4 de janeiro, segunda-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

Primeira segunda-feira de 2021. Estado de SP volta à fase amarela da quarentena e comércio reabre. O Reino Unido começa a aplicar a vacina de Oxford em pessoas do grupo de risco. Passado o réveillon, as consequências das aglomeração e da falta de máscaras. Brasil chega a 196 mil mortes por Covid, e Manaus bate novo recorde de internações diárias. Clínicas particulares brasileiras negociam compra de vacinas indianas. Governo federal suspende exportação de seringas e agulhas. Suspenso, adiado ou virtual: o que será do carnaval em 2021?

Estado de SP volta à fase amarela

estado de São Paulo volta à fase amarela da quarentena imposta pela pandemia de coronavírus nesta segunda-feira (4). Com isso, comércio e shopping voltam a abrir em horário ampliado. Antes, o durante o período de festas de Ano Novo, o estado passou por uma curta e emergencial fase vermelha, que durou três dias.

São Paulo volta para a fase amarela na segunda-feira (4)
São Paulo volta para a fase amarela na segunda-feira (4)
vídeo no link www.foconapolitica.com.br

Vacina de Oxford começa a ser aplicada

O Reino Unido começou a vacinar pessoas de grupo de risco com o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceira com a farmacêutica AstraZeneca.

Brian Pinker, um idoso de 82 anos, recebeu a vacina em um hospital a algumas centenas de metros de distância de onde a vacina foi desenvolvida.

Homem de 82 anos recebe primeira dose da vacina de Oxford, no Reino Unido
Homem de 82 anos recebe primeira dose da vacina de Oxford, no Reino Unido
vídeo no link www.foconapolitica.com.br

Consequências das festas na virada

Festa agora, mas e depois? Na virada do ano, multidões foram flagradas sem máscara, sem medo da Covid-19 e sem problemas em debochar dos riscos à saúde. Vários desses flagrantes saíram de um perfil em uma rede social. Com medo de represália, o criador não quis ser identificado. Especialistas explicam o pode acontecer agora para quem quis comemorar sem pensar nas consequências. Veja na reportagem do Fantástico:

Festas na pandemia: especialistas alertam sobre os efeitos das aglomerações do fim do ano
Festas na pandemia: especialistas alertam sobre os efeitos das aglomerações do fim do ano.
vídeo no link www.foconapolitica.com.br

Números da pandemia

país registrou 287 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 196.029 óbitos desde o começo da pandemia, segundo balanço divulgado neste domingo (3) pelo consorcio de veículos de imprensa. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 698. A variação foi de -9% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.

Brasil registra 196.029 mortes por Covid, aponta consórcio de imprensa
Brasil registra 196.029 mortes por Covid, aponta consórcio de imprensa
vídeo no link www.foconapolitica.com.br

Manaus bate novo recorde de internações

Manaus bateu o recorde de internações diárias por Covid-19 neste domingo (3). Foram 159 novas hospitalizações, número mais alto registrado no estado desde o início da pandemia, mesmo com o colapso na rede de saúde, vivido entre abril e maio de 2020. Segundo o boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde, o número de mortes no estado subiu para 5.345, com mais 20 óbitos provocados pela doença. Do total, 18 mortes ocorreram nas últimas 24 horas e dois falecimentos foram registrados em dias anteriores, mas confirmados agora.

Manaus bate novo recorde de internações diárias em hospitais públicos
vídeo no link www.foconapolitica.com.br

Clínicas particulares negociam compra de vacinas

A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) informou neste domingo (3) que negocia com o laboratório indiano Bharat Biotech a compra de cinco milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19. O imunizante, chamado de Covaxin, teve o seu uso emergencial na Índia aprovado neste domingo pelas autoridades daquele país e ainda depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usado no Brasil.

Clínicas particulares brasileiras negociam compra de 5 milhões de vacinas indianas

Governo federal suspende exportação de seringas e agulhas

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia restringiu a exportação de seringas e agulhas ao incluir os produtos entre os que precisam de licença especial para serem exportados. Segundo a portaria editada pela secretaria, a restrição começou a valer no dia 1º de janeiro.

Ministério da Economia suspende exportação de seringas e agulhas
Ministério da Economia suspende exportação de seringas e agulhas
vídeo no link www.foconapolitica.com.br

Suspenso, adiado ou virtual: o que será do carnaval em 2021?

Passado o ano novo, começa outra contagem regressiva: para o carnaval. De Norte a Sul do Brasil, a folia toma conta das ruas. É a hora em que todo mundo esquece a rotina e deixa rolar a emoção. Nos passos do frevo, no calor dos blocos, ou na pulsação das baterias. Mas em tempos de pandemia, o beijo, o abraço e a aglomeração precisam ser evitados. E a pergunta que fica é: o que será do carnaval em 2021? Veja na reportagem do Fantástico:

Suspenso, adiado ou virtual: entenda como vai ser o carnaval em 2021
Suspenso, adiado ou virtual: entenda como vai ser o carnaval em 2021

O Assunto

Neste começo de ano, O Assunto fala da matemática da vacinação. No episódio, o biólogo Fernando Reinach descreve 2021 como a pista de uma corrida a ser disputada entre o novo coronavírus e a imunização, para ver quem chega antes às pessoas. Na largada, o primeiro está em clara vantagem. As posições se inverterão quando o mundo “vacinar mais do que o vírus contamina”, explica neste episódio Reinach, autor do livro “A Chegada do Novo Coronavírus no Brasil” e colunista do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Auxílio Emergencial

A Caixa Econômica Federal (CEF) libera nesta segunda (4) os saques e transferências das últimas parcelas do Auxílio Emergencial para 3,6 milhões de trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família. O pagamento desta segunda é para os trabalhadores nascidos em março.

Calendário de saques do Auxílio Emergencial — Foto: Reprodução/Caixa Econômica Federal

Calendário de saques do Auxílio Emergencial — Foto: Reprodução/Caixa Econômica Federal

Denúncias de assédio

Quatro ex-seminaristas denunciam Dom Alberto Taveira Corrêa de usar seu poder para investidas sexuais não consentidas em encontros privados. Nesta reportagem do Fantástico, os repórteres Fabiano Villela e James Alberti ouviram quatro ex-seminaristas que denunciam o arcebispo de Belém do Pará. Eles dizem que Dom Alberto usou de seu poder para investidas sexuais não consentidas em encontros privados. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as suspeitas contra o arcebispo, a pedido do Ministério Público do Pará. O Vaticano também investiga o caso. Assista:

'Ele me tocou', diz ex-seminarista que acusa arcebispo de Belém de abuso sexual

‘Ele me tocou’, diz ex-seminarista que acusa arcebispo de Belém de abuso sexual

E mais:

R

Imprimir