Terça-feira, 23 de fevereiro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado,destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Saiba mais, acesse: www.abracambrasil.org.br/eventos
https://foconapolitica.co
www.docam.com.br

n o t í c i a s

vacina da Pfizer contra a Covid-19 é a primeira a obter registro definitivo no Brasil. Apesar da autorização de uso, o governo federal ainda não comprou nenhuma dose. O Superior Tribunal de Justiça anula quebras de sigilo do senador Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”. Bolsonaro entrega ao Congresso MP para destravar privatização da Eletrobras. Nos Estados Unidos, o astro do golfe Tiger Woods é hospitalizado após acidente de carro.

Corrida pela imunização

Que vacina é essa? Pfizer BiontechQue vacina é essa? Pfizer Biontech

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. É o primeiro imunizante a obter o registro sanitário definitivo no país, mas ainda não está disponível em solo brasileiro. O Ministério da Saúde disse que não fechou negócio por causa de cláusula que isenta a fabricante de responsabilidade por efeitos adversos. O aval da Anvisa autoriza a importação pela rede privada, mas a farmacêutica afirmou que “só vai negociar com o governo federal”.

  • Maioria do STF vota por permitir que estados e municípios comprem vacinas
  • VÍDEOS: a diferença de 8 vacinas contra Covid
  • Câmara aprova MP que dá sete dias para Anvisa decidir se autoriza vacina
  • 6 milhões já foram vacinados no Brasil, aponta consórcio

No dia do aniversário de 120 anos, o Instituto Butantan entregou 1,2 milhão de doses da CoronaVac para o governo federal. O montante faz parte das mais de 3,9 milhões que serão distribuídas ao Ministério da Saúde nos próximos dias. Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o instituto deverá produzir o imunizante sem depender da matéria-prima importada da China ainda em dezembro deste ano. Já a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou a avaliação das 2 milhões de doses da vacina de Oxford que chegaram ao Rio de Janeiro nesta manhã. A previsão é que estejam prontas ainda na madrugada desta quarta para serem divididas entre os estados.

💉 Leia também:

  • Embaixador argentino no Brasil aparece em lista de vacinados ‘VIP’
  • Entenda ‘janela imunológica’: 1ª vacinada na Bahia pega Covid antes da 2ª dose

🌎 No mundo

Índia envia primeiro lote de vacinas contra Covid-19 à aliança Covax — Foto: WHO for South-East AsiaÍndia envia primeiro lote de vacinas contra Covid-19 à aliança Covax — Foto: WHO for South-East Asia

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O Instituto Serum da Índia enviou o primeiro lote de vacinas contra o coronavírus para a aliança internacional Covax Facility, coalizão de mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição de imunizantes dirigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O consórcio já realizou acordos com os fabricantes para a compra de 2 bilhões de doses em 2021, com a opção de aumentar o pedido para mais um bilhão de vacinas, de acordo com a agência France Presse.

  • Uruguai recebe primeiras doses de imunizantes
  • Premiê britânico se diz otimista para fim de lockdown no verão; governo avalia ‘passaporte de vacina’

Variantes no Brasil

Brasil já identificou novas variantes em exames de 204 pacientes com coronavírus, diz Ministério da Saúde — Foto: Getty Images via BBCBrasil já identificou novas variantes em exames de 204 pacientes com coronavírus, diz Ministério da Saúde — Foto: Getty Images via BBC

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já identificou novas variantes do coronavírus em exames de 204 pacientes. São 20 casos da cepa do Reino Unido (B.1.1.7) e 184 da brasileira (P.1), originada no Amazonas. Até o momento, não há registro da variante da África do Sul. Os dados foram contabilizados até 20 de fevereiro pela Secretaria de Vigilância em Saúde.

  • Variante, mutação e cepa: entenda a evolução do vírus

Nas últimas 24 horas, o país registrou 1.370 mortes pela Covid-19, chegando ao total de 248.646. Já são 34 dias com a média móvel de óbitos acima da marca de 1 mil. Em número de casos, 10.260.621 brasileiros já foram infectados pelo novo coronavírus, com 63.090 desses confirmados no último dia. Doze federações estão com alta nas mortes: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Bahia, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Veja a situação no seu estado.

  • Amazonas: MP vai investigar denúncia sobre pacientes amarrados
  • Araraquara (SP) decide prorrogar confinamento por mais 78 horas
  • Senado cria comissão para ‘acompanhar’ pandemia

Agenda de privatizações

Governo entrega ao Congresso projeto de capitalização da EletrobrasGoverno entrega ao Congresso projeto de capitalização da Eletrobras

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O governo federal entregou ao Congresso Nacional uma medida provisória (MP) que busca acelerar a privatização da Eletrobras. A entrega foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, entre outros membros do governo. Além de estudos para capitalização, o texto prevê que o governo mantenha o poder de veto sobre as decisões da estatal por meio de ações preferenciais, conhecidas como “golden shares”. Entenda.

  • Eletrobras pede ao governo para explicar fala de Bolsonaro sobre ‘meter o dedo na energia’

Crise dos combustíveis

Jair Bolsonaro indica novo presidente da Petrobras; entenda o casoJair Bolsonaro indica novo presidente da Petrobras; entenda o caso

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Após indicar o general Joaquim Silva e Luna para presidir a Petrobras no lugar do economista Roberto Castello Branco, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não “briga” com a empresa, mas quer mais “transparência” e “previsibilidade” da estatal.

  • MP pede ao TCU que mudança na Petrobras seja interrompida
  • Decreto de Bolsonaro obriga postos a exibirem tributos dos combustíveis

O anúncio da indicação foi mal recebido por analistas, e a Petrobras perdeu em dois dias mais de R$ 100 bilhões em valor de mercado. A companhia informou a convocação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para analisar a indicação. A data ainda será definida.

  • Após despencar quase 21%, Petrobras sobe mais de 10%
  • Arthur Lira minimiza e chama reação do mercado de ‘bolha histérica’

Investigação na Câmara

VÍDEO: saiba quem é o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ)VÍDEO: saiba quem é o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ)

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou um processo disciplinar que pode levar à cassação do mandato do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso após publicar vídeo em apologia à ditadura militar e à destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Também nesta terça, o conselho abriu o processo da deputada Flordelis (PSD-RJ), acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo. Por unanimidade, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afastou a parlamentar de seu mandato como deputada federal.

5 pontos para entender o caso Flordelis5 pontos para entender o caso Flordelis

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Caso das ‘rachadinhas’

'Rachadinhas': 5ª Turma do STJ anula quebras de sigilo de Flávio Bolsonaro‘Rachadinhas’: 5ª Turma do STJ anula quebras de sigilo de Flávio Bolsonaro

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Por 4 votos a 1, os ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram anular as quebras dos sigilos bancário e fiscal do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) que fazem parte do caso das “rachadinhas” — esquema no qual o parlamentar fica com parte dos salários dos funcionários. Os ministros se manifestaram sobre recursos da defesa, que apontou supostas irregularidades na quebra de sigilo do senador. Veja como foram os votos.

  • Entenda a decisão do STJ e o que acontece agora no caso de Flávio

Reaplicação do Enem 📝

Reaplicação do Enem é feita nesta terça-feira e na quarta-feiraReaplicação do Enem é feita nesta terça-feira e na quarta-feira

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

A reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e a prova para privados de liberdade (Enem PPL) tiveram como tema de redação: “a falta de empatia nas relações sociais no Brasil”. A avaliação foi feita por candidatos que estavam com Covid-19 na data original do exame ou que foram afetados por problemas logísticos. Estudantes do Amazonas e de duas cidades de Rondônia também prestaram o exame, após a prova ser adiada na pandemia. Nesta quarta (24), o Enem será de matemática e ciência da natureza; veja mais detalhes.

  • Fuvest 2021: professores comentam provas da 2ª fase

Estrela do golfe

Tiger Woods passa por cirurgia nas pernas após acidente de carro, diz agenteTiger Woods passa por cirurgia nas pernas após acidente de carro, diz agente

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

jogador de golfe Tiger Woods, de 45 anos, foi hospitalizado após sofrer um grave acidente de carro perto de Rancho Palos Verdes, na Califórnia, nos Estados Unidos. Único ocupante do veículo, o atleta teve de ser retirado das ferragens por socorristas e tem vários ferimentos nas pernas, segundo seu agente. O Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles informou em rede social que ele foi transportado do local em “condições sérias”. Woods passou por cirurgia na tarde desta terça.

O jornalista Guga Chacra relembra carreira do atleta: “Tiger Woods é maior do que o golfe; faz parte do universo das celebridades”. (veja vídeo abaixo)

Guga Chacra: ‘Tiger Woods é maior do que o golfe; faz parte do universo das celebridades’Guga Chacra: ‘Tiger Woods é maior do que o golfe; faz parte do universo das celebridades’

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Acordo

Facebook não chegou a um acordo e baniu conteúdo de notícias na Austrália — Foto: Lukas Coch/via Reuters

Facebook não chegou a um acordo e baniu conteúdo de notícias na Austrália — Foto: Lukas Coch/via Reuters

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Após negociações, Facebook Austrália chegaram a um acordo para restaurar as páginas de notícias para os usuários nos próximos dias. A rede social tinha restringindo conteúdos em resposta a um projeto de lei que obriga os gigantes da tecnologia a pagarem os meios de comunicação pelo uso de reportagens. Com o acordo, as “big techs” terão um prazo de dois meses para negociar com os veículos de imprensa. Leia mais.

Vagas abertas

IBGE abre inscrições para 181.898 vagas de recenseador

IBGE abre inscrições para 181.898 vagas de recenseador

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Quem pretende se candidatar a uma das 181.898 vagas para recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo Demográfico 2021 já pode se inscrever para o concurso. As inscrições vão até as 23h59 do dia 19 de março e devem ser feitas pelo site do Cebraspe. O candidato deve ter, no mínimo, o ensino fundamental completo. A remuneração é de acordo com a quantidade de questionários preenchidos.

Boa do Dia 🎥

Semana Pop lista cinebiografias de grandes músicos que estão em produção

Semana Pop lista cinebiografias de grandes músicos que estão em produção

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Quem ama cinema e música curtiu nos últimos anos excelentes biografias cinematográficas, como Freddie Mercury (“Bohemian Rhapsody”), Elton John (“Rocketman”) e NWA (“Straight outta Compton). Agora, Hollywood prepara filmes sobre Elvis Presley, Bob Dylan e Madonna. Veja a lista de 10 produções que devem ser lançadas nos próximos meses e anos.

O Assunto 🎧

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br