30 de março, terça-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


n  o  t  í  c  i  a  s

Dança das cadeiras no governo: reforma ministerial mexe no comando de 6 pastas de uma vez. Com mudanças, o presidente Jair Bolsonaro faz aceno ao Centrão e busca maior influência nos quartéis. Pandemia sem controle: Brasil tem novo recorde na média de mortes por Covid: 2.655 por dia. Ministério da Saúde fará campanha por uso ‘racional’ de oxigênio em hospitais. Fiocruz e Butantan preveem entregar 27 milhões de doses de vacinas em abril. Ministro Marcelo Queiroga se reúne com embaixador dos EUA para discutir possível permuta de imunizantes. No estado de Nova York, a expectativa é que a campanha para imunizar todos os maiores de 30 anos comece hoje. E procura-se um milionário! Prêmio da Mega da Virada pode ser o maior já ‘esquecido’ da história da Caixa.

Dança das cadeiras

Reforma ministerial mexe no comando de seis pastas
Reforma ministerial mexe no comando de seis pastas

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O presidente Jair Bolsonaro promoveu a maior série de trocas de primeiro escalão em um único dia desde o início do governo: seis ministros deixaram seus cargos. As mudanças afetaram: Ministério da Defesa; Ministério das Relações Exteriores; Ministério da Justiça; Casa Civil; Advocacia Geral da União (AGU); e Secretaria de Governo.

Os novos ministros nomeados por Bolsonaro: Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil), Carlos Alberto Franco França (Relações Exteriores), Walter Braga Netto (Defesa), Anderson Torres (Justiça), André Mendonça (AGU) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo)  — Foto: Divulgação

Os novos ministros nomeados por Bolsonaro: Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil), Carlos Alberto Franco França (Relações Exteriores), Walter Braga Netto (Defesa), Anderson Torres (Justiça), André Mendonça (AGU) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo) — Foto: Divulgação

Ao menos dois desses movimcentos têm finalidade clara: aceno ao Centrão e tentativa de aumentar a influência junto aos quartéis militares. O Centrão foi agraciado com a Secretaria de Governo: passará a ocupar o cargo a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), em substituição ao general Luiz Eduardo Ramos. Ela, que tem o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), passa a ser a responsável pela articulação política do Palácio do Planalto. Flávia disse, ao blog da Andréia Sadi, que atuará para diminuir as tensões entre governo e Câmara.

O outro movimento – a saída do general Fernando Azevedo e Silva do comando do Ministério da Defesa – foi recebido com preocupação por integrantes da ativa e da reserva das Forças Armadas e como algo além de uma troca para acomodação de espaços no primeiro escalão do governo. Ao blog do Camarotti, um general da reserva enxergou as ações que levaram à demissão de Azevedo e Silva como um sinal de Bolsonaro de que deseja ter maior influência política nos quartéis.

A única substituição tida como provável era a do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Após a situação política dele se deteriorar, com críticas de deputados e senadores, o chanceler pediu demissão. O substituto será o embaixador Carlos Alberto Franco França, que atuava no cerimonial do Itamaraty. 

Ernesto Araújo pede demissão; veja polêmicas do ex-ministroErnesto Araújo pede demissão; veja polêmicas do ex-ministro

O anúncio das mudanças nos ministérios ocorreu no início da noite desta segunda pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

O Assunto

Neste episódio, as jogadas do governo Bolsonaro.

 Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Crise sanitária

Brasil registra 1.969 mortes por Covid em 24 horas
Brasil registra 1.969 mortes por Covid em 24 horas

A média móvel de mortes por Covid chegou a 2.655 por dia, um novo recorde. Em 24 horas, foram quase 2 mil vítimas da doença. No total, o país contabilizou 12.577.354 casos e 314.268 óbitos. Dezoito estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes.

Segundo um levantamento divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil teve, no ano passado, 22% a mais de mortes por causas naturais do que o que era esperado. As mortes por causas naturais incluem as que ocorreram por doenças, como a Covid-19. Nesse critério, não entram aquelas por acidentes ou armas de fogo, por exemplo.

Risco de desabastecimento

Queiroga quer protocolo para racionalizar uso de oxigênio em hospitais
Queiroga quer protocolo para racionalizar uso de oxigênio em hospitais

 Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a pasta fará uma campanha a favor do uso “racional” de oxigênio em hospitais. Queiroga deu a declaração ao participar de uma audiência do Senado. Aos parlamentares, ele disse que muitas pessoas recebem oxigênio nos hospitais mesmo sem precisar.

“Todos sabemos que muitas pessoas chegam aos hospitais e aí, às vezes, a primeira providência é colocar o oxigênio nasal em quem não precisa do oxigênio. Então, vamos tentar economizar. Vamos fazer grande campanha, junto aos profissionais de saúde, para o uso racional do oxigênio”, disse.

Nesta segunda, a Defensoria Pública da União pediu ao Supremo Tribunal Federal que determine ao governo federal e aos estados e municípios uma atuação articulada para apresentar, em 10 dias, um plano de abastecimento de oxigênio medicinal para as redes de saúde locais durante a pandemia. A DPU defendeu que as demandas pelo insumo devem ser organizadas segundo os critérios de urgência, logística, necessidade, estoque, local de envase, transporte e os previstos em leis.

Vacinação no Brasil

Linha de produção da CoronaVac, no Instituto Butantan, em SP — Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Linha de produção da CoronaVac, no Instituto Butantan, em SP — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 deve receber em abril ao menos 27 milhões de doses da CoronaVac e da vacina de Oxford, de acordo com dados dos institutos responsáveis pela fabricação. A previsão considera apenas o que pode ser entregue com matéria-prima que já foi importada, ou seja, a entrega dessas doses não depende da chegada de novos lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). 

Brasil pede ajuda dos EUA para conseguir mais vacinas contra a Covid
Brasil pede ajuda dos EUA para conseguir mais vacinas contra a Covid

Nesta terça (30), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tem uma videoconferência com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, e disse que planeja fazer permutas.

“Como nós já adquirimos da Pfizer e hoje [segunda] eu fiz uma reunião com a Pfizer e vamos adquirir mais, então, vamos fazer uma permuta para ver se conseguimos uns 20 milhões de doses para que fortaleça o nosso Programa de Imunizações”, afirmou.

Imunização acelerada

Posto de vacinação em escola de San Francisco, Califórnia (EUA), em foto de 4 de março — Foto: Jeff Chiu/Arquivo/AP Photo
Posto de vacinação em escola de San Francisco, Califórnia (EUA), em foto de 4 de março — Foto: Jeff Chiu/Arquivo/AP Photo

O Estados Unidos vão abrir a vacinação contra a Covid-19 para 90% dos adultos até 19 de abril, informou a Casa Branca. A ideia é que 90% desse público possa encontrar um posto de imunização a até 5 milhas — ou seja, pouco mais de 8 quilômetros — de casa. As diretrizes foram anunciadas pelo presidente Joe Biden.

“Para a enorme maioria dos adultos, não será preciso aguardar até 1º de maio. Vocês poderão tomar a vacina em 19 de abril”, anunciou o democrata.

No estado de Nova York, a expectativa é que a campanha para imunizar todos os maiores de 30 anos comece já nesta terça. Na próxima semana, segundo o governador Andrew Cuomo, está prevista a abertura para maiores de 16 anos.

Caso Henry Borel

Caso Henry: ex-namorada de Dr. Jairinho cita agressões à filha
Caso Henry: ex-namorada de Dr. Jairinho cita agressões à filha

Novos trechos do depoimento de uma ex-namorada do vereador Jairinho levantam suspeitas sobre agressões cometidas pelo político. Em um deles, ela contou que Jairinho, que é médico, mas nunca exerceu a profissão, dava remédio para ela dormir.

A mulher começou a ser ouvida em um inquérito que trata de supostas agressões cometidas por Jairo Souza Santos Júnior, o vereador Dr. Jairinho. Essa investigação é paralela à que trata da morte do menino Henry Borel, de 4 anos, e enteado do político.

De olho no teto de gastos

Grupo de deputados pede parecer do TCU sobre orçamento 2021
Grupo de deputados pede parecer do TCU sobre orçamento 2021

Deputados pediram ao Tribunal de Contas da União (TCU) um parecer sobre o texto do Orçamento de 2021, aprovado na semana passada pelo Congresso. Economistas e parlamentares afirmam que o texto é uma peça de ficção.

A Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado, divulgou um relatório em que afirma que, se o Orçamento ficar do jeito que está, será preciso um bloqueio de recursos ainda maior, que pode parar a máquina pública. De acordo com o IFI, para cumprir a regra do teto de gastos, prevista na Constituição, vai ser preciso bloquear despesas em R$ 31,9 bilhões. Caso contrário, a conta não vai fechar.

Enem 2020

Provas do Enem — Foto: Divulgação
Provas do Enem — Foto: Divulgação

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já estão disponíveis na página do participante, segundo o Inep. No entanto, candidatos relataram na internet que não conseguiram acessar a página para consultar as notas.

O único programa de acesso ao ensino superior que conseguiu reorganizar o calendário para usar as notas do Enem 2020 foi o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições ocorrerão de 6 a 9 de abril.

Procura-se um milionário

 Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1
Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1

Mais de R$ 162,2 milhões: esse é o valor que um dos ganhadores da Mega da Virada tem para receber – mas só até esta quarta-feira (31). Se deixar passar a data, o apostador, que é de São Paulo, perde o direito ao prêmio, que vai se tornar o maior a ser esquecido na história das loterias da Caixa. Os números sorteados foram: 17 – 20 – 22 – 35 – 41 – 42.

  • Veja para onde vão valores “esquecidos”

China e Hong Kong

Homem passa por anúncio do governo sobre a reforma do sistema eleitoral de Hong Kong — Foto: Kin Cheung / AP Photo
Homem passa por anúncio do governo sobre a reforma do sistema eleitoral de Hong Kong — Foto: Kin Cheung / AP Photo

A China aprovou nesta terça-feira (30) uma reforma radical do sistema eleitoral de Hong Kong, que inclui a redução do número de parlamentares eleitos diretamente e prevê que um comitê irá examinar e selecionar a maioria dos legisladores.

O comitê eleitoral se encarregará de selecionar o principal executivo de Hong Kong. As mudanças reduziriam o número de representantes eleitos diretamente de 35 para 20 e o tamanho da legislatura aumentaria dos 70 atuais para 90, enquanto um comitê eleitoral responsável pela seleção do chefe do executivo aumentará de 1.200 membros para 1.500, disse a Xinhua.

Vagas de emprego

Levantamento da empresa de recrutamento on-line Catho mostra áreas e cargos que apresentaram maior crescimento no número de vagas de emprego abertas em fevereiro deste ano em comparação ao mesmo mês do ano passado, ou seja, antes da pandemia. Segundo o estudo, as profissões ligadas às áreas de arquitetura e design, comércio exterior, indústria, telemarketing e saúde tiveram aumento considerável na abertura de novas vagas.

Mais aventuras

George R. R. Martin, autor de 'Game of thrones', em evento da HBO em março de 2014 — Foto: Evan Agostini/Invision/AP, File

George R. R. Martin, autor de ‘Game of thrones’, em evento da HBO em março de 2014 — Foto: Evan Agostini/Invision/AP, File

O escritor George R.R. Martin assinou um contrato de cinco anos com a HBO. O anúncio aumentou as esperanças entre os fãs de “Game of Thrones” por novas aventuras ambientadas entre os dragões e famílias guerreiras de Westeros. O autor, de 72 anos, cuja série de livros “As crônicas de gelo e fogo” deu origem ao fenômeno recorde de sucesso na TV “Game of Thrones”, já está trabalhando na série “House of the Dragon”, que se passa 300 anos antes e deve ir ao ar em 2022.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG

www.docam.com.br

JORNALISMO_PLANALTO_OFICIAL.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br