadora vietnamita.

O agronegócio é o setor cooperativo mais destacante entre o Vietnã e o Brasil. Os dois lados acabaram já a negociação de 04 produtos agrícolas, incluindo a abertura de mercado vietnamita para melão e carne bovina do Brasil, assim como a abertuda de mercado brasileiro para camarão e a remoção de barreiras para pangasius do Vietnã. Desse modo, os dois governos devem levar em conta a negociação dos outros pacotes agrícolas e aquícolas com base nos interesses comuns, contribuindo ao acesso mútuo dos produtos dos ambos paises. A Embaixadora reiteirou a necessidade de completar a negociação dos acordos de cooperação bilateral tais como o Acordo básico de Cooperação Técnica, Memorando de Entendimento entre os dois Ministros de Defesa, Acordo de Cooperação em Educação, abrindo cada vez mais áreas para a cooperação bilateral.

VIETNAN_3.JPG

Embaixadora vietnamita presentea uma lembrança ao Vice-presidente.

No encontro, Vice-presidente Hamilton Mourão comentou que o Vietnã é um dos paises que tem maior velocidade de desenvolvimento no Sudeste Asiático, com a importância geoestratégica e uma rota marítima essencial que servem suavemente aos negócios com outros países. Ele afirmou que o Brasil aprecia a relação com o Vietnã, sendo o parceiro importante. Desde o dia de estabelecimento de relação diplomática, no dia 8 de maio de 1989, a relação bilateral tem desenvolvimento ativamente e ainda tem muito mais potenciais complementares na cooperação, baseando-se no âmbito de Parceria abrangente Vietnã e Brasil.

VIETNAN_4.JPG

Vicepresidente, Embaixadora vietnamita com os diplomatas e adido miliar do Vietnã.

Vice-presidente congratulou a capacidade de controle de pandemia do Vietnã e reconheceu a doação de 11.000 máscaras e 40 roupas de proteção médica do Vietnã à Câmara dos Deputados e ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Apesar da distância geográfica, Vice-presidente reiteirou que os dois países continuassem cooperar estreitamente, e que o Governo brasileiro favorecesse as atividades da Embaixada do Vietnã e auxiliasse a Embaixadora vietnamita durante seu mandato rumo ao desenvolvimento incessante da relação bilateral.

Com informações da Embaixada do Vietnã