29 de março, segunda-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS



Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


n  o  t  í  c  i  a  s


Brasil bate novo recorde na média móvel de mortes por Covid-19. Internações de jovens crescem até 500% no Brasil: faixa etária entre 40 e 49 foi a que deu mais entrada em hospitais. Primeiro fim de semana de ‘megaferiados’ no RJ e SP tem desrespeito a medidas restritivas. Navio encalhado no Canal de Suez há 6 dias volta a flutuar. Senadores cobram saída do ministro Ernesto Araújo após ataque a Kátia Abreu. Morre PM que ‘surtou’ na Bahia e disparou tiros de fuzil para cima na região do Farol da Barra. Enem 2020 divulgará resultados nesta segunda, e notas poderão ser usadas no Sisu. Fantástico mostra com exclusividade imagens dos últimos momentos de Henry com vida. O Assunto explica a redução das doações para os mais pobres no pior momento da pandemia. Veja como declarar empréstimos no Imposto de Renda.

 

 

Recorde de média de mortes

Média móvel de mortes registra mais um recorde: 2.598 por dia
Média móvel de mortes registra mais um recorde: 2.598 por dia

A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil chegou a 2.598, um novo recorde desde o início da pandemia pelo 3º dia consecutivo. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +40%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença. O país já confirmou 312.299 mortes pela doença. No domingo, foram 1.605 mortes em 24 horas.

Jovens são mais internados

A nova face da pandemia: internações de jovens crescem até 500% no Brasil
A nova face da pandemia: internações de jovens crescem até 500% no Brasil

Hoje, uma em cada cindo pessoas com Covid internadas em UTIs no país tem entre 18 e 44 anos, segundo a Associação Brasileira de Medicina Intensiva. Entre janeiro e março de 2021 e março, as hospitalizações pela doença cresceram 300% no Brasil. Entre pessoas de 40 a 49 anos, esse índice foi quase o dobro. Nas faixas de 30 a 39 anos e de 50 a 59 anos, ficou acima de 500%.

Aglomeração no megaferiado

Cenas de desrespeito às restrições de circulação se repetem em várias cidades do país
Cenas de desrespeito às restrições de circulação se repetem em várias cidades do país

No primeiro final de semana de “megaferiado” na cidade de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro, foram flagradas cenas de desrespeito ao isolamento social. Teve festa na piscina com 300 pessoas; bailes na praia, na praça, no clube e até do lado da UPA; bares insistentes com meia porta aberta; três festas vizinhas fechadas numa só operação; barreiras para o litoral suspensas de tão cheias, entre outros casos preocupantes. Veja o vídeo acima.

O “feriado sanitário” com medidas restritivas acontece de 26 de março a 4 de abril para tentar conter o avanço da Covid e desafogar os hospitais.

Cargueiro de Suez volta a flutuar

Visão de satélite do navio Ever Given encalhado no Canal de Suez, no Egito, no dia 26 de março. — Foto: Maxar Technologies/Handout via Reuters

Visão de satélite do navio Ever Given encalhado no Canal de Suez, no Egito, no dia 26 de março. — Foto: Maxar Technologies/Handout via Reuters

O navio cargueiro Ever Given, que encalhou e está bloqueando o Canal de Suez há quase uma semana, voltou a flutuar nesta segunda, às 4h30 no horário local (23h30 de domingo no horário de Brasília), segundo a Inchcape, um provedor global de serviços marítimos. Com isso, aumentam as esperanças de que a rota entre o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo – uma das mais importantes do mundo – seja reaberta em breve.

Pressão para saída de Araújo

Ataque de Ernesto Araújo a Kátia Abreu é ataque a todo o Senado, diz Pacheco

Ataque de Ernesto Araújo a Kátia Abreu é ataque a todo o Senado, diz Pacheco

O ataque do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a senadora Kátia Abreu (PP-TO), provocou uma forte reação de outros senadores. Nas redes sociais, os parlamentarem saíram em defesa de Kátia, criticaram o chanceler e voltaram a pedir sua saída. “Ernesto e democracia não andam juntos”, publicou Simone Tebet (MDB-MS).

Na tarde de domingo, o ministro publicou nas redes sociais sobre um almoço que teve com a senadora no início de março. Nele, ele alega que teria ouvido dela que se tornaria o “rei do Senado” se fizesse um gesto em relação ao 5G, mas que não fez “gesto algum”. Kátia Abreu se defendeu afirmando, em nota, que é “uma violência resumir três horas de um encontro institucional a um tuíte que falta com a verdade”.

PM morre após ser neutralizado durante ‘surto’

Soldado da PM da Bahia tem surto e dispara dezenas de tiros para o alto no Farol da Barra

Soldado da PM da Bahia tem surto e dispara dezenas de tiros para o alto no Farol da Barra

Morreu no Hospital Geral do Estado (HGE) o policial militar que apresentou surtos psicóticos e disparou tiros para cima na tarde de domingo, na região do Farol da Barra, em Salvador. O PM, identificado como Wesley Soares Góes, era noivo e trabalhava na 72ª CIPM havia pelo menos quatro anos. Ele foi baleado após 3h30 de negociação com equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), no início da noite.

Resultados do Enem

Dona de casa Fabiana Silveira, de 43 anos e a filha, Geovana Silveira, de 18, fazem prova do Enem em mesma escola no AM  — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM

Dona de casa Fabiana Silveira, de 43 anos e a filha, Geovana Silveira, de 18, fazem prova do Enem em mesma escola no AM — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão divulgados nesta segunda-feira, na página do participante. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as notas das provas objetivas e da redação estarão disponíveis após as 18h. Os treineiros só poderão consultar os resultados em 28 de maio.

Caso menino Henry

Exclusivo: Fantástico mostra imagens dos últimos momentos de Henry com vida
Exclusivo: Fantástico mostra imagens dos últimos momentos de Henry com vida

O Fantástico teve acesso, com exclusividade, a imagens dos últimos momentos de vida do menino Henry, de quatro anos, e ao depoimento de uma ex-namorada do padrasto do garoto. Ela disse à polícia que o vereador Doutor Jairinho já havia agredido ela e a filha.

O laudo do IML aponta algumas lesões espalhadas pelo corpo do menino. Infiltrações hemorrágicas nas partes frontal, lateral e posterior da cabeça. Contusões no rim, no pulmão. A morte foi causada por hemorragia interna pelo rompimento do fígado. A perícia também identificou hematomas no punho, no abdômen e uma escoriação no nariz do menino.

🎧 O Assunto

O episódio desta segunda do podcast O Assunto explica a redução das doações no pior momento da pandemia. Com a pandemia em momento catastrófico, a crise econômica aprofundada e o auxílio (mais magro) ainda sem dia para voltar, entidades e organizações de apoio aos mais carentes lançam um grito de alerta. “Estou vendo muita gente na política pensando em 2022. Só que antes temos que atravessar 2021”, diz Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas, a Cufa. Em entrevista a Renata Lo Prete, ele dá a real sobre o avançado estágio de insegurança alimentar nas comunidades. Ouça abaixo:

Imposto de Renda 2021 – empréstimos

Empréstimos e financiamentos que ultrapassem R$ 5 mil também devem ser declarados no Imposto de Renda 2021 – sejam eles tomados em instituições financeiras, ou de conhecidos e parentes. Os empréstimos e financiamentos devem ser informados na ficha de Dívidas e Ônus Reais, sempre se atentando aos códigos disponibilizados pela Receita. Tire suas dúvidas. O envio da declaração vai até 30 de abril.

  • Saiba tudo sobre o IR 2021

Concursos públicos

selo concursos opcao 02 — Foto: Editoria de arte/G1

selo concursos opcao 02 — Foto: Editoria de arte/G1

Pelo menos 80 concursos públicos no país estão com inscrições abertas, e são quase 3,5 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 20.183,34 na Prefeitura de Arroio Trinta (SC). Veja como se inscrever nos processos seletivos.

☀️ Previsão do tempo

Hoje, há risco de temporal na região Norte e em parte da região Sul, principalmente no Paraná e em Santa Catarina. Veja a previsão:

Risco é de temporal no Norte do país nesta segunda-feira
Risco é de temporal no Norte do país nesta segunda-feira

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

www.docam.com.br
JORNALISMO_PLANALTO_OFICIAL.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.