Terça-feira, 16 de março – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

 

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


n o t í c i a s

Brasil registra 2.798 mortes por Covid em 24 horas, bate recorde trágico e ultrapassa 282 mil óbitos. SP tem o dia mais letal da pandemia, com 679 mortes. Novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, diz que vai continuar gestão de Eduardo Pazuello. No caso das “rachadinhas”, STJ rejeita recurso de Flávio Bolsonaro e mantém validade de dados do Coaf. Ministros concedem liberdade a Fabrício Queiroz, mas ex-assessor de Flávio segue em prisão domiciliar por ordem do STF.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) estão no site  www.foconapolitica.com.br – CLICAR

Pandemia sem controle

Vítima da Covid é enterrada no cemitério Belém Novo, em Porto Alegre — Foto: Diego Vara/ReutersVítima da Covid é enterrada no cemitério Belém Novo, em Porto Alegre — Foto: Diego Vara/Reuters

O Brasil registrou um novo recorde com 2.798 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, e totalizou 282, 4 mil óbitos nesta terça (16). Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a 1.976, também um recorde. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 11.609.601 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus.

Só o estado de São Paulo contabilizou 679 novas mortes provocadas pela doença nesta terça, o dia mais letal da pandemia no estado. Em entrevista à GloboNews, o vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, disse que João Doria não descarta decretar lockdown. Em postagem nas redes sociais, o secretário-executivo do Centro de Contingência para o coronavírus do governo paulista, João Gabbardo, comentou a explosão de casos registrados no país e pediu ao novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que não se posicione contra medidas mais rígidas de isolamento social.

Sem vacina

Doses da vacina CoronaVac  — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DFDoses da vacina CoronaVac — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) estão no site  www.foconapolitica.com.br – CLICAR

Ao menos cinco capitais – Rio Branco, Rio de Janeiro, João Pessoa, Macapá e Aracaju – interromperam a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 porque o estoque acabou. E esta não é a primeira vez que isso acontece. Em fevereiro, a vacinação foi interrompida em cidades brasileiras por falta de doses. Além das cinco capitais, Maceió havia anunciado que começaria a vacinar um novo grupo etário nesta terça-feira (16), o que não aconteceu.

Novo ministro

'Sozinho não vou fazer nenhuma mágica', diz Marcelo Queiroga
‘Sozinho não vou fazer nenhuma mágica’, diz Marcelo Queiroga
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) estão no site  www.foconapolitica.com.br – CLICAR

Em pronunciamento ao lado do general Eduardo Pazuello, o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que é preciso “união da nação” para enfrentar o que ele classificou como “nova onda” da pandemia. Por sua vez, Pazuello destacou que a chegada de Queiroga não trará mudanças na política do ministério. Mais cedo, o médico cardiologista já havia afirmado que a pasta vai executar a política definida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro e que irá dar continuidade ao trabalho do antecessor.

Flordelis vai às lágrimas

VÍDEO: Flordelis chora e se diz inocente no Conselho de Ética da Câmara
VÍDEO: Flordelis chora e se diz inocente no Conselho de Ética da Câmara

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) estão no site  www.foconapolitica.com.br – CLICAR

A deputada Flordelis (PSD-RJ) se disse inocente e chorou ao fazer a própria defesa em uma reunião do Conselho de Ética da Câmara. A parlamentar negou as acusações de que tenha mandado matar o marido, o pastor Anderson do Carmo, e afirmou estar sofrendo uma “perseguição pública implacável”. Flordelis responde pela acusação criminal na Justiça do Rio de Janeiro e, no Conselho de Ética, é alvo de uma representação por quebra de decoro que pode levar à cassação do mandato.

Denúncias de assédio moral

Sérgio Camargo — Foto: Gabriela Biló/Estadão ConteúdoSérgio Camargo — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) estão no site  www.foconapolitica.com.br – CLICAR

O Ministério Público do Trabalho abriu uma investigação para apurar a denúncia de assédio moral supostamente praticado pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, contra servidores do órgão. Segundo relatos entregues ao MPT, Camargo “estaria praticando perseguição ideológica”.

Caso das ‘rachadinhas’

Por 3 votos a 2, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça considerou legal o compartilhamento com o Ministério Público do Rio de Janeiro dos relatórios produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e usados nas investigações do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das “rachadinhas”. Os ministros rejeitaram recurso da defesa, que apontou irregularidades na comunicação ao MP de movimentações financeiras “atípicas” no gabinete do senador. Com a decisão, as investigações não terão que voltar à estaca zero. Entenda.

Também nesta terça, o Superior Tribunal de Justiça concedeu liberdade a Fabrício Queiroz e à mulher dele, Márcia. No entanto, o casal deve seguir em prisão domiciliar porque está em vigor uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Na prática, somente uma nova determinação de Mendes pode mudar a situação do ex-assessor de Flávio Bolsonaro. Alvo de investigações sobre “rachadinhas”, Queiroz foi preso em 2020.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) estão no site  www.foconapolitica.com.br – CLICAR

Ameaça a Lula

A Polícia Civil de São Paulo procura o homem que aparece em um vídeo ameaçando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com uma arma. As imagens começaram a circular no sábado por meio das redes sociais. Policiais tentam identificar e localizar o autor. Petistas afirmam que ele é empresário bolsonarista e mora no interior paulista.

Na gravação, o homem acusa Lula de supostamente desviar R$ 84 bilhões do fundo de pensão dos trabalhadores e pede a devolução do dinheiro. E fala que não deixará o ex-presidente transformar o Brasil “numa Venezuela”.

Economia

260.353 empregos com carteira assinada foram criados em janeiro, segundo o Ministério da Economia. É o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, há 30 anos. Com isso, o país recuperou as vagas fechadas durante a primeira onda da pandemia.

📲 App de encontros

Tinder anuncia ferramenta para verificar antecedentes criminais de ‘match’ — Foto: REUTERS/Mike Blake/Illustration/File Photo

O Tinder vai disponibilizar nos Estados Unidos uma nova ferramenta para verificar antecedentes criminais e históricos de abusos dos usuários da plataforma. As informações serão fornecidas pela Garbo, uma rede de verificação de antecedentes fundada por mulheres, sem fins lucrativos. O serviço coleta registros públicos e relatórios de violência ou abuso. Saiba mais.

A Boa do Dia 🎬

O cineasta Spike Lee será o primeiro negro a presidir o júri do Festival de Cinema de Cannes. O cineasta americano é “um dos maiores diretores de sua geração”, disse o comunicado oficial. Este ano, o evento, que costuma acontecer em maio, foi adiado para julho por causa da pandemia.

O Assunto 🎧

Brasil registra 2.798 mortes por Covid em 24 h, recorde da pandemia

Número é comparável ao de mortos no ataque às Torres Gêmeas, em 2001; país completa 18 dias seguidos de recorde da média móvel de óbitos;

O Brasil teve mais um dia de recordes trágicos, com o registro de 2.798 mortes por Covid, o maior número de vidas perdidas em 24 horas de toda a pandemia. O valor significa quase 1 morte a cada 30 segundos.

As mortes registradas nesta terça-feira (16) superam as dos ataques às Torres Gêmeas (2.750), em Nova York, em 11 de setembro de 2001, segundo a Enciclopédia Britannica. Quase 3.000 pessoas ao todo morreram nos ataques daquele dia nos EUA.

Desde o início da pandemia, o Brasil registrou 282.400 óbitos. Nesta terça-feira (16), também foram registrados 84.124 novos casos da Covid e, com isso, o total de infecções desde o início da pandemia chegou a 11.609.601.

O recorde anterior de mortes era da última quarta (10), com 2.349 mortes. Há 18 dias consecutivos o país registra recordes de média móvel de óbitos, que agora chegou a 1.976. O país está há 55 dias com a média acima de mil mortes por dia. Esse dado é um instrumento estatístico que busca amenizar grandes variações nos dados (como costumam ocorrer nos finais de semana e feriado).

O Brasil já ultrapassou a média móvel de mortes dos EUA, país que tem o maior número de óbitos e casos de Covid no mundo e uma população maior que a brasileira. Os americanos têm visto uma redução constante da Covid desde a posse do presidente democrata Joe Biden e com a avanço da vacinação.

Enquanto isso, o Brasil vive o pior momento da pandemia, sem sinais de luz no horizonte. As políticas nacionais de coordenação para enfrentamento são frágeis e a vacinação avança muito lentamente.

Considerando as duas últimas semanas, o Brasil é responsável por aproximadamente 20% das mortes no mundo todo. É também o país com mais novas mortes no planeta, 23.566 óbitos.

Diversos estados registraram recordes de mortes, nesta terça. Em São Paulo, foram 679 óbitos, no Rio Grande do Sul, 501, no Paraná, 307, em Santa Catarina, 167.

Nove estados têm recorde da média móvel de mortes. São eles Acre (10), Goiáis (125), Mato Grosso (55), Mato Grosso do Sul (25), Paraíba (41), Rio Grande do Sul (253), Santa Catarina (113), São Paulo (400) e Tocantins (16).

De acordo com os dados divulgados pelo governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), o estado registrou no dia 23 de dezembro 10.383 novos casos e 181 novas mortes nas últimas 24 horas pela Covid-19  – Com informações da Folhapress

Saiba mais, acesse: www.abracambrasil.org.br/eventos
www.docam.com.br

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) estão no site  www.foconapolitica.com.br – CLICAR