24 de março, quarta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


n  o  t  í  c  i  a  s


No pior momento da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro recebe chefes de poderes, governadores e ministros para discutir medidas de combate à Covid. Pela 1ª vez, o Brasil registra o recorde sombrio de mais de 3 mil vidas perdidas pela doença em apenas um dia. Fiocruz pede restrições de 14 dias em 24 estados e no DF. Em pronunciamento, Bolsonaro omite dados e agora incentiva vacinação. Ministério da Saúde reduz em quase 10 milhões o total de doses de vacinas previstas para abril. Anvisa cria monitor de produção, consumo e distribuição de oxigênio. Em Israel, o cenário é incerto nas eleições. Carla Diaz é eliminada do BBB21. E a Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões nesta quarta.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Reunião entre chefes de poderes

No pior momento da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro se reunirá nesta manhã com chefes de poderes, ministros e governadores para discutir medidas de combate à pandemia. O encontro ocorre um dia após o país ter atingido o recorde de mais de 3 mil mortes em 24 horas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que vê com “grande preocupação” a situação do Brasil, o país é o segundo em maior número mortes, atrás somente dos Estados Unidos.

Conforme o Planalto, o encontro desta quarta tem como objetivo “fortalecer o ambiente de união nacional para prevenção e combate ao vírus da Covid-19, além de ser um espaço para discussão de ações institucionais conjuntas”.

Em pronunciamento, Bolsonaro muda de postura e estimula a vacinação

Em pronunciamento, Bolsonaro muda de postura e estimula a vacinação

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Em pronunciamento nesta terça (23), Bolsonaro disse que estão “garantidas” 500 milhões de doses de vacina até o fim deste ano. O presidente omitiu, no entanto, a informação de que o Ministério da Saúde reduziu em quase 10 milhões o total de doses previstas para abril.

Ao longo dos 12 meses de pandemia, os brasileiros viram o presidente colocar em dúvida a eficácia da vacina do Instituto Butantan, que chamava de vacina chinesa. Mas, no pronunciamento desta terça, disse que sempre foi a favor das vacinas.

“Quero tranquilizar o povo brasileiro e afirmar que as vacinas estão garantidas. Ao final do ano, teremos alcançado mais de 500 milhões de doses para vacinar toda a população. Muito em breve, retomaremos nossa vida normal”, afirmou Bolsonaro no pronunciamento.

3.158 mortes

Pela primeira vez, Brasil registra mais de 3 mil mortes por Covid em 24 horas

Pela primeira vez, Brasil registra mais de 3 mil mortes por Covid em 24 horas

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Foram 3.158 vidas perdidas em apenas um dia. O recorde sombrio reflete descontrole da pandemia no país, com quase 300 mil vítimas da Covid-19. A média móvel de mortes chegou a 2.349. Em casos confirmados, 12.136.615 brasileiros já tiveram ou têm o coronavírus. Dezenove estados e o Distrito Federal estão com alta de óbitos; veja os dados detalhados.

Em meio a esse cenário, estados enfrentam falta de medicamentos. São Paulo tem estoque de remédios necessários para intubação de pacientes com Covid para apenas uma semana. O governo paulista diz que o problema é a falta de fornecimento pelo governo federal. A Secretaria da Saúde tem orientado os gestores das unidades a utilizarem “racionalmente” o “kit intubação” e otimizar medidas “para garantir assistência a quem precisa”. Já o Ministério da Saúde afirma que o envio de produtos começou a ser feito nesta terça.

O Assunto

Neste episódio, a Covid entre os jovens. Renata Lo Prete ouve o relato de Maria de Jesus, que perdeu o filho de 22 anos vítima da doença. Participa também a médica sanitarista Ana Freitas Ribeiro, coordenadora do serviço de epidemiologia do Instituto de Infectologia do Hospital Emílio Ribas.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Medidas urgentes

Boletim da Fiocruz que pede restrição de atividades por 14 dias tem como destaque o "colapso do sistema de saúde" — Foto: Reprodução

Boletim da Fiocruz que pede restrição de atividades por 14 dias tem como destaque o “colapso do sistema de saúde” — Foto: Reprodução

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sugere que todos estados e cidades classificados em “alerta crítico” por causa da lotação de leitos de UTI para tratamentos de Covid-19 devem restringir todas as atividades não essenciais por 14 dias. Apenas Amazonas e Roraima não têm essa classificação.

Além de sugerir a restrição das atividades para buscar a “redução de cerca de 40% da transmissão”, os especialistas pedem o uso obrigatório de máscaras por pelo menos 80% da população.

Alteração em variante

Pesquisadores da Fiocruz identificam nova mudança em variantes da Covid-19 no Brasil

Pesquisadores da Fiocruz identificam nova mudança em variantes da Covid-19 no Brasil

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Pesquisadores Fiocruz identificaram novas alterações nas variantes do coronavírus em circulação no Brasil e ressaltaram a importância de se ampliar a vacinação e as medidas de contenção para mitigar a disseminação e o surgimento de cepas mais transmissíveis.

“Esta nova geração de variantes pode ser menos suscetível à neutralização dos anticorpos que suas linhagens parentais P.1, P.2 e B.1.1.33. A pandemia de Covid-19 em 2021 no Brasil provavelmente será dominada por esse novo e complexo conjunto de variantes”, disse o pesquisador Tiago Gräf, um dos membros da pesquisa, em nota à imprensa.

Atualmente, o Brasil tem quatro variantes principais do coronavírus em circulação. Uma delas, a P.1, originada no Amazonas, é considerada uma variante de preocupação devido à maior transmissibilidade e capacidade de escapar de anticorpos de infecções anteriores pelo coronavírus, o que tem colaborado para uma explosão de casos no país.

Colapso na saúde

Cilindros de oxigênio  — Foto: MARCELO D. SANTS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Cilindros de oxigênio — Foto: MARCELO D. SANTS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um novo painel para monitorar a produção, o consumo e a distribuição de oxigênio no Brasil. De acordo com a agência, os dados serão atualizados semanalmente e foram fornecidos pelas empresas fabricantes, envasadoras e distribuidoras do produto.

O Ministério da Saúde informou, de acordo com a Procuradoria-Geral da República, que seis estados estão em situação crítica para falta de oxigênio hospitalar: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Amapá, Ceará e Rio Grande do Norte.

Vacinação lenta

Profissional da saúde prepara dose da vacina AstraZeneca/Oxford em hospital de Brasília — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O Ministério da Saúde reduziu em quase 10 milhões o total de doses de vacinas contra Covid-19 previstas para abril, segundo o novo cronograma disponível na plataforma “Localiza SUS”. Em maio, o país também terá 690 mil doses a menos.

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes anunciou o calendário de vacinação até 10 de abril, que imunizará pessoas de até 66 anos. As datas têm algumas novidades em relação ao que foi divulgado anteriormente pela prefeitura. Nesta quarta (24), estava prevista a repescagem para quem tem 74 anos ou mais. Agora, serão imunizadas mulheres de 73 anos.

Educação na pandemia

A Frente Parlamentar Mista da Educação, um grupo formado por 301 deputados e 38 senadores, criou uma comissão especial para debater e criar leis que permitam a volta segura às aulas presenciais segundo parâmetros científicos, a distribuição de internet gratuita para professores e alunos carentes, e a garantia de merenda mesmo quando as aulas estiverem suspensas. A meta é aprovar as leis no Congresso até o fim deste primeiro semestre.

“O MEC abandonou missão de coordenar as secretarias estaduais e municipais de educação. Percebemos um apagão do MEC”, afirma o novo presidente da Frente Mista, o deputado federal Israel Batista (PV-DF).

Julgamento na 2ª Turma

Cármen Lúcia muda voto, e 2ª Turma do STF declara que Moro foi parcial ao condenar Lula

Cármen Lúcia muda voto, e 2ª Turma do STF declara que Moro foi parcial ao condenar Lula

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Especialistas ouvidos pelo G1 avaliam que o sistema judiciário brasileiro sofrerá, no dia a dia, grande impacto da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou o ex-juiz federal Sergio Moro parcial na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá.

A condenação do ex-presidente já tinha sido anulada por outra decisão do ministro Edson Fachin, que tornou sem efeito as condenações de Lula pela Lava Jato. A maioria a favor da ação do ex-presidente foi formada com a mudança de voto da ministra Cármen Lúcia. Em 2018, quando o julgamento se iniciou, ela tinha rejeitado a ação, mas agora seguiu o entendimento dos colegas Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Com a decisão desta terça, o processo do triplex volta à estaca zero.

Eleições em Israel

Eleições Gerais em Israel são termômetro para Netanyahu

Eleições Gerais em Israel são termômetro para Netanyahu

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Pesquisas de boca de urna apontam que não há um vencedor claro nas eleições gerais de Israel, organizadas nesta terça. Após inicialmente apontarem uma vantagem para que o atual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu conseguisse costurar uma aliança e, enfim, ficar no poder, uma atualização dos números mostra que o premiê dificilmente obterá essa coalizão. Veja como está o cenário, segundo dados das maiores emissoras israelenses compilados pelo site Haaretz.

Armas nos EUA

Homem abre fogo em supermercado no Colorado e provoca mortes

Homem abre fogo em supermercado no Colorado e provoca mortes

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Após novo massacre, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu a proibição de fuzis de assalto e solicitou ao Congresso que aumente o controle da posse de armas. Biden fez um discurso solene para falar ao país sobre a chacina que matou dez pessoas em supermercado no Colorado, alimentando novamente o debate sobre um maior controle da posse de armas nos EUA.

Caso Henry Borel

Polícia ouve empregada da mãe do menino Henry nesta terça-feira (23)

Polícia ouve empregada da mãe do menino Henry nesta terça-feira (23)

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Mais testemunhas prestaram depoimento sobre o caso do menino Henry Borel, de 4 anos, que morreu no último dia 8. Uma das pessoas ouvidas, uma ex-namorada do vereador Dr. Jairinho, acusou o político de ter agredido a filha dela anos atrás. Segundo essa mulher, que não teve a identidade revelada, a filha – hoje adolescente – foi agredida por Jairinho quando era menor. Além dela, uma outra mulher que disse ter tido uma relação com o vereador também prestou depoimento na 16ª DP (Barra da Tijuca), na Zona Oeste do Rio.

O advogado de defesa do casal Dr. Jairinho e Monique Medeiros – mãe de Henry – disse que não teve acesso ao depoimento e afirmou que quem trouxe a “suposta testemunha” foi Leniel Jr., pai da criança.

Conta de luz

Foto ilustrativa da conta de luz em São Paulo.  — Foto: ADRIANA TOFFETTI/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Foto ilustrativa da conta de luz em São Paulo. — Foto: ADRIANA TOFFETTI/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

A alta no valor do petróleo verificada nos últimos meses é o principal fator que motivou a decisão de propor o reajuste nos valores das bandeiras tarifárias, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesta terça, a Aneel aprovou a abertura de uma audiência pública para discutir a sua proposta de reajuste nos valores das faixas do sistema de bandeiras tarifárias. Esse sistema aplica uma cobrança extra nas contas de luz sempre que aumenta o custo de produção de energia no país.

Depois de passar por consulta pública, a diretoria da Aneel voltará a analisar o assunto e aprovará uma proposta final para o reajuste das faixas.

BBB21

Carla Diaz foi a sétima eliminada no paredão do “Big Brother Brasil 21”. Em uma disputa acirrada, ela teve 44,96% dos votos, menos de 1% dos recebidos por Rodolffo (44,45%). Além dos dois, Fiuk (10,59%) completou o paredão, em uma noite em que o recorde de quantidade de votos dentro de 60 segundos foi batido duas vezes. A marca chegou a quase 3 milhões de votos.

Mega-Sena

Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O concurso 2.355 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 22 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50.

www.docam.com.br

 

JORNALISMO_PLANALTO_OFICIAL.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br