Segunda-feira, 1º de março – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Saiba mais, acesse: www.abracambrasil.org.br/eventos
www.docam.com.br

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

n  o  t  í  c  i  a  s  

Secretários de Saúde pedem toque de recolher nacional e fechamento de bares e praias para evitar colapsoBrasil chega a 40 dias com média de mortes por Covid acima de mil e bate recorde; fevereiro é o 2º mês com mais óbitos desde o início da pandemia. Em carta aberta, 19 governadores criticam post do presidente Jair Bolsonaro sobre repasses do governo federal: “Obrigação constitucional”Petrobras sobe o preço da gasolina pela 5ª vez no ano. E a importância do Amazônia 1, o primeiro satélite 100% brasileiro.

Avanço da tragédia

Funcionário anda com roupas protetoras e um guarda-chuva em meio a túmulos no cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, no dia 25 de fevereiro. — Foto: Michael Dantas/AFPFuncionário anda com roupas protetoras e um guarda-chuva em meio a túmulos no cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, no dia 25 de fevereiro. — Foto: Michael Dantas/AFP

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, divulgou uma carta com sugestões de medidas urgentes contra o iminente colapso das redes pública e privada de saúde diante do aumento dos casos de Covid-19 no Brasil. Entre elas, a necessidade de um toque de recolher nacional e o fechamento de bares e praias. O conselho afirma que o Brasil vive o pior momento da pandemia e aponta ainda a falta de condução nacional unificada e coerente no combate ao vírus.

Segundo dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa, o país registrou 30.484 mortes pela doença em fevereiro, o segundo maior número de vítimas desde o início da pandemia. Três estados tiveram recordes de óbitos: Minas GeraisRondônia Roraima.

Nas últimas 24 horas, foram registradas 818 mortes pela doença, chegando ao total de 255.836 óbitos. Com isso, a média móvel chegou a 1.223o quinto recorde batido nos últimos seis dias. Já são 40 dias seguidos com esse índice acima da marca de 1 mil. Em número de casos, 10.589.608 brasileiros já foram infectados, com 40.479 desses confirmados no último dia. Catorze federações e o Distrito Federal estão com alta nas mortes. 

Drauzio Varella: ‘Olha no que deu fazer aglomerações nos bares, festas clandestinas e carnaval'Drauzio Varella: ‘Olha no que deu fazer aglomerações nos bares, festas clandestinas e carnaval’

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Medidas restritivas

Rui Costa se emociona ao falar sobre atual momento da pandemia na BahiaRui Costa se emociona ao falar sobre atual momento da pandemia na Bahia

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

piora da pandemia em Pernambuco levou o governo do estado a fechar praias, parques e clubes nos finais de semana. Também foram proibidas atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta, e ao longo de todo o dia aos sábados e domingos. Na Bahia, o governador Rui Costa se emocionou ao falar da prorrogação das medidas restritivas — somente serviços essenciais podem funcionar no estado. “Nós temos que nos perguntar: quantas vidas humanas essa bebedeira vale?”, declarou em um vídeo (assista acima).

Imunização contra Covid

Um frasco da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19, em uma foto de janeiro de 2021. O imunizante foi o primeiro a receber aprovação no Japão — Foto: Francois Mori/AP/ArquivoUm frasco da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19, em uma foto de janeiro de 2021. O imunizante foi o primeiro a receber aprovação no Japão — Foto: Francois Mori/AP/Arquivo

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O governo federal quer que o setor privado atue como uma ponte na compra de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, assumindo as cláusulas e seguros exigidos pelo laboratório para vender o imunizante, criticadas pelo presidente Jair Bolsonaro e outras autoridades brasileiras. Segundo o blog da Ana Flor, a possibilidade foi discutida em uma reunião entre Bolsonaro, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e os ministros da Casa Civil, Saúde e Secretaria de Governo.

Na corrida pela imunização, postos no sistema drive-thru em São Paulo voltaram a registrar longas filas nesta manhã. Dois novos locais serão abertos para a vacinação nesta terça (2); veja os endereços. No Rio de Janeiro, os idosos a partir dos 79 anos poderão ser imunizados até quarta-feira (3). Segundo o prefeito Eduardo Paes, o cronograma de vacinação será divulgado conforme as doses forem chegando à cidade. Até às 20h desta segunda (1º), 6.770.596 de pessoas foram vacinadas com a primeira dose em todo o Brasil, o que representa 3,20% da população brasileira. 

Educação na pandemia 😷

Tira-dúvidas sobre volta às aulas durante a pandemia — Foto: Ilustração: Wagner MagalhãesTira-dúvidas sobre volta às aulas durante a pandemia — Foto: Ilustração: Wagner Magalhães

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Precisa tomar banho ao chegar em casa? Como vai ser na hora do lanche? A volta às aulas traz muitas dúvidas sobre o coronavírus para pais e responsáveis por crianças que estão em creches e pré-escolas. Na educação infantil, os alunos ainda precisam de mais orientação e participação dos professores. Após consultar mais de 20 artigos recentes de pesquisadores de universidades renomadas, o G1 detalha dados sobre crianças e transmissão, disseminação em escolas, síndrome associada à Covid-19 e outros pontos; entenda.

Embate político

Governadores criticam União por publicação sobre repassesGovernadores criticam União por publicação sobre repasses

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Em uma carta aberta, 19 governadores responderam a uma postagem de Jair Bolsonaro sobre repasses do governo federal. O presidente, que tem dito que faz sua parte no combate ao coronavírus, publicou em redes sociais uma lista com valores enviados pela União para cada estado em 2020. Os governadores disseram que os repasses são uma “obrigação constitucional” do governo federal e que a parcela efetivamente enviada para a área da saúde foi “absolutamente minoritária”. Para eles, Bolsonaro tratou a verba como se fosse uma “concessão” ou um “favor” aos governos estaduais.

Investigação das ‘rachadinhas’

Senador Flávio Bolsonaro — Foto: REUTERS/Adriano MachadoSenador Flávio Bolsonaro — Foto: REUTERS/Adriano Machado

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu adiar o julgamento de novos recursos do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) que questionam a atuação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) nas investigações do caso das “rachadinhas”.

A análise seria retomada nesta terça (2), mas, com o adiamento, não tem data para ser concluída. Na última semana, o STJ decidiu anular as quebras de sigilo de Flávio. A defesa do parlamentar tenta esvaziar ainda mais as investigações e o caso pode voltar à estaca zero; entenda.

Vigilante ambiental 🛰

VÍDEO: Foguete que colocará satélite Amazônia 1 em órbita é lançadoVÍDEO: Foguete que colocará satélite Amazônia 1 em órbita é lançado

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Lançado na madruaga de domingo (28) na Índia, o satélite 100% brasileiro, batizado de Amazônia 1, vai monitorar o desmatamento, sobretudo na região amazônica. Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o equipamento integra a chamada Missão Amazônia: um esforço da entidade em melhorar o chamado sensoriamento remoto da natureza brasileira. O objetivo é lançar, nos próximos anos, outros dois aliados na luta pela preservação das florestas; leia mais.

Crise dos combustíveis

Petrobras aumenta preço da gasolina pela 5ª vez no anoPetrobras aumenta preço da gasolina pela 5ª vez no ano

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

R$ 2,60 por litro será o novo preço de venda da gasolina nas refinarias a partir desta terça-feira (2), informou a Petrobras. Já o diesel passará a média de R$ 2,71 por litro. É a quinta alta nos preços da gasolina, e a quarta no valor do litro do diesel. Com os novos reajustes, o litro da gasolina acumula alta de 41,3% desde o início do ano; o diesel subiu 34,16% no mesmo período. Entenda como são formados os preços dos combustíveis.

De saída do país

Sony vai testar carros autônomos a partir de abril — Foto: Simon Dawson/ReutersSony vai testar carros autônomos a partir de abril — Foto: Simon Dawson/Reuters

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Com cinco décadas de história no Brasil, a Sony anunciou que encerrará suas atividades comerciais no país até o final de março, interrompendo a venda de produtos como TVs, câmeras e equipamentos de áudio. A venda dos videogames Playstation 4 e Playstation 5, que são importados, continua, assim como a atuação em outras áreas, incluindo a Sony Pictures e a Sony Music. A decisão acontece após o fechamento da fábrica, anunciado em setembro de 2020.

Cadê o tapete vermelho?

A atriz Kaley Cuoco era uma das indicadas ao Globo de Ouro — Foto: Reprodução/InstagramA atriz Kaley Cuoco era uma das indicadas ao Globo de Ouro — Foto: Reprodução/Instagram

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Sem a tradicional festa e com os concorrentes e premiados assistindo ao Globo de Ouro 2021 de suas casas, a premiação contou com uma ambientação mais descontraída, sem muitas regras. Os trajes, por exemplo, passaram pela produção de gala e foram até os moletons. Os drinks foram bebidos entre vitórias e derrotas, sendo direto na garrafa, em taças ou canecas de cerâmica. 

90 anos do Cristo Redentor 🎈

Santuário do Cristo Redentor lança oficialmente nesta segunda (1º), aniversário do Rio, festa dos 90 anos do localSantuário do Cristo Redentor lança oficialmente nesta segunda (1º), aniversário do Rio, festa dos 90 anos do local

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

No dia em que a cidade do Rio de Janeiro completa 456 anos, o Santuário do Cristo Redentor lançou as festividades para celebrar os 90 anos do monumento. A festa principal será um festival de música entre 9 e 17 de outubro, na Marquês de Sapucaí. Com o tema desenvolvimento sustentável, outras atividades estão previstas ao longo do ano para celebrar a data; leia mais.

A Boa do Dia 📺

Adriana Esteves e Regina Casé em cena da 2ª fase de 'Amor de Mãe'; novela volta a ser exibida nesta segunda (1º) — Foto: Globo/ DivulgaçãoAdriana Esteves e Regina Casé em cena da 2ª fase de ‘Amor de Mãe’; novela volta a ser exibida nesta segunda (1º) — Foto: Globo/ Divulgação

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Frio na barriga, medo, felicidade, solidão, susto, alegria, melancolia e euforia: todas essas sensações foram usadas por parte do elenco de “Amor de Mãe” ao descrever o retorno aos estúdios. Depois de quase um ano de pausa por conta da pandemia, a segunda fase da novela entra no ar nesta segunda. Um resumo sobre o que se passou com os personagens será exibido por duas semanas, e a partir do dia 15, vão ao ar os 24 capítulos finais inéditos (assista ao vídeo abaixo). Veja a expectativa do elenco.

5 fatos sobre a fase final de 'Amor de Mãe'5 fatos sobre a fase final de ‘Amor de Mãe’

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O Assunto 🎧

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br