Segunda-feira, 17 de maio – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem informado , destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

nova_data_do_curso_ABRACAM.jpeg

www.abracambrasil.org.br

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

n  o  t  í  c  i  a  s


Polícia investiga morte do funkeiro MC Kevin no Rio após queda do 5º andar. Oposição governista projeta que depoimentos de Ernesto Araújo e Eduardo Pazuello na CPI trarão desgaste à gestão de Bolsonaro. Butantan e Fiocruz têm expectativa para receber matéria-prima para a produção de vacinas nos próximos dias. Monitor da Violência mostra quepopulação carcerária diminuiu no Brasil, mas país ainda registra superpopulação alarmante.Aprovada em 1º lugar em psicologia na USP conta trajetória de descoberta de identidade: negra, albina e com deficiência visual.

MC Kevin

VÍDEO: o que se sabe sobre a morte de MC Kevin

VÍDEO: o que se sabe sobre a morte de MC Kevin

A polícia investiga a morte do funkeiro Kevin Nascimento Bueno, o MC Kevin, de 23 anos. Ele morreu ontem depois de cair do 5º andar do hotel que estava hospedado no Rio. Investigações preliminares trabalham com a possibilidade do artista ter tentado pular da varanda do quarto para a piscina. Outra hipótese é que ele tenha tentando passar de um quarto para outro pela varanda e acabou caindo. A esposa, com quem estava casado há duas semanas, e a produção dele foram ouvidos nesta tarde. MC Kevin era de Mogi das Cruzes (SP) e estava na capital fluminense após uma apresentação clandestina, como informou a prefeitura.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Previsão para CPI

Integrantes da tropa de choque governista projetam esta semana como a que trará maior desgaste à gestão Jair Bolsonaro na CPI da Covid, mostra o Blog do Camarotti no G1. Há forte temor pelos depoimentos do ex-chanceler Ernesto Araújo, marcado para amanhã, e do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, no dia seguinte. Pazuello conseguiu habeas corpus que lhe garante o direito de ficar em silêncio, mas isso vale apenas para questionamentos que possam incriminá-lo. Ou seja, ele estará obrigado a falar a verdade sobre terceiros, inclusive em relação a Bolsonaro.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Remédios sem eficácia

Um grupo técnico formado a convite do Ministério da Saúde elaborou um documento preliminar com orientações contra o uso de cloroquina, azitromicina, ivermectina e outros medicamentos sem eficácia no tratamento da Covid-19. O texto será analisado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Também passará por consulta pública por um período de dez dias, e depois pode vir a ser adotado como nova orientação do governo federal sobre o tema. Assista a entrevista do coordenador do estudo, o pneumologista Carlos Carvalho, à Globonews:

‘Ela se mostrou com nenhuma efetividade’, diz coordenador de estudo sobre cloroquina contra Covid

‘Ela se mostrou com nenhuma efetividade’, diz coordenador de estudo sobre cloroquina contra Covid

À espera de matéria-prima

Em SP, o Butantan deve receber em 26 de maio um novo lote com 4 mil litros de matéria-prima para a produção da CoronaVac. Na sexta, o instituto tinha suspendido a produção da vacina imunizante por falta do insumo. Quem também aguarda o fornecimento de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) é a Fiocruz, que produz no país o imunizante da AstraZeneca. Segundo o Ministério da Saúde, os próximos lotes estão previstos para sábado e renderá 12 milhões de doses. Ambos os laboratórios recebem o material da China.

Vai ter Enem?

O governo terá que correr caso queira cumprir os prazos para a elaboração das provas do Enem 2021 — o ministro da Educação afirmou que a previsão seria ‘outubro e novembro’ deste ano. Especialistas ouvidos pelo G1 dizem que o tempo é ‘apertado’ e até ‘impossível’ de ser cumprido. Existem as etapas de montagem das provas, impressão, escolhas das salas e, sem contar que, falta definir o orçamento. Internamente, servidores do Inep trabalham com a previsão de janeiro de 2022.

  • Enem 2021: candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição

Aprovada na USP

Negra, albina e com deficiência visual: jovem passa em 1º lugar em psicologia na USP

Negra, albina e com deficiência visual: jovem passa em 1º lugar em psicologia na USP

Negra, albina e com deficiência visual. Aos 20 anos, Ana Beatriz Ferreira foi aprovada em 1º lugar no curso de psicologia da Universidade São Paulo (USP), numa das modalidades de cotas. Moradora da periferia na capital paulista, a jovem tem uma trajetória marcada pelo conflito na descoberta da própria identidade racial e do diagnóstico tardio de deficiência. “Era algo muito conflitante para mim. Quando era criança, eu via o racismo que minha mãe, minhas tias e minhas amigas enfrentavam”, diz. Conheça a história dela na reportagem.

Monitor da Violência

A população carcerária diminuiu no Brasil, mas o país ainda registra uma superlotação alarmante nos presídios em meio à pandemia de Covid. É o que mostra um levantamento exclusivo do G1, dentro do Monitor da Violência. Foi a primeira vez em que número de presos caiu desde que os dados passaram a ser compilados, em 2014. As penitenciárias, porém, estão 54,9% acima da capacidade. Leia o resultado completo do levantamento.

Conflito em Gaza

Cenas de guerra: confrontos entre Israel e Palestina entram na segunda semana

Cenas de guerra: confrontos entre Israel e Palestina entram na segunda semana

O conflito entre Israel e o grupo islamita Hamas entra na 2ª semana, e já são quase 200 vítimas. Entre elas, o líder da divisão Jihad Islâmica no norte, morto num ataque aéreo. A Jihad Islâmica e o Hamas atuam na Faixa de Gaza, território palestino que Israel tenta combater. Ambos os lados ignoram os apelos internacionais para o fim das hostilidades. Entenda o confronto no vídeo acima.

Desmatamento

56%. Esse foi o aumento da ocupação irregular na Amazônia Legal nos dois primeiros anos do governo Jair Bolsonaro, segundo levantamento do Instituto Socioambiental (ISA) divulgado pelo jornal “O Globo”. São áreas invadidas e desmatadas por grileiros. Depois de limpar a terra, eles vendem a suposta propriedade para pessoas que nem sempre sabem que se trata de área protegida por lei.

Tem 5 minutos? 🎵

“Batom de cereja” passou por uma triste rejeição, assim como o personagem da música. Mas, após ser oferecida e ignorada pelos forrozeiros Barões da Pisadinha, Wesley Safadão e Raí Saia Rodada, ela foi assumida pelos sertanejos Israel e Rodolffo. Com ajuda do ex-BBB, virou o maior hit de 2021 até agora. O podcast G1 Ouviu conta essa bela história de superação musical.Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

A boa do dia

O pedreiro Stênio da Silva perdeu uma carteira com R$ 1,1 mil em Belo Horizonte – queria comprar um celular. Desesperado, procurou, procurou… e nada. O final feliz veio no sábado: um guarda municipal entregou de volta o dinheiro a Stênio após localizá-lo via redes sociais. Já o idoso que achou a carteira numa avenida e pediu ajuda ao agente para encontrar o dono não quis se identificar. Leia a história completa.

O Assunto 🎧


ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br