Terça-feira, 4 de maio – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

nova_data_do_curso_ABRACAM.jpeg

www.abracambrasil.org.br

n  o  t  í  c  i  a  s

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta depõe como testemunha na CPI da Covid por mais de sete horas e diz que o governo não queria fazer campanha oficial contra a doença. Um novo boletim médico informa que quadro do ator Paulo Gustavo ‘é irreversível’ apesar dos sinais vitais. Um jovem de 18 anos invade escola infantil em Saudades (SC) com uma faca, faz cinco vítimas e depois dá golpes contra o próprio corpo. Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

CPI da Covid

Em depoimento hoje à CPI da Covid no Senado, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse que o governo federal não quis fazer campanha de comunicação oficial contra a doença. Também afirmou que uma minuta de decreto presidencial propôs que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterasse a bula da cloroquina para que o medicamento fosse indicado no tratamento da Covid-19. Mandetta declarou ainda que era “constrangedor” explicar divergências com o presidente sobre medidas de isolamento social e que “provavelmente” Bolsonaro se aconselhava sobre a pandemia com fontes de fora do Ministério da Saúde. O ex-ministro falou por mais de sete horas. Veja os detalhes na reportagem.

Mandetta disse também que recebeu ontem, do ministro Fábio Faria, a mesma pergunta que foi feita hoje na CPI pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), aliado do governo. A perguntava citava recomendações feitas pelo então ministro da Saúde no início da pandemia.

Mandetta diz que ministro Fábio Faria mandou por engano pergunta que seria feita na CPI da Covid
Mandetta diz que ministro Fábio Faria mandou por engano pergunta que seria feita na CPI da Covid

Amanhã, quem fala da CPI é Nelson Teich, que sucedeu Mandetta. Já o depoimento do general Eduardo Pazuello ficou para o dia 19. O ex-ministro pediu o adiamento alegando que teve contato com assessores que testaram positivo para a Covid-19.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

E mais:

Paulo Gustavo

Novo boletim médico informou que o quadro do ator e humorista Paulo Gustavo é irreversível. “Após a constatação da embolia gasosa disseminada ocorrida no último domingo, em decorrência de fístula brônquio-venosa, o estado de saúde do paciente vem deteriorando de forma importante. Apesar da irreversibilidade do quadro, o paciente ainda se encontra com sinais vitais presentes”, diz comunicado. Paulo Gustavo está internado desde o dia 13 de março com quadro de Covid-19, no Rio de Janeiro. Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Congresso

Câmara dos Deputados aprovou a proposta que revoga a Lei de Segurança Nacional e define, no Código Penal, crimes contra a democracia. Nas redes sociais, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que “a revisão é importante para a defesa das instituições, bem como para a proteção das liberdades e garantias fundamentais.” A Lei de Segurança Nacional é de 1983, período em que o país vivia sob ditadura militar e, nos últimos meses, tem sido usada contra críticos do presidente Jair Bolsonaro.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Crime em escola infantil

Três crianças e duas funcionárias de uma escola infantil de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, morreram após um ataque à faca na manhã de hoje. O assassino, um jovem de 18 anos, deu golpes contra o próprio corpo e foi levado em estado gravíssimo a um hospital da região. As vítimas foram a professora Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, a agente educacional Mirla Renner, e três crianças com menos de dois anos. Veja quem são as funcionárias e crianças vítimas do ataque.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Tragédia no México

Vagões do metrô descarrilaram e despencaram após um viaduto ter desabado na Cidade do México. Ao menos 24 pessoas morreram e 79 ficaram feridas – há crianças entre as vítimas. Vários feridos conseguiram sair dos vagões por conta própria e uma pessoa saiu com vida de um automóvel que foi esmagado pelos escombros do viaduto. Dezenas de socorristas e bombeiros trabalharam para retirar passageiros dos escombros, e o resgate chegou a ser interrompido devido ao risco de colapso. (Veja o momento da queda do viaduto no vídeo abaixo).

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

VÍDEO: veja o momento da queda de viaduto na Cidade do México

VÍDEO: veja o momento da queda de viaduto na Cidade do México

Colômbia e El Salvador

Já na Colômbia ao menos 18 civis e um policial morreram em seis dias de protestos contra uma proposta de aumentar impostos no país. Hoje, a Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o “uso excessivo da força” por parte das forças de segurança que abriram fogo contra manifestantes, e um ministro renunciou. Outro país da América Latina que vive momento de tensão é El Salvador, onde o novo Congresso, dominado pelo presidente Nayib Bukele, invocou a pandemia para trocar juízes do Supremo Tribunal de Justiça, além do procurador-geral.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Crime no Paraná

Começou hoje o julgamento do caso Tatiana Spitzner. Em 2018, a advogada foi encontrada morta após cair do 4º andar do apartamento onde morava, em Guarapuava (PR). O marido dela, Luís Felipe Manvailer, foi preso no dia da morte e indiciado por homicídio qualificado – ele nega ter cometido o crime. Imagens de câmeras de segurança do prédio mostraram agressões de Manvailer antes da morte da esposa. O julgamento havia sido adiado duas vezes e foi remarcado após a defesa do réu abandonar o plenário, em fevereiro. Veja o que se sabe sobre o caso.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Benefícios da vacina 💉

À medida que a população é vacinada contra a Covid-19, dados mostram evidências claras de como os imunizantes vêm reduzindo casos de infecção e mortes pela doença. Existem três bons motivos para comemorar os resultados apresentados no Brasil após o início da vacinação: as mortes de idosos acima de 80 anos caíram pela metade, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente estão morrendo menos e os casos e óbitos entre indígenas também diminuíram.

📈 Economia

22,3% da população com renda de até R$ 2.100 se dizia endividada em abril, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). Com a redução do valor do Auxílio Emergencial e o mercado de trabalho afetado pela pandemia de coronavírus, o endividamento dos brasileiros mais pobres deu um salto e voltou a patamar recorde. Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Tem 5 minutos?

Pensando no bem-estar físico e emocional de pacientes e cuidadores em tratamento da demência, um programa realizado pela Flinders University, na Austrália, criou seleções musicais personalizadas para residentes de instituições de longa permanência.

A intervenção resultou em menos sintomas psicológicos e comportamentos disfuncionais entre os pacientes; e num nível menor de estresse por parte dos cuidadores. A música melhorou sua disposição, estimulou a memória e teve um efeito tranquilizador. Os pesquisadores também constataram uma redução de uso de medicamentos psicotrópicos. Entenda os detalhes do estudo. Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O Assunto 🎧

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

JORNALISMO_PLANALTO_OFICIAL.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br