Sexta-feira, 5 de março – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 


Saiba mais, acesse: www.abracambrasil.org.br/eventos

www.docam.com.br

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

n  o  t  í  c  i  a  s  


‘Operação de guerra’: o governo de São Paulo convoca médicos voluntários e anuncia novo hospital de campanha. Com estados à beira do colapso, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirma, em audiência de membros do Conselho das Américas, que o sistema de saúde está ‘suportando bem’ a crise da Covid-19. Jornais estrangeiros destacam fala do presidente Jair Bolsonaro sobre ‘mimimi’ no pico da pandemia. Brasil registra 1.760 mortes pela doença em 24 horas, e total chega a 262,9 mil. O Ministério da Saúde espera fechar compra de 13 milhões de doses da vacina da Moderna para 2021. E o Papa Francisco inicia a viagem histórica ao Iraque.

‘Operação de guerra’

SP retorna à fase vermelha e governo anuncia volta de hospital de campanha
SP retorna à fase vermelha e governo anuncia volta de hospital de campanha
 g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-18/video/sp-retorna-a-fase-vermelha-e-governo-anuncia-volta-de-hospital-de-campanha-9324594.ghtml

O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, anunciou uma “operação de guerra” para acolher pacientes com Covid-19 que inclui a convocação de profissionais de saúde voluntários. O governador João Doria (PSDB) divulgou ainda a criação de um novo hospital de campanha. Em entrevista coletiva, o secretário pediu ajuda a conselhos regionais de profissionais de saúde para que voluntários possam auxiliar no atendimento da linha de frente e admitiu que pacientes sejam atendidos nos corredores de hospitais, desde que não fiquem desassistidos.

“Nós vamos continuar abrindo leitos dentro dos hospitais. Abriremos em qualquer lugar desses hospitais: seja nos anfiteatros, seja nos ambulatórios, seja nos corredores. Paciente no corredor? Vai ter paciente no corredor, o que nós não queremos é paciente desassistido”, disse Gorinchteyn.

Panorama Covid

Média de mortos por Covid bate recorde pelo sétimo dia seguido
Média de mortos por Covid bate recorde pelo sétimo dia seguido
globoplay.globo.com/v/9325202/

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 1.760 vítimas de Covid-19, se aproximando dos 263 mil óbitos pela doença. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.423, sendo o sétimo recorde seguido. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 10.871.843 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Dezessete estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes; veja os dados detalhados.

Agravamento da pandemia

OMS alerta: Brasil precisa levar o aumento de casos de Covid muito a sério
OMS alerta: Brasil precisa levar o aumento de casos de Covid muito a sério globoplay.globo.com/v/9324763/

Depois de dizer na semana passada que o “Brasil vive uma tragédia”, diretores da Organização Mundial de Saúde (OMS) cobraram medidas agressivas e disseram que o aumento dos casos de Covid-19 no país pode impactar toda a América Latina.

“(…) Se o Brasil não for sério, vai continuar a afetar toda a vizinhança lá e além. Não é só sobre o Brasil.” – Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Já o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou a uma audiência de membros do Conselho das Américas que, apesar da falta de UTIs em “alguns estados”, o sistema de saúde do Brasil tem conseguido lidar bem com a pandemia.

“O sistema de saúde está, claro, sob estresse, mas está conseguindo suportar bem. Tem falta de UTI em alguns estados, mas, no geral, o sistema está suportando bem”, disse o ministro.

Declarações do presidente

Bolsonaro volta a criticar medidas de restrição em dia de recorde de mortes
Bolsonaro volta a criticar medidas de restrição em dia de recorde de mortes globoplay.globo.com/v/9324763/

A declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre medidas de restrição em meio a recorde de mortes por Covid-19 no país repercutiu na imprensa internacional. A agência de notícias Reuters destacou que “o governo federal tem demorado a comprar e distribuir vacinas”. Já o jornal americano The Washington Post afirmou que “o vácuo de liderança de Bolsonaro deu ao vírus uma abertura para se espalhar’ — e isso ‘é uma ameaça ao mundo inteiro”.

Segundo o blog do Gerson Camarotti, aliados do presidente reconhecem que Bolsonaro tem um objetivo claro ao usar palavras duras e que chocaram a população ao criticar medidas de restrição. Na avaliação desses aliados, o método de Bolsonaro consiste em dividir ainda mais a sociedade com intenção eleitoral. Para aliados no Congresso Nacional, Bolsonaro ainda tem um segundo objetivo: criar uma espécie de cortina de fumaça para o desgaste político causado pela divulgação da compra por R$ 6 milhões de uma mansão pelo filho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Medidas de restrição

Bares na Rua Nelson Mandela, em Botafogo, respeitaram o decreto e fecharam às 17h — Foto: Reprodução/GloboNews

Bares na Rua Nelson Mandela, em Botafogo, respeitaram o decreto e fecharam às 17h — Foto: Reprodução/GloboNews

Em decisão liminar, a Justiça do Rio determinou que bares e restaurantes do Rio podem fechar às 20h, e não mais às 17h, como havia decretado a prefeitura. O pedido foi feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional do Rio (Abrasel-RJ), que questiona o “tratamento diferenciado aos demais setores de atividades econômicas com atendimento ao público”. As novas restrições começaram a valer nesta sexta-feira na capital fluminense; 

Corte de verba

Projetos culturais perdem patrocínio: alvo são cidades com medidas restritivas por causa da Covid-19
Projetos culturais perdem patrocínio: alvo são cidades com medidas restritivas por causa da Covid-19
globoplay.globo.com/v/9324061/

A Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura editou uma portaria determinando que projetos culturais que buscam patrocínio oficial sequer passem por análise, caso sejam de locais onde os governos, devido à pandemia, tenham adotado medidas restritivas. Publicada no ‘Diário Oficial da União’, a portaria causou reação de parlamentares e artistas, que viram no texto pressão contra medidas de isolamento.

Vacinação contra Covid

Que vacina é essa? Moderna
Que vacina é essa? Moderna
g1.globo.com/ciencia-e-saude/video/que-vacina-e-essa-moderna-9277816.ghtml

Ministério da Saúde espera fechar a compra de 13 milhões de doses da vacina contra Covid-19 produzida pelo laboratório Moderna para 2021. Se firmado o contrato, as doses deverão ser entregues até o final do ano, com previsão de chegada do primeiro lote com 1 milhão de vacinas em julho.

Também nesta sexta, o ministério divulgou o cronograma de lotes da CoronaVac previsto pelo Instituto Butantan no mês de março. Segundo a pasta, serão 22,7 milhões de doses do imunizante, com nove entregas escalonadas até 31 de março. Veja o cronograma.

Teste em humanos

Butantan desenvolve soro para ajudar no tratamento dos sintomas de Covid-19
Butantan desenvolve soro para ajudar no tratamento dos sintomas de Covid-19 https://globoplay.globo.com/v/9323595/

O Butantan enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido de autorização para realizar um estudo clínico do soro anticoronavírus. Desenvolvido a partir do plasma de cavalos, o objetivo do soro é amenizar os sintomas da Covid-19 nas pessoas já infectadas. Ele não é capaz de curar nem de prevenir a doença. Saiba mais.

Visita ao Iraque

VÍDEO: Papa Francisco chega ao Iraque em meio à pandemia de Covid
VÍDEO: Papa Francisco chega ao Iraque em meio à pandemia de Covid
g1.globo.com/mundo/video/video-papa-francisco-chega-ao-iraque-em-meio-a-pandemia-de-covid-9322436.ghtml

O Papa Francisco chegou ao Iraque para a viagem de número 33 de seu pontificado, com o objetivo de transmitir uma mensagem de paz e reconciliação no país, que está confinado pela pandemia e foi afetado por anos de violência. Em Bagdá, ele defendeu a luta contra a corrupção e os abusos de poder, e pediu o fim da “violência”, dos “extremismos” e “intolerâncias”.

“Chega de violência, extremismos, facções, intolerâncias”, afirmou.

De acordo com analistas, esta é a viagem mais arriscada de Francisco em seus nove anos como Papa. Ele viajou sob forte esquema de segurança.

Caso Isa Penna

Caso Isa Penna: dois deputados renunciam ao cargo no Conselho de Ética da Alesp
Caso Isa Penna: dois deputados renunciam ao cargo no Conselho de Ética da Alesp
globoplay.globo.com/v/9323749/

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a suspensão não remunerada por quatro meses do deputado Fernando Cury (Cidadania), que passou a mão no seio da deputada Isa Penna (PSOL). O resultado de cinco votos a quatro na última reunião do conselho sobre o caso diverge do voto do relator, que pediu uma punição mais dura. Agora, o caso vai ao plenário. Em nota, a deputada repudiou o resultado. “A sessão da Alesp foi um tapa na cara de todas as mulheres, mas vai ter volta, no plenário agora ninguém vai me calar”, afirmou.

Educação

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu o ofício que havia emitido no início de fevereiro para “prevenir e punir atos político-partidários nas instituições públicas federais de ensino”. No novo documento, a pasta volta atrás e afirma que não havia a intenção de “coibir a liberdade de manifestação e de expressão” no ensino superior.

Economia

A indústria brasileira voltou a perder fôlego neste começo de ano — apontando para uma recuperação difícil da economia. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em janeiro, a produção industrial do país cresceu 0,4% na comparação com dezembro de 2020 e de 2% em relação a janeiro de 2020. Foi a 9ª alta seguida na comparação mês contra mês imediatamente anterior, mas a menor taxa desde abril. Em 12 meses, o setor ainda acumula uma queda de 4,3%.

Televisão 📺

Uma edição especial da novela “Império”, que foi ao ar entre 2014 e 2015, vai ocupar o horário das nove na programação da Globo após o término de “Amor de mãe”. A decisão da reexibição da trama no lugar da estreia de “Um lugar ao sol” se deu “em decorrência do agravamento da pandemia e das medidas restritivas estabelecidas pelas autoridades locais”. Com isso, a Globo “irá reduzir ainda mais o volume de suas produções”, conforme informa a comunicação da empresa.

Hit da vacinação

Idoso recebe vacina e comemora ao som de 'bum bum tam tam'

Idoso recebe vacina e comemora ao som de ‘bum bum tam tam’
g1.globo.com/ce/ceara/video/idoso-recebe-vacina-e-comemora-ao-som-de-bum-bum-tam-tam-9322427.ghtml

O agricultor Julião Gonzaga de Sousa, 89 anos, foi vacinado contra a Covid-19, na tarde desta quinta-feira (4), em Apuiarés, a 112 km de Fortaleza e comemorou dançando ao som de “Bum Bum Tam Tam”, música de MC Fioti conhecido como ”funk da vacina”. Veja no vídeo acima.

A Boa do Dia

Kane Tanaka, que nasceu em 1903, celebra o seu então 117º aniversário em Fukuoka, no Japão, em 5 de janeiro de 2020 — Foto: Kyodo via Reuters

Kane Tanaka, que nasceu em 1903, celebra o seu então 117º aniversário em Fukuoka, no Japão, em 5 de janeiro de 2020 — Foto: Kyodo via Reuters

Após dois cânceres, duas pandemias e duas guerras mundiais, a mulher considerada a pessoa mais velha do mundo vai carregar a tocha olímpica. Kane Tanaka é quase tão antiga quanto os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Ela nasceu em 1903 no Japão. Tanaka, que vive em um asilo em Fukuoka, completou 118 anos em 5 de janeiro, adora refrigerantes e ganhou de presente de aniversário, da sua família, um novo par de tênis para a cerimônia.

O Assunto 🎧

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Resumão 🎧

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br
https://foconapolitica.com.br/wp-content/uploads/2021/03/JORNALISMO-STF-2-OFICIAL-300x209.jpg 300w" alt="" width="440" height="306" class="wp-image-2910" style="margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font: inherit; vertical-align: bottom; max-width: 100%; height: auto;" />

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br