16 de fevereiro, terça-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasilia.

 

Faça sua inscrição no site www.abracambrasil.org.br/eventos

 

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br

·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br

·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br


ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

n o t í c i a s


Governo dá 15 dias para operadoras explicarem vazamento de dados de 103 milhões de brasileiros; risco faz aumentar procura por segurança digital. Supremo Tribunal Federal autoriza acesso a e-mails em investigação sobre Pazuello. Na luta contra a Covid, OMS aprova uso emergencial da vacina de Oxford. Brasil tem média móvel de 1.092 mortes diárias por Covid. Morre de Covid Izael Caldeira, do Demônios da Garoa. Em São Paulo, 25 casos da variante brasileira do coronavírus e 7 da britânica são confirmadas. Rio de Janeiro e Curitiba podem suspender vacinação por falta de vacinas contra o coronavírus. No ano do ‘não-carnaval’, hoje é feriado? Veja a situação nas capitais.

Colapso na saúde

O ministro Ricardo Lewandowski , do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a Polícia Federal realize diligências no inquérito que investiga eventual responsabilidade do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise de saúde pública de Manaus, em que pacientes de Covid-19 chegaram a morrer em janeiro por falta de oxigênio nos hospitais.

Na decisão, o ministro autorizou depoimentos de funcionários do Ministério da Saúde e de secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus; acesso a e-mails; a informações sobre fornecimento e transporte de oxigênio; e a informações sobre gastos com distribuição de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid para “tratamento precoce” da doença.

Números da pandemia

Brasil registra 601 mortes por Covid-19 em 24 horas

Brasil registra 601 mortes por Covid-19 em 24 horas

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Após segunda revisão nos registros de contaminação por Covid-19 em São Paulo, a Secretaria da Saúde confirmou que o estado registrou sete casos da variante britânica do coronavírus, cinco na capital e duas em Sorocaba, no interior paulista. Todos os casos são de pessoas que tiveram contato com alguém de Londres, o que descarta, por ora, a transmissão comunitária desta cepa no estado. Há também o registro de 25 casos da variante brasileira, sendo 12 em Araraquara, que decretou lockdown por 15 dias.

Com média móvel de óbitos de 1.092 por dia, o Brasil se aproxima de 240 mil mortes por Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registradas 601 vítimas. Já são mais de 9,8 milhões de casos confirmados da doença. Onze estados estão com alta nas mortes; veja a situação na sua região.

  • Hospital de Campanha de Goiânia atinge 100% de ocupação da UTI para Covid
  • Na Grande Natal, taxa de ocupação de leitos para Covid chega 89%
  • MG suspende cirurgias eletivas do SUS na Grande BH e em mais 6 regiões
  • Bahia corre risco de colapso no sistema de saúde
  • Amazonas pode enfrentar 3ª onda em março, diz pesquisador

Demônios da garoa em luto

Izael Caldeira, em imagem postada pelo Demônios da Garoa em rede social — Foto: Reprodução / Demônios da Garoa / FacebookIzael Caldeira, em imagem postada pelo Demônios da Garoa em rede social — Foto: Reprodução / Demônios da Garoa / Facebook

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O músico Izael Caldeira, integrante do grupo Demônios da Garoa, morreu no final da noite desta segunda-feira (15), vítima de Covid-19, informou a banda em rede social. Izael estava internado desde o início de fevereiro. Ele completou 79 anos no último dia 27 de janeiro. Izael tocava timba e não era integrante da formação inicial do grupo, que vai completar 78 anos de existência no próximo dia 23.

Balanço da vacinação

Baixo estoque compromete campanha de vacinação contra coronavírus no Rio de Janeiro e em CuritibaBaixo estoque compromete campanha de vacinação contra coronavírus no Rio de Janeiro e em Curitiba

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O governo de Minas Gerais informou que abriu uma investigação para apurar a perda de 229 doses de vacina contra a Covid-19 em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a prefeitura do município, uma possível pane elétrica em um refrigerador da policlínica da cidade levou à perda de 37% das 612 doses recebidas. Por causa do problema, a vacinação teve que ser temporariamente suspensa.

  • Polícia do Rio investiga casos de idosos que receberam ‘vacina de vento’
  • Eduardo Paes diz que vai suspender vacinação no Rio por falta de doses
  • Enfermeira em SP fala em distração: ‘Em seguida, avisei a família’
  • Curitiba garante doses só até sexta-feira

Por falta de doses do imunizante contra a Covid-19, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), anunciou que a cidade terá que interromper a campanha de vacinação na quarta. Segundo o secretário de Saúde, o calendário retorna na segunda (22) com a chegada de mais doses da CoronaVac do Instituto Butantan. A situação é similar em Curitiba: a imunização de idosos com menos de 85 anos depende do recebimento de mais vacinas à cidade. Com o estoque atual de 62 mil doses, a vacinação está garantida até sexta.

  • Dr. Drauzio é vacinado: ‘Confie na ciência, confie na vacina’
  • Aos 91 anos, Lolita Rodrigues recebe 1ª dose da vacina em João Pessoa
  • Músico Hermeto Pascoal é vacinado no Rio

Até as 20h desta segunda (15), 5.285.981 pessoas já tinham sido vacinadas com a primeira dose da vacina, o que representa 2,50% da população brasileira. A informação é do levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa, que lançou a campanha “Vacina sim“; assista ao vídeo abaixo.

Campanha 'Vacina sim' ganha reforço de atores, jornalistas, colunistas e apresentadoresCampanha ‘Vacina sim’ ganha reforço de atores, jornalistas, colunistas e apresentadores

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Luta contra Covid

Profissional de saúde retira dose de frasco da vacina de Oxford para aplicação em Brighton, no sul da Inglaterra, no dia 26 de janeiro. — Foto: Ben Stansall/AFPProfissional de saúde retira dose de frasco da vacina de Oxford para aplicação em Brighton, no sul da Inglaterra, no dia 26 de janeiro. — Foto: Ben Stansall/AFP

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

A Organização Mundial da Saúde (OMSaprovou o uso emergencial da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. A autorização vale para os fármacos produzidos na Coreia do Sul e na Índia. Apenas o imunizante da Pfizer já havia entrado na lista da entidade. Com a decisão, as vacinas poderão ser oferecidas por meio da aliança Covax Facility, iniciativa da OMS para garantir o acesso equitativo aos imunizantes por países mais pobres. Além disso, o aval pode ser usado por nações que ainda não fizeram suas próprias avaliações do imunizante.

  • Vacina não afeta fertilidade, afirmam especialistas
  • Ministério Público argentino investiga furto de 30 doses da Sputnik V

Decreto de armas

Arthur Lira, presidente da Câmara, e Marcelo Ramos, vice-presidente da Casa — Foto: Montagem/G1Arthur Lira, presidente da Câmara, e Marcelo Ramos, vice-presidente da Casa — Foto: Montagem/G1

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Ao blog da Andréia Sadi, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse avaliar que o presidente Jair Bolsonaro não invadiu competência do Legislativo ao editar decretos que flexibilizam o uso e a compra de armas de fogo no país. A posição do deputado contraria a declaração do vice-presidente da Casa, Marcelo Ramos (PL-AM), que acredita caber exclusivamente ao Congresso a análise da matéria. Para Ramos, a decisão de Bolsonaro será barrada pelo STF.

“O povo não precisa de arma, precisa de vacina”, declarou.

  • O que muda com novos decretos de Bolsonaro sobre armas

Em defesa da Constituição

Fachin selo home — Foto: Divulgação/STFFachin selo home — Foto: Divulgação/STF

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

“Intolerável e inaceitável”, afirmou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, a respeito de qualquer pressão fora da normalidade jurídica sobre o poder Judiciário. A declaração foi dada ao comentar posts do ex-comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, publicados em 2018, no dia em que o tribunal julgaria um pedido da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva contra a prisão do ex-presidente.

“Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais”.

Os posts do general voltaram a ser discutidos nos últimos dias com a publicação do livro “General Villas Bôas: Conversa Com o Comandante”, escrito pelo pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Celso Castro, a partir de relatos feitos a ele pelo militar. No livro, Villas Bôas relata ter articulado com a cúpula do Exército a postagem que questionou se as instituições estão pensando no bem do país.

Megavazamento

Procura por empresas de cibersegurança aumenta, depois de série de vazamentos de dados na internetProcura por empresas de cibersegurança aumenta, depois de série de vazamentos de dados na internet

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, notificou as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo e cobrou explicações sobre o vazamento de dados de 103 milhões de celulares. O prazo para resposta é de 15 dias. O objetivo é identificar quem teve os dados acessados, quais informações foram obtidas e de que forma foram vazadas. Procuradas pela TV Globo, as operadoras responderam que adotam controles rígidos no acesso às informações dos clientes; que não identificaram ocorrência de vazamento; e que estão colaborando com as autoridades.

  • Risco de vazamentos faz aumentar procura por serviços de cibersegurança
  • Wi-Fi ou 4G da rede celular: existe diferença na segurança das redes sem fio?
  • Como megavazamentos acontecem e por que é difícil se proteger

Economia

Bolsa Família Maceió Alagoas — Foto: Ascom/SemasBolsa Família Maceió Alagoas — Foto: Ascom/Semas

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Aumentar a tributação sobre os mais ricos para transferir renda aos mais pobres pode contribuir para a recuperação da atividade econômica, além de reduzir a desigualdade, apontou estudo inédito realizado pelo Made-USP (Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da Universidade de São Paulo).

Uma política de proteção social financiada a partir da tributação do 1% mais rico, que garanta a transferência de R$ 125 por mês para os 30% mais pobres, pode ter um impacto positivo de 2,4% no PIB (Produto Interno Bruto). Segundo o grupo de pesquisa, redistribuir renda pode ajudar na recuperação da economia sem agravar a situação fiscal; leia mais.

Sem folia

Sem carnaval, o setor de turismo em Pernambuco espera queda de mais de 40% na taxa de ocupação de hotéis. Com a expectativa de menos turistas, bares e restaurantes também não acreditam em resultados tão bons quanto em anos anteriores. O prejuízo é maior para estabelecimentos com abertura proibida pelo governo do estado, contou um representante do setor;leia a reportagem.

O ano do “não-carnaval” marcou também o Cambinda Brasileira. Com os seus 103 anos de história, o mais antigo maracatu de baque solto do Brasil, também chamado de maracatu rural, reafirma tradição mesmo sem desfilar pelas ruas de Nazaré da Mata (PE); leia mais.

Muitas cidades e estados suspenderam o ponto facultativo, e as empresas devem manter os dias de trabalho normais. Pontos facultativos foram mantidos apenas em Porto Velho, Boa Vista, Maceió e Brasília. Veja a situação nas capitais.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O Assunto 🎧

Enquanto o governo federal ainda encontra dificuldade para fazer avançar seus planos de liberação ampla e irrestrita da atividade mineradora, dois estados da região Norte vão tentando atalhos. Roraima, por exemplo, legalizou a exploração, sem necessidade de estudos prévios, em terras estaduais. No episódio #391, Renata Lo Prete conversa com o jornalista do Fantástico James Alberti e o procurador Edson Damas, do Ministério Público de Roraima.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

ADM dos BBBs

A vida de um participante do “BBB21” não se resume apenas aos que estão confinados. O trabalho das redes sociais tem se mostrado uma peça importante no jogo e ser o administrado, o famoso ADM, das contas de um participante do reality requer dedicação exclusiva. No grupo Pipoca, sem famosos, são amigos e familiares que costumam comandar tudo. Já para quem faz parte do Camarote, o nível de organização é diferente. O G1 conversou com os ADMs de Juliette, Sarah, Gil, Caio e Thaís; leia a reportagem.

‘Hit’ da facada

Tierry — Foto: DivulgaçãoTierry — Foto: Divulgação

Você já ouviu o hit “Rita”, do compositor e cantor baiano Tierry? Lançada em julho de 2020, a música é sobre um homem que perdoa a facada da mulher. Um dos maiores sucessos nos últimos meses no Brasil, o hitmaker do arrocha também puxou uma fila de outras músicas com nome de mulheres e versos violentos. O podcast G1 Ouviu contou essa história; ouça aqui.

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

‘Obrigada, Maguila’

ÁUDIO: ouça o samba feito em homenagem a MaguilaÁUDIO: ouça o samba feito em homenagem a Maguila

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Autor de dezenas de sambas-enredo para escolas de São Paulo e do Rio de Janeiro, o compositor Thiago de Souza, de Campinas (SP), transformou em versos e melodia a vida do pugilista Maguila, de 62 anos, ícone do esporte nas décadas de 1980 e 1990. Com a ideia de eternizá-lo, o resultado é um samba que narra a vida e as conquistas do lutador; ouça acima.

Futebol

Liga dos Campeões

  • 17 horas: Barcelona x Paris Saint-Germain

Previsão do tempo

Previsão do tempo com Eliana MarquesPrevisão do tempo com Eliana Marques

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br