DIA 07 de MAIO, QUARTA-FEIRA, com o RESUMO DO DIA

 CLIPPING DE NOTÍCIAS

 

capa_Olá_final_2.png

STF marca depoimentos de testemunhas na ação da trama golpista

Depoentes indicados por Jair Bolsonaro vão falar dia 30

Brasília (DF) 11/04/2023 Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para o dia 30 de maio os principais depoimentos das testemunhas de defesa indicadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus do núcleo 1 da trama golpista.

Nesta data, vão falar na audiência marcada pelo ministro: 

  • O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, 
  • O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, 
  • O deputado federal e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. 

Todos foram indicados por Bolsonaro

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O ex-diretor de tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Giuseppe Janino, que foi responsável pelas urnas eletrônicas, também será ouvido.

Os depoimentos serão tomados por um juiz auxiliar do gabinete de Alexandre de Moraes, relator da ação penal.

Outras testemunhas 

Na mesma decisão, o ministro também agendou os depoimentos das testemunhas de acusação indicadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelos demais réus do núcleo 1 da trama golpista, entre eles: 

  • O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, 
  • O general Augusto Heleno 
  • O ex-ministro da Justiça Anderson Torres.  

As oitivas ocorrerão entre os dias 23 de maio e 2 de julho. 

Denúncia

Em março deste ano, Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista viraram réus no STF e passaram a responder a uma ação penal pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Conforme a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro tinha conhecimento do plano intitulado “Punhal Verde Amarelo”, que continha o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A procuradoria também afirma que o ex-presidente sabia da minuta de decreto com o qual pretendia executar um golpe de Estado no país. O documento ficou conhecido durante a investigação como “minuta do golpe”

SAIBA MAIS

MAIS_DESTAQUES_2022.png

Fumaça preta: cardeais ainda não escolheram papa

Conclave teve início nesta quarta-feira (7) e continuará amanhã (8)

Vaticano informou há pouco que o novo papa ainda não foi escolhido. A fumaça preta saiu da chaminé acima da Capela Sistina, indicando votos inconclusivos. 

O conclave, reunião dos cardeais católicos para eleger o 267º papa da Igreja, teve início nesta quarta-feira (7). Como não houve decisão, continuará nesta quinta-feira (8).

Os cardeais dão seus votos em papéis impressos com a frase em latim Eligo in Summum Pontificem (Elejo como Sumo Pontífice, em português).

As cédulas são reunidas e queimadas no final das sessões da manhã e da tarde, que resultam na fumaça.

novo papa a ser escolhido será sucessor de Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril.

SAIBA MAIS

 

pauta_mulheres.JPG

Aqui estão algumas notícias recentes relacionadas à pauta das mulheres

  1. Nova ministra das Mulheres critica falas machistas de Lula – Márcia Lopes, recém-nomeada ministra das Mulheres, afirmou que a sociedade não pode relativizar declarações machistas do presidente Lula. Ela destacou que o governo precisa reforçar políticas públicas voltadas para as mulheres.
  2. Lula troca ministra das Mulheres e escolhe Márcia Lopes – O presidente Lula demitiu Cida Gonçalves e nomeou Márcia Lopes para comandar o Ministério das Mulheres. Márcia é socióloga, especialista em política de gênero e tem uma trajetória de mais de 40 anos na defesa dos direitos das mulheres.
  3. Perfil da nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes – Márcia Lopes já foi ministra do Desenvolvimento Social e tem uma longa trajetória no serviço público. Ela é assistente social, professora universitária e filiada ao PT desde 1982.
  4. Planalto troca ministra das Mulheres de olho no voto feminino – A mudança no comando do ministério foi motivada por avaliações internas sobre produtividade e pela necessidade de ampliar a atuação da pasta. O governo busca recuperar a aprovação entre o eleitorado feminino, especialmente com foco nas eleições de 2026. – 1- O GLOBO – 2 G1 – 3 ESTADÃO MSN – 4 G1.GLOBO.COM
curtas.JPG
 Aqui estão notícias recentes que podem ser de interesse para as Câmaras Municipais:
  1. Inflação desacelera para todas as faixas de renda em março – Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a inflação caiu para todas as faixas de renda, com destaque para a classe de renda muito baixa, que teve um recuo de 1,59% para 0,56%. WWW.ABRACAMBRASIL.ORG.BR
  2. Suspensão de redes e sites municipais devido às eleições – Prefeituras e Câmaras Municipais suspenderam a atualização de seus sites e redes sociais para cumprir a Lei Eleitoral. A medida visa evitar a divulgação de ações institucionais que possam ser interpretadas como propaganda eleitoral antes do pleito. ( WWW.CNNBRASIL.COM.BR)
  3. Desafios das Câmaras Municipais para o novo biênio – Com a posse dos novos presidentes das Câmaras Municipais, inicia-se um ciclo de reconfiguração política. Os desafios incluem fiscalização da administração pública, monitoramento dos gastos e melhorias nas políticas municipais. ( rio360noticias.com.br)

SAIBA MAIS

Especial_ECONOMIA_Economista.png

 Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

Taxa Selic sobe para maior nível em 19 anos

Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas em torno da economia global fizeram o Banco Central (BC) aumentar mais uma vez os juros.

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentualpara 14,75% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro.

Essa foi a sexta alta seguida da Selic. A taxa está no maior nível desde agosto de 2006, quando também estava em 14,75% ao ano.

alta consolida um ciclo de contração na política monetária.

Após chegar a 10,5% ao ano de junho a agosto do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro do ano passado, com uma alta de 0,25 ponto, uma de 0,5 ponto e três de 1 ponto percentual.

Inflação

Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, ficou em 0,43%. Apesar da desaceleração em relação a março, o preço dos alimentos continua impressionando a inflação.

Com o resultado, o indicador acumula alta de 5,49% em 12 meses, acima do teto da meta contínua de inflação. Os números do IPCA cheio de abril só serão divulgados na próxima sexta-feira (9).

Pelo novo sistema de meta contínua em vigor desde janeiro, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%.

No modelo de meta contínua, a meta passa ser apurada mês a mês, considerando a inflação acumulada em 12 meses. Em maio de 2025, a inflação desde junho de 2024 é comparada com a meta e o intervalo de tolerância.

Em junho, o procedimento se repete, com apuração a partir de julho de 2024. Dessa forma, a verificação se desloca ao longo do tempo, não ficando mais restrita ao índice fechado de dezembro de cada ano.

No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de março pelo Banco Central, a autoridade monetária elevou para 5,1% a previsão do IPCA para 2025, mas a estimativa pode ser revista, dependendo do comportamento do dólar e da inflação. O próximo relatório será divulgado no fim de junho.

As previsões do mercado estão mais pessimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 5,53%, mais de 1 ponto acima do teto da meta. Há um mês, as estimativas do mercado estavam em 5,65%.

Crédito mais caro

aumento da taxa Selic ajuda a conter a inflação. Isso porque juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas maiores dificultam o crescimento econômico. No último Relatório de Inflação, o Banco Central reduziu para 1,9% a projeção de crescimento para a economia em 2025.

O mercado projeta crescimento semelhante. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 2% do PIB em 2025.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subi

SAIBA MAIS

aaaaaaaa.png

SENADORES – COMO APOIAR A FRENTE

 

AINDA_DÁ_TEMPO_SENADORA.png
   
senadores_que_assinaram_o_apoio_da_Frente_28032025_FINAL.JPG

DEPUTADOS (AS) – COMO APOIAR A FRENTE

 

QR_CODE_DA_FRENTE_PARA_DEPUTADOS.jpg
   
QR_CODE_DE_APOIAMENTO.JPG

E O CÓDIGO DA FRENTE QUE É CD238634631400

 

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 7_motivos_para_participar.jpg

Por que participar dos eventos da ABRACAM em Brasília?


Os eventos da ABRACAM em Brasília são uma oportunidade única para vereadores aprimorarem suas habilidades e fortalecerem sua atuação política. Aqui estão os principais motivos para participar:

  1. Aprimoramento legislativo: Cursos que aprofundam o conhecimento sobre leis e regulamentos, essenciais para uma atuação sólida como vereador.
  2. Atualização em políticas públicas: A capital federal oferece acesso direto às políticas públicas em andamento e ao funcionamento da máquina pública federal.
  3. Networking estratégico: Interação com vereadores de diferentes regiões, promovendo troca de experiências e parcerias futuras.
  4. Fortalecimento político: Treinamentos em habilidades como articulação, negociação e comunicação para representar melhor a comunidade.
  5. Acesso a recursos exclusivos: Informações privilegiadas, pesquisas e dados oficiais que enriquecem o mandato.
  6. Ampliação de perspectivas: Compreensão de diferentes realidades e desafios enfrentados por outros municípios.
  7. Capacitação técnica: Cursos em áreas como gestão pública, finanças e administração municipal, fundamentais para uma atuação eficiente.

Participar dos eventos da ABRACAM é investir em um mandato mais eficaz e engajado. Inscreva-se pelo site ABRACAM ou entre em contato com Milton Atanazio pelo número (61) 9 8191.9906. Aproveite preços especiais para novas filiações!

fale_com_o_editor_2.jpeg

Mensagem do Editor

Nesta edição, apresentamos conteúdos ricos e confiáveis, provenientes de fontes renomadas como Agência Brasil, Agência Câmara, Agência Senado, STF e TV Justiça, complementados por imagens exclusivas da Agência Brasil.
Além de textos e fotos, destacamos os canais de vídeo dessas instituições no YouTube, ampliando o alcance e a profundidade das informações disponíveis.
Nosso compromisso é com o fortalecimento do Legislativo Municipal, oferecendo suporte essencial às Câmaras Municipais e, especialmente, aos vereadores e vereadoras, que são a base da pirâmide política brasileira.
Boa leitura e aproveite ao máximo!

EDIÇÃO COMPLETA ( VÍDEOS, FOTOS E LINKS) com opção de leitura em outros 36 idiomas. CLICAR AQUÍ

Video_CLIPES_E_LISTA_DE_TRANSMISSÃO_FINAL.jpeg
VÍDEO 1 – PORTAL DE NOTÍCIAS – clique aquí 
VÍDEO 2 – ABRACAM 25 ANOS – clique aqui

]

PROCAVER – Programa de Capacitação de Vereadores 

 

WhatsApp_Image_2025-01-16_at_12.51.27.jpeg

Inscreva-se

https://www.abracambrasil.org.br/component/smarteventos/evento/97

Imprimir