14 de maio, sexta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia. Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

nova_data_do_curso_ABRACAM.jpeg
www.abracambrasil.org.br

n  o  t  í  c  i  a s 


CPI da Covid ouviu o gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, que falou sobre o descaso do Brasil com a aquisição de vacinas da farmacêutica, a reunião da Pfizer com a presença de Carlos Bolsonaro e declarações que conflitam com o depoimento de Fabio Wajngarten. O Assunto analisa justamente o pouco caso do governo com a vacina. A preocupação com a possível falta de chuva no país. As lives da Semana e a reta final do Paulistão.

DESTAQUE DO ESTADÃO

"Bateu o desespero"

Bolsonaro não negociou a Pfizer no tempo certo e continua boicotando a Coronavac. E daí?

Encurralado por 430 mil mortes, a CPI da Covid, as condições da economia, o recorde de desemprego, o derretimento da sua popularidade e a revelação do “tratoraço” pelo Estadão, ufa!, o presidente Jair Bolsonaro demonstra descontrole e atira contra seu novo alvo prioritário: o relator da CPI, senador Renan Calheiros. Sem defesa, ataca. Mas atacar Renan não o salva nem resolve nada.

Ao entrar no plenário da CPI gritando contra Renan, o senador Flávio Bolsonaro se expôs e expôs o desespero da família presidencial. No dia seguinte, o pai foi a Alagoas e contrapôs o alagoano Renan a “pessoas do bem”: “Se Jesus teve um traidor, temos um vagabundo inquirindo pessoas de bem no nosso País”, disse o presidente, enquanto circulava com Fernando Collor, que sofreu impeachment, e Arthur Lira, presidente da Câmara enrolado no Supremo.

Há ainda muitas frentes a explorar, mas, se a CPI acabasse hoje, já teria mostrado o quanto Bolsonaro e o governo erraram no combate à pandemia. Sejam aliados, adversários ou independentes, os depoentes, um a um, dão provas e confirmam que ele não só fala como trabalha contra todas as formas de conter o vírus e salvar vidas. E em nome de uma crença, a imunidade de rebanho (deixa todo mundo pegar, quem tiver de morrer que morra).

O silêncio do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi estridente: só confirmou que ele não podia falar, porque teria de admitir que discorda do presidente em tudo. E as sucessivas mentiras do ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten deixam evidente que a verdade iria contra ele, o governo e o presidente. Mentiu e quase foi preso, mas entregou o principal: uma prova.

Trata-se da carta, de 12/09/2020, em que a Pfizer internacional ofertava vacinas ao presidente, ao vice e a ministros, advertindo que “a celeridade é (era) crucial”, devido à “alta demanda de outros países e ao número limitado de doses para 2020”. O governo deixou para lá. E, além disso, Wajngarten deixou no ar: o ex-ministro Eduardo Pazuello se referia também a ele quando falou em “pixulé”?

Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro Foto: Evaristo Sá / AFP

Ontem, o representante da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, negou qualquer pedido de propina (ou pixulé), mas confirmou nove tentativas frustradas de negociar vacinas, a partir de agosto de 2020. Também contou que Wajngarten, o vereador Carlos Bolsonaro e o assessor internacional, Filipe Martins (o do sinal de supremacistas brancos no Senado) participaram de pelo menos uma reunião com a empresa. Isso reforça a existência de um “gabinete das sombras”, ou “das trevas”, na pandemia.

Está cada dia mais claro o papel de Bolsonaro para a situação do País. Já seria inadmissível ele trabalhar contra uma vacina, mas ele trabalha contra duas. Tanto desdenhou da Pfizer quanto boicotou, e ainda boicota, a Coronavac. Uma poderia ter chegado a partir de dezembro e só pinga agora. A outra está sendo suspensa, depois de Bolsonaro atacar a China mais uma vez.

Sem explicar as vacinas, Bolsonaro continua sem usar máscara e promovendo aglomerações e cloroquina, sua obsessão. Também não explica o “tratoraço”, os R$3 bilhões do “orçamento secreto” só para os íntimos, o desmatamento da Amazônia e todo o resto que o Brasil real está rouco de gritar.

O novo Datafolha é um marco: Bolsonaro atingiu seu pior resultado desde o início do governo (24% de aprovação e 45% de reprovação) e perde de 23% a 41% para o ex-presidente Lula no primeiro turno e de 32% a 55% no segundo. Se já está desesperado, imagina como ficará. Bater em Renan Calheiros não vai resolver. Nem tentar derrubar a urna eletrônica. Talvez, a saída seria ele cair na real e passar a governar. Mas pode ser tarde demais.

*COMENTARISTA DA RÁDIO ELDORADO, DA RÁDIO JORNAL (PE) E DO TELEJORNAL GLOBONEWS EM PAUTA

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

CPI da Covid

Carlos Murillo, representante da Pfizer — Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Carlos Murillo, representante da Pfizer — Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Convocado a explicar à CPI da Covid as tratativas com o Brasil, o gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, relatou as seis vezes em que a farmacêutica tentou, sem sucesso, vender a vacina ao governo brasileiro. Ele também falou sobre encontro com Carlos Bolsonaro, filho do presidente, e deu versões que conflitam com o depoimento de Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do governo.

  • Veja os detalhes das propostas que o governo Bolsonaro ignorou
  • ANA FLOR: CPI deve convocar Carlos Bolsonaro

O Assunto analisa o pouco caso do governo diante de ofertas de imunizantes que lhe foram feitas. OUÇA:

Pazuello

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que garanta o direito do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello de ficar calado no depoimento à CPI da Covid e imunização a algumas medidas, como prisão. O ministro Ricardo Lewandowski será o relator. O depoimento está marcado para a próxima quarta-feira (19).

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Datafolha

Pesquisa Datafolha aponta que 51% dos entrevistados avaliam como ruim ou péssimo o desempenho de Jair Bolsonaro na gestão da crise provocada pelo novo coronavírus. Na pesquisa anterior, realizada em janeiro, esse índice era de 54%. Segundo o instituto, 21% consideram ótima ou boa a performance do presidente. Veja o resultado do levantamento e mais dados.

Menos chuva, menos energia

O governo federal criou uma sala de crise e deu início à discussão de um plano de ações para preservar água nos reservatórios das principais hidrelétricas e, com isso, evitar o risco de escassez de energia. Grupo envolve representantes de três ministérios, Ibama e Agência Nacional de Águas. Menor nível de chuvas em 91 anos preocupa.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Jacarezinho

Mortos no Jacarezinho — Foto: Reprodução

Mortos no Jacarezinho — Foto: Reprodução

Saiba quem são, onde morreram e o que dizem as famílias e a polícia sobre os 27 mortos. Relatório de inteligência detalha acusações. G1 reuniu relatos de parentes e amigos sobre 14 supostas execuções na comunidade. A polícia nega qualquer irregularidade.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

PIX

Seis meses após ter sido lançado, o PIX, sistema que permite transferências e pagamentos instantâneos, soma mais de R$ 1 trilhão em transações e já responde por mais da metade das transferências bancárias, mostram dados do Banco Central.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Lives da semana

Marília Mendonça e César Menotti & Fabiano — Foto: Reprodução

Marília Mendonça e César Menotti & Fabiano — Foto: Reprodução

Marília Mendonça, César Menotti & Fabiano e outros shows para ver em casa. Veja agenda e horários de transmissões ao vivo deste final de semana.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Futebol

O Paulistão conhece hoje seus dois últimos semifinalistas. O Bragantino recebe o Palmeiras a partir das 19h30, enquanto o São Paulo enfrenta em casa a Ferroviária a partir das 21h30. Corinthians e Mirassol já estão classificados.

E o técnico da seleção brasileira, Tite, divulga nesta manhã a lista de convocados para os próximos jogos das Eliminatórias – dia 4 de junho, em Porto Alegre, contra o Equador, e dia 8, contra o Paraguai, em Assunção.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br