ABRACAM discute Resíduos Sólidos com ministro Rogério Marinho- ASSISTA O VÍDEO

foto2_MDR.JPG

Reunião no no Ministério do Desenvolvimento Regional

O presidente da Abracam – Associação Brasileira de Câmaras Municipais, Dr. Rogério Rodrigues da Silva, participou hoje às 10h30 no Ministério do Desenvolvimento Regional, convidado pelo ministro Rogério Marinho, de um Webinar "Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos: modelos tarifários e prestação de serviços regionalizada", onde discutiram sobre o manejo de resíduos sólidos.

O objetivo do encontro é apoio a governadores e prefeitos na implantação das tarifas para resíduos sólidos e a organização regionalizada dos serviços, como estabelece o novo Marco Legal do Saneamento.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) também realizam conferência direcionado aos gestores públicos. Serão apresentadas ferramentas de apoio à implementação de modelos tarifários e organização dos consórcios de municípios.

O evento teve a condução do ministro Rogério Marinho e contou com a presença do Secretário Nacional de Saneamento Dr.Pedro Maranhão; da diretora-presidente da Agência Nacional das Águas Sra. Cristiane Dias; do corpo técnico da Agência Nacional das Águas; da Secretaria Nacional de Saneamento e por vídeo conferência do Deputado Federal Geninho Zuliani (DEM/SP); do embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil Sr.Heiko Thomas; do representante do presidente do Sindicato Nacional  de Empresas de Limpeza Urbana e da representante da CNM Sra. Claudia Lins.

Falou da semana muito importante para o setor com a comemoração do programa Aguas Brasileiras, cujas  Iniciativas foram apresentadas nesta terça-feira (23) durante o segundo dia do Seminário Águas Brasileiras.

Rogério_Rodrigues.JPG

O presidente da ABRACAM, falou sobre a importância da reunião que está tratando do futuro das nossas gerações e a representação dos 57 mil vereadores de todo o país. Acha fundamental a presença do vereador neste fórum, pois na verdade, muitas vezes os vereadores são chamados posteriormente. Depois das políticas já implantadas, das decisões todas já tomadas e passa a ser apenas coadjuvantes desse processo. E precisamos ser protagonistas, ajudar nesse processo, nesse debate nacional, pois ninguém melhor do que o vereador sabe que o que acontece em seu município em todas as áreas. O vereador é hoje o político mais importante, destacou Rogério Rodrigues.

Rodrigues agradece o convite e a oportunidade de participar deste debate sobre a perspectiva em regulamentar a lei municipal, criar o marco regulatório municipal e poder oferecer um serviço melhor à população.

O evento foi disponibilizado no You Tube no link https://www.youtube.com/watch?v=t6blTdXve9Q&t=2742s

Fala do Dr.Rogerio Rodrigues  (42:42/47:24)foto_2.JPG