Sexta-feira, 9 de abril – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

n  o  t  í  c  i  a  s


Luís Roberto Barroso diz que segue a Constituição e que consultou demais ministros do STF antes de mandar o Senado abrir a CPI da Pandemia. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que Barroso agiu com ‘imprópria militância política’. O Brasil se aproxima de 350 mil mortes por Covid, com 3.647 registradas nas últimas 24 horas. O estado de São Paulo volta à fase vermelha na próxima segunda-feira (12) e libera escolas e campeonato paulista. A mãe do menino Henry Borel ficará isolada das outras presas. Luto na família real britânica: príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99 anos. Um vulcão desperta após mais de 40 anos no Caribe e tira 16 mil de casa.

CPI da Pandemia

Barroso: 'Cumpro a Constituição e desempenho o meu papel com seriedade'
Barroso: ‘Cumpro a Constituição e desempenho o meu papel com seriedade’

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que segue a Constituição e que consultou todos os demais ministros da Corte antes de determinar ao Senado a instalação da CPI que tem como objetivo apurar eventuais omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia. Barroso deu a declaração após de ter sido criticado pelo presidente Jair Bolsonaro sobre a decisão.

“Na minha decisão, limitei-me a aplicar o que está previsto na Constituição, na linha de pacífica jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, e após consultar todos os ministros. Cumpro a Constituição e desempenho o meu papel com seriedade, educação e serenidade. Não penso em mudar”, afirmou o ministro

Por meio de uma rede social, Bolsonaro disse, em referência a Barroso, que ‘falta-lhe coragem moral e sobra-lhe imprópria militância política’. O ministro tomou a decisão ao julgar pedido levado ao Supremo por dois senadores.

Em nota, o STF afirmou que “os ministros que compõem a Corte tomam decisões conforme a Constituição e as leis.” Diz ainda que, “dentro do estado democrático de direito, questionamentos a elas (decisões) devem ser feitos nas vias recursais próprias, contribuindo para que o espírito republicano prevaleça em nosso país.”

Escalada da Covid

O Brasil registrou mais 3.647 mortes por Covid nas últimas 24 horas. Perto da trágica marca de 350 mil vítimas da doença, o país vê a média móvel de mortes subir novamente e ficar em 2.938 por dia. Doze estados e o Distrito Federal estão com alta nos óbitos. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 13.375.414 brasileiros já tiveram ou têm o coronavírus.

A partir da próxima segunda (12), o estado de São Paulo volta à fase vermelha da quarentena, que permanecerá em vigor até 18 de abril. A mudança libera atividades presenciais nas escolas, funcionamento de alguns serviços essenciais que estavam vetados e a retomada de competições esportivas profissionais. Saiba o que muda.

Vacinação

Por falta de vacinas, Goiânia e Curitiba não estão aplicando a 1ª dose do imunizante contra Covid nesta sexta. Em outra três capitais (Maceió, Rio Branco e Teresina), a aplicação está suspensa para os idosos, mas segue para grupos específicos, como profissionais de saúde e segurança. Em todas elas, a 2ª dose foi mantida.

Procurado, o Ministério da Saúde disse ter enviado doses a todos os estados na quinta-feira (8), o que faz “toda semana”, e que a responsabilidade é dos estados e municípios. As prefeituras de Goiânia e Curitiba afirmaram que as novas doses enviadas pelo governo federal chegaram nesta quinta-feira (8), mas que não foi possível retomar a vacinação por questões logísticas.

Caso Henry Borel

VÍDEO: Conheça a cela onde Monique, mãe de Henry, ficará presa
VÍDEO: Conheça a cela onde Monique, mãe de Henry, ficará presa

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Mesmo após quarentena na prisão por causa da Covid, Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, deverá permanecer em isolamento (veja cela no vídeo acima). Monique não foi bem aceita pelas outras detentas no Instituto Penal Ismael Sirieiro, em Niterói, no Rio de Janeiro. Em depoimento, o vereador Dr. Jairinho disse ao delegado Adriano Marcelo Firmo França que as acusações feitas por uma de suas ex-namoradas foram motivadas por vingança. A ex-parceira afirmou que Jairinho dava cascudos na cabeça e torcia as pernas e os braços de sua filha.

Caso das rachadinhas

STJ anula quebra dos sigilos de Flávio Bolsonaro no caso das ‘rachadinhas’ — Foto: JN

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Jorge Mussi, rejeitou um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a decisão da Quinta Turma que anulou as quebras de sigilos do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

As informações obtidas a partir da quebra de sigilo faziam parte da apuração do caso das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A PGR tentava levar a discussão sobre a validade desses documentos ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Destruição da floresta

Sob governo Bolsonaro, desmatamento e queimadas na Amazônia aumentaram — Foto: Reuters

Os alertas de desmatamento na Amazônia em março foram os maiores já registrados para o mês desde o começo da série histórica, segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 367, km² no mês passado, conforme medições do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Em março de 2020 havia sido 326,9 km². Na série histórica, que considera os dados das temporadas desde 2015, o mês de março com maior devastação verificada pelos satélites foi 356 km² no período 2017/2018.

Luto na família real

Príncipe Philip morre aos 99 anos: relembre 7 pontos sobre o marido da Rainha Elizabeth II
Príncipe Philip morre aos 99 anos: relembre 7 pontos sobre o marido da Rainha Elizabeth II

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu aos 99 anos nesta sexta-feira (9). Ele completaria 100 anos em junho. A causa da morte ainda não foi informada pelo Palácio de Buckingham. Em fevereiro, ele passou por uma cirurgia do coração.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”, disse o palácio em um comunicado.

O duque de Edimburgo se casou com Elizabeth em 1947 e teve um papel fundamental na modernização da monarquia no período pós-Segunda Guerra Mundial. Por trás das paredes do Palácio de Buckingham, era a única figura chave a quem a rainha podia recorrer e em quem confiar.

Luto na música

Earl Simmons, mais conhecido DMX, se apresenta no palco principal do festival de música e artes de Woodstock, em 23 de julho de 1999 — Foto: Joe Traver/Reuters/Arquivo
Earl Simmons, mais conhecido DMX, se apresenta no palco principal do festival de música e artes de Woodstock, em 23 de julho de 1999 — Foto: Joe Traver/Reuters/Arquivo

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O rapper DMX morreu aos 50 anos nesta sexta-feira (9), em Nova York. Ele estava internado na UTI após sofrer uma parada cardíaca. A morte foi confirmada pela família a veículos de imprensa dos Estados Unidos. O músico lutou contra o uso de drogas durante vários anos e já tinha passado por algumas internações para reabilitação. DMX se destacou na cena de Nova York dos anos 90 e foi um dos nomes mais importantes do rap com letras pesadas.

Histórico turbulento

Boeing 737 Max da American Airlines volta a voar — Foto: AP

Boeing 737 Max da American Airlines volta a voar — Foto: AP

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

A Boeing anunciou um possível problema elétrico em suas aeronaves 737 MAX, recomendando a 16 empresas que utilizam o modelo que verifiquem a existência da avaria antes de continuarem operando com ele. No Brasil, a única companhia que utiliza o 737 MAX é a Gol.

Em março de 2019, os 737 MAX foram obrigados a ficarem no chão depois que acidentes mataram 346 pessoas na Etiópia e na Indonésia. Um painel da Congresso dos Estados Unidos concluiu, após 18 meses de investigação, que os dois acidentes foram resultado de falhas da fabricante de aeronaves Boeing e da FAA.

Orçamento 2021

VÍDEO: 4 pontos para entender o impasse no Orçamento 2021
VÍDEO: 4 pontos para entender o impasse no Orçamento 2021

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a equipe econômica também cometeu erros na negociação para fechar o Orçamento de 2021. As tabelas foram aprovadas pelo Congresso com menos dinheiro que o necessário para despesas obrigatórias e um forte aumento nas emendas parlamentares. Guedes disse que, apesar disso, vê “clima construtivo” para um acordo. O governo tem até o próximo dia 22 para sancionar ou vetar a proposta.

“Que deve ter tido erro da equipe econômica, sim. Certamente tem erro ali. Certamente tem erro quando um ministro pula a cerca e vai combinar um negócio que não estava combinado com a Segov [Secretaria de Governo], que é quem está conduzindo o acordo político. Deve ter tido erro pra todo lado”, declarou Guedes.

‘Infra Week’

Porto de Itaqui (MA) — Foto: Divulgação/Antaq/Porto de Itaqui

O governo arrecadou R$ 216,3 milhões com a venda de terminais portuários. Foram oferecidas para a iniciativa privada quatro áreas no Porto de Itaqui (MA) e uma no Porto de Pelotas (RS). Segundo o Ministério da Infraestrutura, os projetos devem gerar investimentos de R$ 600 milhões. O leilão dos terminais portuários encerou a chamada a semana batizada pelo governo de “Infra Week“.

Economia

IPCA sobe 0,93% em março, segundo IBGE
IPCA sobe 0,93% em março, segundo IBGE

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

6,10% é a alta acumulada em 12 meses da inflação oficial do país. O indicador estourou o teto da meta do governo para 2021, algo que não acontecia há quatro anos. Em março, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,93%, maior alta para o mês desde 2015. Os principais impactos vieram dos aumentos nos preços de combustíveis (11,23%) e do gás de botijão (4,98%).

Erupção

Vulcão entra em erupção em São Vicente e Granadinas, no Caribe
Vulcão entra em erupção em São Vicente e Granadinas, no Caribe

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Após mais de 40 anos, o vulcão La Soufrière entrou em erupção no arquipélago caribenho de São Vicente e Granadinas, e o governo ordenou a evacuação obrigatória de 16 mil pessoas do local. Assista ao vídeo acima.

A coluna de cinzas do vulcão subiu a cerca de 20 mil pés de altura (6 km) e se dirigiu para o leste no Oceano Atlântico, segundo as autoridades. O vulcão entrou em erupção pela última vez em 1979, e uma erupção em 1902 matou cerca de 1,6 mil pessoas. Desta vez, não há relatos imediatos de vítimas.

JH 50 anos

Maju Coutinho e Sandra Annenberg relembram coberturas à frente do JH
Maju Coutinho e Sandra Annenberg relembram coberturas à frente do JH

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Maju Coutinho e Sandra Annenberg são duas das apresentadores que fazem parte da história do Jornal Hoje. Nos 50 anos do JH, elas compartilham as coberturas mais emocionantes, as notícias que mais gostaram de dar e relembram a primeira vez que assistiram ao telejornal (veja no vídeo acima).

“Brumadinho é muito marcante para mim. Foi um dia muito tenso, corpos iam aparecendo, aquela lama… Foi uma cobertura muito extensa. Foram mais de sete horas de telejornal”, relembra Maju.

 “Um foi a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. O envelope foi aberto durante o jornal e eu deu um grito! E os outros momentos quando eu acompanhei a fumaça branca saindo da Capela Sistina e disse para o Brasil por duas vezes: ‘Habemus Papam'”, conta Sandra.

A Boa do Dia

VÍDEO: Imagens mostram sítio apelidado por arqueólogos como 'Pompeia do Egito'
VÍDEO: Imagens mostram sítio apelidado por arqueólogos como ‘Pompeia do Egito’

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Arqueólogos descobriram as ruínas de uma cidade egípcia. Apelida de ‘Pompeia do Egito’, a construção, de mais de 3.400 anos atrás, é do reinado de Amenhotep III, um dos faraós mais poderosos. Os pesquisadores começaram a fazer buscas em um templo perto de Luxor, em setembro, mas em semanas encontraram restos de edifícios feitos com tijolos de argila em todas as direções. Eles acabaram descobrindo uma cidade bem preservada, com paredes quase completas, e casas com cômodos com ferramentas, cerâmicas e tijolos com selos (veja no vídeo acima).

O Assunto 🎧

Resumão 🎧

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
JORNALISMO_PLANALTO_OFICIAL.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br