Sexta-feira, 5 fevereiro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


Anvisa diz que prazo de 5 dias para aprovar vacina é ‘irreal’ e pede veto ao presidente Jair Bolsonaro. Na quinta (4), o Senado aprovou MP que agiliza autorização emergencial. A pandemia avança: Brasil ultrapassa 230 mil mortos pelo coronavírus. Em São Paulo, a esperança renovada: emoção e alívio marcam início da vacinação de idosos com mais de 90 anos na capital. E em aceno a caminhoneiros, Bolsonaro diz que o governo avalia ICMS fixo sobre combustíveis ou cobrança do imposto nas refinarias.

Corrida da vacina

Prazo de 5 dias para aprovar uso de vacina é irreal, diz presidente da Anvisa

Antonio Barra Torres diz que não sabe de onde surgiu esse prazo de cinco dias, estabelecido em MP aprovada na Câmara.

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Em entrevista à GloboNews, o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, disse que o prazo de cinco dias para a aprovação de vacinas no Brasil é “irreal”. Nesta quinta (4), o Senado aprovou a Medida Provisória que estabelece um novo prazo para autorização de imunizantes contra a Covid-19 que já tenham aval internacional. O texto segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. A Anvisa vai pedir que o prazo seja vetado pelo presidente.

  • Covaxin: Anvisa recebe pedido para autorização dos testes da fase 3
  • Ministério da Saúde anuncia intenção de importar 10 milhões de doses da Sputnik V
  • Sputnik V deve começar a ser produzida em escala industrial no fim de março

Enquanto isso, nos postos de saúde da capital paulista chegou a hora que muitos idosos esperavam: o começo da vacinação contra o coronavírus. Nesta sexta (5), a Prefeitura de São Paulo iniciou a imunização daqueles com mais de 90 anos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); assista ao vídeo. Isolado desde março, Mário Corony comemorou o aniversário de 91 anos se imunizando contra a Covid. Após sofrer com saudade dos netos, agora ele teve a esperança renovada.

  • Brasil já aplicou mais de 3,36 milhões de doses da vacina; 1.962 pessoas já receberam a 2ª dose, aponta consórcio
  • Elza Soares é vacinada no Rio: ‘Coração cheio de esperanças’
  • Lima Duarte toma vacina contra Covid-19
Lima Duarte toma a vacina contra a Covid-19 em Indaiatuba, São Paulo — Foto: Reprodução/Instagram/__limaduarteoficial

Lima Duarte toma a vacina contra a Covid-19 em Indaiatuba, São Paulo — Foto: Reprodução/Instagram/__limaduarteoficial

🌎 No mundo

VÍDEO: Famoso estádio de beisebol nos EUA vira ponto de vacinaçãoVÍDEO: Famoso estádio de beisebol nos EUA vira ponto de vacinação

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

População faz fila ao redor do estádio dos Yankees.

O famoso estádio dos New York Yankees, na cidade de Nova York, amanheceu um pouco diferente. No lugar das imensas filas de torcedores vestidos de azul e branco, as cores do time de beisebol sediado no Bronx, dezenas de pessoas aguardavam para receber a primeira dose da vacina contra a Covid. Com capacidade para mais de 50 mil torcedores, o local se transformou em um dos centros de vacinação no Estados Unidos.

  • Paraguai assina contrato para compra de vacinas russas Sputnik V
  • A corrida pelas embalagens para imunizantes contra Covid-19

Panorama Covid

Região de Presidente Prudente evoluiu para a fase amarela do Plano São Paulo, enquanto o DRS de Marília passou para a etapa laranja, nesta sexta-feira (5) — Foto: Reprodução/Plano São PauloRegião de Presidente Prudente evoluiu para a fase amarela do Plano São Paulo, enquanto o DRS de Marília passou para a etapa laranja, nesta sexta-feira (5) — Foto: Reprodução/Plano São Paulo

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

governo de São Paulo avançou seis regiões do estado para a fase amarela do plano da quarentena, em que comércio e restaurantes são permitidos a funcionar até as 22h. A Grande São Paulo, que inclui a capital paulista, está entre as regiões que saíram da laranja para a amarela. Apenas Araraquara foi rebaixada para a fase vermelha, a mais restritiva do plano, em que permanecem Bauru e Franca. A nova reclassificação do Plano São Paulo passa a valer já neste sábado.

  • Doria diz que governo deixou de financiar leitos de UTI em SP; ministério nega
  • ‘Vivenciamos uma guerra’, diz médico de hospital com 100% de ocupação em SP
  • Rio diz que não sabia da chegada de 17 pacientes com Covid de Manaus
  • Governo do RJ investiga ‘xepa’ da vacina e caravanas de outras regiões

Nesta quinta, o Brasil ultrapassou a triste marca de 230 mil mortos por Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.244 óbitos. Já são 16 dias com a média móvel de mortes acima de 1 mil. Em número de casos, 9.449.088 brasileiros foram infectados com o coronavírus, com 51.319 desses confirmados no último dia. Oito federações e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: Paraná, Goiás, Acre, Pará, Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí. Veja a situação no seu estado.

Veja também:

  • Bares de BH poderão voltar a vender bebidas alcoólicas até 22h
  • RJ: decreto proíbe desfile de escolas de samba e blocos no carnaval

Mutação do coronavírus

Estado de SP tem cinco casos confirmados com nova variante do coronavírus — Foto: Getty Images via BBCEstado de SP tem cinco casos confirmados com nova variante do coronavírus — Foto: Getty Images via BBC

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Pesquisadores da Universidade de Oxford informaram que o imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pela universidade em parceria com a farmacêutica AstraZeneca é eficaz contra a variante britânica do coronavírus, B.1.1.7. Os testes, feitos em laboratório, mostraram uma eficácia estimada de 75%. A vacina de Oxford é uma das aprovadas no Brasil. Os resultados foram divulgados em versão prévia, sem revisão por outros pesquisadores.

Já a variante brasileira, conhecida como P1, infectou cinco pessoas no estado de São Paulo, informou o Ministério da Saúde nesta sexta (5). Até o momento, em todo o país foram confirmados 38 casos, sendo mais 31 no Amazonas e dois no Pará. O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler abriu prazo de sete dias para que a pasta informe o planejamento para impedir a disseminação de novas variantes no país.

  • OMS pede vacinação mais rápida para conter mutações
  • 🔎 ENTENDA: mutação, variante, cepa e linhagem

Conduta do governo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, anunciou nesta quinta (17) que está com Covid — Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoO procurador-geral da República, Augusto Aras, anunciou nesta quinta (17) que está com Covid — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual informou ter aberto outras oito apurações preliminares para analisar a conduta do presidente Jair Bolsonaro na pandemia do coronavírus. O documento foi enviado após um advogado ter acionado a Corte, acusando Bolsonaro de genocídio. Na ação, o defensor ainda afirmou que a PGR tem deixado de buscar a responsabilização do presidente em diversas condutas. Na quinta (4), já havia sido aberta uma apuração sobre a conduta do presidente em relação à crise no Amazonas e no Pará. Bolsonaro não é formalmente investigado.

  • Governo diz que prepara ‘cláusula de calamidade’ para retomar auxílio emergencial
  • EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

⚠ Alerta para saúde

O medicamento ivermectina, vermífugo que, devido ao aumento pela procura para tratamento do Covid-19, desapareceu das farmácias em Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do Paraná. Ainda sem comprovação científica de que o fármaco tenha resultado positivo no tratamento contra o novo coronavírus, especialistas temem que a automedicação acabe intoxicando os pacientes. Na foto, caixa e cartela de comprimidos do medicamento. — Foto: DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDOO medicamento ivermectina, vermífugo que, devido ao aumento pela procura para tratamento do Covid-19, desapareceu das farmácias em Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do Paraná. Ainda sem comprovação científica de que o fármaco tenha resultado positivo no tratamento contra o novo coronavírus, especialistas temem que a automedicação acabe intoxicando os pacientes. Na foto, caixa e cartela de comprimidos do medicamento. — Foto: DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A farmacêutica Merck, responsável pela fabricação da ivermectina, informou em um comunicado que não há dados disponíveis que sustentem a eficácia do medicamento contra a Covid-19. O vermífugo usado para a eliminação de parasitas faz parte do chamado “Kit Covid”, voltado ao suposto “tratamento precoce” da doença. O presidente Jair Bolsonaro costuma defender o uso desses remédios, mesmo sem comprovação da eficácia por estudos científicos.

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Política de preços

Entenda o que deixa o combustível mais caro na bomba e qual o peso do ICMSEntenda o que deixa o combustível mais caro na bomba e qual o peso do ICMS

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Flávia Oliveira explica o que compõe o preço dos combustíveis e qual é o peso do ICMS no valor que o brasileiro paga na bomba.

Em aceno aos caminhoneiros, o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo avalia estabelecer um valor fixo do ICMS sobre combustíveis ou a incidência do imposto nas refinarias, e não mais nos postos. O presidente afirmou que o tema está em estudo e que, se for considerado viável juridicamente, apresentará um projeto de lei ao Congresso Nacional na semana que vem.

  • Gerson Camarotti: governadores descartam mudar ICMS do combustível por ‘remendos’
  • VÍDEO: preços de combustíveis são determinados de forma global, explica presidente da Petrobras
  • Alta dos combustíveis não é culpa dos estados, dizem secretários

Bolsonaro também informou que o governo federal não vai interferir nos preços praticados pela Petrobras. As declarações foram dadas após uma reunião com ministros e com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. Entenda, no vídeo acima, como é definido o valor dos combustíveis no país.

A comentarista Juliana Rosa analisa: ‘Ações sobem após Bolsonaro dizer que não vai intervir na Petrobras’.

Juliana Rosa: ‘Ações sobem após Bolsonaro dizer que não vai intervir na Petrobras’Juliana Rosa: ‘Ações sobem após Bolsonaro dizer que não vai intervir na Petrobras’

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Comentarista analisou declaração do presidente sobre não interferir na política de combustíveis.

Economia

A partir do dia 11 de fevereiro, trabalhadores nascidos entre março e junho ou com número final de inscrição entre 6 e 9 receberão o pagamento do último lote do abono salarial PIS-Pasep 2020-2021. O calendário foi antecipado para o segundo mês do ano, de acordo com nova resolução publicada no Diário Oficial da União. Pelo calendário anterior, a data seria 17 de março. O valor do abono varia de R$ 92 a R$ 1.100, dependendo do período trabalhado formalmente em 2019.

Disparada no mercado 📈

Nina e Jaydyn Carr, em entrevista à TV americana — Foto: Reprodução/CBS NewsNina e Jaydyn Carr, em entrevista à TV americana — Foto: Reprodução/CBS News

Um garoto de San Antonio, no Texas (EUA), teve retorno de 5.000% com ações da varejista de jogos GameStop após o recente ataque especulativo nos papéis da empresa. Em 2019, a mãe de Jaydyn Carr deu 10 ações da empresa para ensinar ao filho sobre investimentos. Com a alta no mercado, os títulos comprados por cerca de US$ 60 renderam US$ 3.200. O menino contou ao jornal “The New York Times” o que pretende fazer com o lucro; leia mais.

Golpe de Estado

VÍDEO: Apesar da pressão militar, centenas protestam contra golpe em MianmarVÍDEO: Apesar da pressão militar, centenas protestam contra golpe em Mianmar

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Centenas de professores e estudantes se reuniram nesta sexta-feira (5) em uma universidade em Yangon.

Centenas de professores e estudantes se reuniram nesta sexta, em uma universidade em Yangon, no maior protesto registrado até agora contra o golpe militar em Mianmar, que na segunda-feira (1º) tomou o poder do governo democraticamente eleito. Os manifestantes fizeram a saudação com três dedos da mão, um gesto de resistência adotado por ativistas pró-democracia, enquanto cantavam a música que se tornou popular durante a revolta de 1988, que foi violentamente reprimida pelo exército. Assista ao vídeo acima.

  • Facebook é peça central na crise política do país; entenda
  • Mianmar também restringe acesso ao Twitter

Luto no cinema

Christopher Plummer ganha o Oscar em 2012 por 'Toda forma de amor' — Foto: Gary Hershorn / ReutersChristopher Plummer ganha o Oscar em 2012 por ‘Toda forma de amor’ — Foto: Gary Hershorn / Reuters

O premiado ator Christopher Plummer morreu aos 91 anos. Segundo o site Deadline, o artista canadense estava em sua casa, em Connecticut (EUA), ao lado da mulher, Elaine Taylor, com quem foi casado por 53 anos. A causa da morte não foi revelada.

  • FOTOS: relembre a carreira do ator
  • ‘Perda inacreditável’: veja repercussão

Celebrado por sua longa carreira, Plummer marcou a história do cinema com sua atuação no clássico “A noviça rebelde” (1965). Ele também foi o ator mais velho a ganhar um Oscar (em 2012, aos 82 anos, por “Toda forma de amor”); relembre a trajetória.

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

A Boa do Dia 🎬

Veja como comédias brasileiras foram refilmadas na Coreia do Sul e México1 minVeja como comédias brasileiras foram refilmadas na Coreia do Sul e México

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Remakes de ‘Até que a sorte nos separe’, ‘O candidato honesto’ e ‘De pernas pro ar’ viraram sucesso de bilheteria fora do Brasil.

Três franquias de comédias brasileiras foram parar na Coreia do Sul e no México (veja trailers acima). E podem ser adaptadas também na Alemanha, Espanha, Itália e Índia. Juntos, esses filmes levaram mais de 25 milhões de pessoas aos cinemas do Brasil. O campeão de adaptações é “De pernas pro ar” (2010): a saga de uma executiva que reinventa a carreira com um sex shop foi recontada em espanhol (“Loca Por El Trabajo”, 2018) e em coreano (“Woking-geol”, 2015); leia mais.

Imprimir