10 de março, quarta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 

n  o  t  í  c  i  a  s  

 

Brasil tem novo recorde de mortes na pandemia: 1.954 vítimas de Covid em 24 horas. Em São Paulo, ao menos 30 pacientes morrem à espera de UTI para a doença desde o início do mês. Santa Catarina tem quase 400 pacientes na fila por leito. O tema de ‘O Assunto’ é o país fomentando a pandemia na contramão do mundo. A Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno a PEC que viabiliza a volta do auxílio emergencial. Comando da CCJ da Casa também deve ser decidido nesta quarta. O ministro Nunes Marques pede vista e adia a conclusão do julgamento no STF sobre a suspeição de Sergio Moro na condenação do ex-presidente Lula. Órgão do TJ vai apurar suposta omissão na escritura da mansão de Flávio Bolsonaro. E, na série do G1 com empreendedoras que comandam negócios com impacto social, conheça a história de Carolina Ignarra, que, após ficar paraplégica, fundou uma consultoria especializada em inclusão de pessoas com deficiência.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

1.954 vidas

Brasil tem novo recorde de mortos na pandemia: 1.954 em 24 horas
Brasil tem novo recorde de mortos na pandemia: 1.954 em 24 horas
https://globoplay.globo.com/v/9335144/

O Brasil registrou um novo recorde de mortes na pandemia: 1.954 em 24 horas. A média móvel de óbitos chegou a 1.572, a maior já contabilizada. O país tem 11.125.017 casos de Covid-19 e 268.568 vítimas da doença. Vinte e um estados e o Distrito Federal estão com alta nos óbitos.

Nesta terça, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma edição extraordinária do boletim que acompanha a lotação de UTIs no país durante a pandemia. Segundo o documento, os índices de ocupação fazem 20 unidades da federação serem classificadas na “zona de alerta crítico” e 13 unidades têm 90% de ocupação.

Ao menos 30 pacientes com a doença morreram na fila de espera por leitos de UTI em cidades localizadas na Grande São Paulo e no interior do estado nestes primeiros nove dias de março, de acordo com levantamento feito pelo G1. Em Santa Catarina, há 395 pacientes aguardando transferência para leitos de UTI.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O Assunto

Neste episódio, o Brasil fomentando a pandemia na contramão do mundo. Renata Lo Prete conversa com a doutora em epidemiologia Ethel Maciel, professora da Universidade Federal do ES, que explica o que precisa ser feito para evitar que o país se transforme em um celeiro de variantes do novo coronavírus. Participa também Mathias Alencastro, doutor em ciência política e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que fala sobre o custo de longo prazo do nosso isolacionismo sanitário.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Vacinação contra a Covid

Governo pede ajuda à China para comprar 30 milhões de doses de vacina
Governo pede ajuda à China para comprar 30 milhões de doses de vacina 
g1.globo.com/globonews/globonews-em-pauta/video/governo-pede-ajuda-a-china-para-comprar-30-milhoes-de-doses-de-vacina-9335184.ghtml

O Ministério da Saúde enviou um ofício à embaixada da China no Brasil pedindo ajuda para a compra de 30 milhões de doses da vacina da farmacêutica chinesa Sinopharm. No documento, o secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, afirma que o país corre o risco de paralisar a vacinação contra a Covid em razão da escassez de doses de imunizantes.

Nesta terça, em nome do Congresso Nacional, os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL), enviaram um ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cobrando informações sobre a vacinação contra a Covid-19. O prazo para resposta era de 24 horas. No documento, há questionamentos sobre produção de vacinas, insumos e cronograma de imunização. ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

PEC Emergencial

PEC Emergencial: Câmara dos Deputados começa a analisar a proposta
PEC Emergencial: Câmara dos Deputados começa a analisar a proposta globoplay.globo.com/v/9333986/

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10), em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a retomada do auxílio emergencial e prevê mecanismos em caso de descumprimento do teto de gastos, a chamada PEC Emergencial. Foram 341 votos a favor, 121 contrários e dez abstenções

Para concluir a votação, os deputados precisam analisar os destaques (propostas que visam modificar o conteúdo) e votar a PEC em segundo turno. Foi convocada sessão deliberativa para esta quarta, às 10h, para votação dos destaques do primeiro turno e o segundo turno da proposta.

A PEC foi aprovada na semana passada pelo Senado. O relator do texto na Câmara, Daniel Freitas (PSL-SC), apresentou parecer igual ao texto aprovado pelos senadores. Eventual mudança feita pelos deputados fará a proposta voltar ao Senado. Se passar em segundo turno na Câmara sem alterações, a PEC segue para promulgação.

A proposta não detalha valores, duração ou condições para o novo auxílio emergencial, que terão de ser definidos em outro texto. Entenda.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Julgamento no STF

Segunda Turma do STF volta a julgar imparcialidade de Moro em caso que envolve Lula
Segunda Turma do STF volta a julgar imparcialidade de Moro em caso que envolve Lula globoplay.globo.com/v/9335026/

O ministro Nunes Marques pediu vista — mais tempo para analisar o processo — e, com isso, adiou a conclusão do julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda não há nova data para retomada. Os cinco ministros da turma decidem se Moro agiu ou não com parcialidade ao condenar Lula no caso do triplex do Guarujá, investigação no âmbito da Lava Jato no Paraná. O julgamento acontece um dia após o ministro Edson Fachin anular as condenações de Lula relacionadas à operação.

Por enquanto, o resultado está em 2 a 2. Mas Cármen Lúcia, que votou a favor de Moro em 2018, adiantou que apresentará novo voto.

No julgamento desta terça, ao votar pela suspeição do ex-juiz, o ministro Gilmar Mendes fez duras críticas à Lava-Jato e disse que Moro foi parcial: ‘Não se combate crime cometendo crime’. Ricardo Lewandowski acompanhou o voto de Gilmar. Veja os votos e análises.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Imóvel de R$ 6 milhões

O senador Flávio Bolsonaro comprou mansão em Brasília por quase R$ 6 milhões — Foto: Arte/G1

A Corregedoria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu instalar um procedimento administrativo para apurar suposta omissão de dados na escritura pública da mansão comprada pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). A informação foi divulgada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e confirmada pela TV Globo.

Segundo o jornal, a cópia da escritura, entregue pelo 4.º Ofício de Notas do Distrito Federal, recebeu tarjas pretas em 18 trechos, que contêm informações como documento de identidade, CPF, CNPJ e renda dos compradores.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Comando de comissões

A deputada bolsonarista Bia Kicis, do PSL, cotada para assumir a CCJ da Câmara — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

A deputada bolsonarista Bia Kicis, do PSL, cotada para assumir a CCJ da Câmara — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Os líderes partidários da Câmara definiram as legendas que comandarão as 25 comissões permanentes da Casa. A principal delas, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ficará com o PSL, que deverá indicar a deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) para a presidência.

A distribuição das comissões é proporcional ao tamanho das bancadas. Quanto mais deputados o partido tiver, mais comissões ele terá direito a presidir. Embora as legendas indiquem os nomes para presidir os colegiados, eles terão que ser confirmados em uma eleição realizada entre os integrantes de cada comissão, que deverá acontecer nesta quarta-feira (10).

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Stalking vira crime

Por 74 votos a 0, o Senado aprovou o projeto que inclui no Código Penal o crime de perseguição, que consiste em seguir alguém reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando a integridade física ou psicológica da vítima ou invadindo sua liberdade ou privacidade. O texto tipifica a prática conhecida como stalking e define pena de reclusão de seis meses a dois anos e pagamento de multa. Agora, o projeto vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Alta do diesel

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que o governo estuda medidas para “blindar” os caminhoneiros de variações bruscas no preço do diesel. Freitas negou, durante transmissão promovida por uma corretora de investimentos, que o governo tenha intenção de interferir na Petrobras – sobretudo, na política de preços dos combustíveis. Nesta segunda (8), a Petrobras anunciou a quinta alta consecutiva do diesel combustível nas refinarias – e a sexta da gasolina.

Caso Isa Penna

Vídeo mostra deputado Fernando Cury passando a mão na deputada Isa Penna na Alesp
Vídeo mostra deputado Fernando Cury passando a mão na deputada Isa Penna na Alesp globoplay.globo.com/v/9332504/

A decisão do legislativo de São Paulo pela suspensão de um deputado estadual chegou na segunda-feira (8) à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), que vai definir quais serão os próximos passos do processo. Por 5 votos a 4, o Conselho de Ética da Casa aprovou a suspensão do mandato do deputado Fernando Cury (Cidadania) por 4 meses por quebra de decoro parlamentar no processo em que a deputada Isa Penna (PSOL) o acusa de importunação sexual. Em dezembro, uma câmera da Alesp registrou o parlamentar colocando a mão no seio da deputada. ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Família real

Harry, Archie e Meghan agora vivem nos Estados Unidos — Foto: PA/BBC

Harry, Archie e Meghan agora vivem nos Estados Unidos — Foto: PA/BBC

Na entrevista concedida à Oprah Winfrey, Meghan Markle comentou sobre conversas que ocorreram quando ela estava grávida sobre o status de seu futuro filho dentro da família real, incluindo o título que ele ou ela receberia.

“Eles estavam dizendo que não queriam que ele fosse um príncipe ou princesa, não sabendo qual seria o gênero, o que seria diferente do protocolo”, disse a duquesa de Sussex.

O que diz o protocolo real? Veja na reportagem.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

‘O auto da boa mentira’

Assista ao trailer de 'O auto da boa mentira'
Assista ao trailer de ‘O auto da boa mentira’
g1.globo.com/pop-arte/cinema/video/assista-ao-trailer-de-o-auto-da-boa-mentira-9334994.ghtml

“O auto da boa mentira”, filme baseado em contos de Ariano Suassuna (1927-2014), ganhou trailer . Assista ao vídeo acima. Com Renato Góes, Leandro Hassum, Cássia Kis e Nanda Costa no elenco, a comédia é dirigida por José Eduardo Belmonte (“Carcereiros: O Filme”) e tem estreia prevista em cinemas no dia 15 de abril.ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Confinadas em navio

Animais carregados pelo navio Karim Allah, em foto de 24 de fevereiro de 2021 — Foto: Tallia Shipping Line Co. Srl/Reuters

Animais carregados pelo navio Karim Allah, em foto de 24 de fevereiro de 2021 — Foto: Tallia Shipping Line Co. Srl/Reuters

A Espanha mandou sacrificar 895 vacas que passaram mais de dois meses confinadas em um navio cargueiro no Mar Mediterrâneo. Os animais foram enviados para a Turquia ainda em dezembro do ano passado, mas as autoridades do país recusaram o carregamento por suspeitar de uma infecção pelo vírus da doença da língua azul. A doença, que afeta apenas o gado, não apresenta risco de infecção para humanos e é transmitida por insetos.

Durante mais de dois meses, diversos outros países se recusaram a receber a carga animal que ficou confinada na embarcação Karim Allah, de bandeira libanesa, com comida e água em escassez. Ativistas pelos direitos animais denunciaram as condições precárias do transporte.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Mega-Sena

 Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50  — Foto: Marcelo Brandt/G1

Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 — Foto: Marcelo Brandt/G1

O concurso 2.351 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 27 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h desta quarta no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50.

Previsão do tempo

Veja como fica o tempo nesta 4ª feira
Veja como fica o tempo nesta 4ª feira
globoplay.globo.com/v/9335168/

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br


Saiba mais, acesse: www.abracambrasil.org.br/eventos
www.docam.com.br

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br