Segunda-feira, 28 de dezembro – RESUMO DO DIA

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


Toda a orla do Rio de Janeiro, cenário de uma das maiores festas de Ano Novo no planeta, permanecerá fechada por decisão da prefeitura. Bélgica, Luxemburgo e Letônia começam imunização contra o coronavírus. Agora, 25 dos 27 países da União Europeia já estão vacinando seus cidadãos. No Brasil, Bolsonaro afirma que são os laboratórios que deveriam ter interesse em vender a vacina contra a Covid. Já imaginou começar 2021 milionário? Veja perguntas e respostas sobre a Mega da Virada que pode pagar R$ 300 milhões ao vencedor.

Noite de réveillon

A prefeitura do Rio decidiu estender para toda a orla da cidade os bloqueios na noite do réveillon, de quinta para sexta. As medidas contra aglomeração já previstas para Copacabana agora valerão para as praias da Zona Sul, a partir do Flamengo, até o Recreio, na Zona Oeste. Na última semana, o prefeito em exercício, vereador Jorge Felippe (DEM), determinou o fechamento dos acessos ao bairro que recebe o tradicional palco da festa da virada, que foi cancelada, e proibiu a queima de fogos e equipamentos de som na orla. Veja o que será proibido.

Na contramão, seis cidades do litoral Norte e Sul de São Paulo decidiram manter as praias liberadas, após o governo do estado anunciar que não se responsabilizaria pela fiscalização. Santos, São Vicente, Guarujá e Itanhaém manterão os acessos à orla bloqueados durante o réveillon, mas afirmam que a efetividade da ação depende de auxílio da Polícia Militar.

➖ Panorama Covid

Consumidores aproveitam a volta para a fase amarela para fazer compras em Ribeirão PretoConsumidores aproveitam a volta para a fase amarela para fazer compras em Ribeirão Preto

Com exceção da cidade de Presidente Prudente, o estado de São Paulo voltou à fase amarela da quarentena, que permite a reabertura, menos restritiva, de outros tipos de comércio como parques, clubes sociais, restaurantes, bares e salões de beleza. Apenas os serviços essenciais puderam funcionar na fase vermelha temporária, nos dias 25, 26 e 27 de dezembro. O comércio que teve de fechar as portas já pode reabrir até a próxima quinta, quando o estado retorna à fase mais restritiva.

Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil tem mais de 7,5 milhões de casos de Covid, com 25.490 desses confirmados no último dia. O país registrou 495 mortes pela doença nas últimas 24 horas, chegando ao total de 191.641 óbitos desde o começo da pandemia. Oito federações apresentaram alta na média móvel de mortes: Goiás, Mato Grosso do Sul, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Alagoas e Sergipe. Veja a situação no seu estado.

Corrida pela vacina

'Laboratórios que devem ir atrás do registro', afirma Bolsonaro‘Laboratórios que devem ir atrás do registro’, afirma Bolsonaro

Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores que são os laboratórios que deveriam ter interesse em vender a vacina contra o coronavírus para o Brasil e que nenhum deles apresentou um pedido para liberação do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). (Assista ao vídeo acima)

“O Brasil tem 210 milhões de habitantes, um mercado consumidor de qualquer coisa enorme. Os laboratórios não tinham que estar interessados em vender para gente? Por que eles, então, não apresentam documentação na Anvisa? Pessoal diz que eu tenho que ir atrás. Não, não. Quem quer vender, se eu sou vendedor, eu quero apresentar”, afirmou o presidente.

A Pfizer informou, em nota, que a agência pediu uma série de “análises específicas” que demandam mais tempo para requerer o uso emergencial do fármaco e que, por enquanto, seguirá com o pedido por outro formato, o de submissão contínua: quando a companhia envia documentos aos poucos, enquanto faz estudos e levanta dados; entenda.

Em São Paulo, mais 500 mil doses da Coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, chegaram ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, no fim da manhã desta segunda. Outro carregamento com mais 1,5 milhão de doses deve chegar na próxima quarta, totalizando o recebimento de mais de 10,6 milhões de doses até o fim de dezembro, segundo o Butantan.

Imunização no mundo

Foto mostra Jos Hermans, de 96 anos, recebendo a vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 em Puurs, 30 km ao norte de Bruxelas, na Bélgica, nesta segunda-feira (28). Ele foi o primeiro belga a receber a vacina. — Foto: Dirk Waem / POOL / AFP

Foto mostra Jos Hermans, de 96 anos, recebendo a vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 em Puurs, 30 km ao norte de Bruxelas, na Bélgica, nesta segunda-feira (28). Ele foi o primeiro belga a receber a vacina. — Foto: Dirk Waem / POOL / AFP

Bélgica, Luxemburgo e Letônia se juntaram, nesta segunda, à lista de países da União Europeia que já começaram a imunizar seus cidadãos contra a Covid. Ao norte de Bruxelas, o primeiro belga a ser vacinado na campanha foi Jos Hermans (foto), de 96 anos, que recebeu a 1ª dose em uma casa de repouso em Puurs. Dos 27 países do bloco, apenas dois, Irlanda Holanda, ainda devem começar a vacinação nesta terça e em janeiro, respectivamente.

Também na corrida pelo fármaco, a Coreia do Sul prometeu acelerar esforços para lançar um programa público de imunização contra o coronavírus, uma vez que o país detectou seus primeiros casos da nova variante — mais transmissível — do vírus. Originalmente encontrada no Reino Unido, a cepa foi detectada em três pessoas que chegaram de Londres no dia 22 de dezembro.

Sem voz

Jornalista chinesa de Wuhan é condenada a 4 anos de prisão por relatar pico da pandemia

Jornalista chinesa de Wuhan é condenada a 4 anos de prisão por relatar pico da pandemia

A jornalista chinesa Zhang Zhan foi condenada a 4 anos de prisão por relatar o pico da crise do coronavírus em Wuhan, na China. Natural de Xangai, Zhan viajou, em fevereiro, à cidade que era o epicentro da pandemia e divulgou reportagens nas redes sociais — a maioria delas sobre a caótica situação nos hospitais. Detida em maio, a jornalista foi acusada de “provocar distúrbios”, terminologia frequentemente utilizada contra opositores do presidente Xi Jinping.

Casa Branca

Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, participa de pronunciamento em Wilmington nesta segunda-feira (28) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, participa de pronunciamento em Wilmington nesta segunda-feira (28) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

O presidente eleito dos Estados UnidosJoe Bidenvoltou a acusar as autoridades do governo Trump de bloquearem as informações essenciais sobre segurança nacional e orçamento do Departamento de Defesa. O democrata se reuniu em Wilmington, Delaware, com conselheiros e integrantes da equipe de transição. Biden, que toma posse em 20 de janeiro, disse que os dados não foram totalmente repassados à equipe do novo governo. Para ele, há uma “liderança política” obstruindo a troca de informações.

“Não é nada menos, para mim, do que irresponsabilidade”, criticou Biden.

O Departamento de Defesa, sediado no Pentágono, define as estratégias dos norte-americanos tanto em relação a países com quem detém relações conflituosas como em questões nacionais, incluindo as políticas de combate ao coronavírus.

Mensagem encaminhada

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala com a imprensa após votar em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, neste domingo (15) — Foto: Marcelo Brandt/G1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala com a imprensa após votar em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, neste domingo (15) — Foto: Marcelo Brandt/G1

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, atendeu ao pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ter acesso a mensagens apreendidas no âmbito da Operação Spoofing, da Polícia Federal. Em julho de 2019, a ação prendeu hackers suspeitos de invadir celulares do ex-juiz Sergio Moro e de integrantes da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba, como o procurador Deltan Dallagnol.

Na decisão, Lewandowski deu o prazo de 10 dias para que a 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, com o apoio de peritos da PF, compartilhe as mensagens que digam respeito — direta ou indiretamente — a Lula. A defesa do ex-presidente tem usado as mensagens entre o ex-juiz e procuradores da Lava Jato para recorrer na Justiça das condenações.

Rio de Janeiro

Processo de impeachment do governador Wilson Witzel é suspenso

Processo de impeachment do governador Wilson Witzel é suspenso

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu, nesta segunda, os prazos do processo de impeachment de Wilson Witzel, governador afastado do RJ acusado de participar de esquema de desvio de verbas de hospitais de campanha. Portanto, não há data para que o julgamento seja encerrado.

A decisão foi tomada após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender o depoimento do ex-governador. Definido quando o processo foi retomado no Tribunal Especial Misto, o prazo de 180 dias só voltará a ser contado após o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) acatar a denúncia contra Witzel.

Economia 📈

Bovespa tem maior pontuação desde janeiro com cenário externo positivo — Foto: Arquivo/A Gazeta

Bovespa tem maior pontuação desde janeiro com cenário externo positivo — Foto: Arquivo/A Gazeta

1,12%foi a alta registrada pela bolsa de valores brasileira nesta segunda-feira, quando alcançou 119.123 pontos. É o maior patamar desde 23 de janeiro. O índice foi beneficiado pelo cenário externo positivo, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinar o pacote de ajuda fiscal e ampliar os benefícios para milhões de cidadãos norte-americanos que lutam contra a pandemia.

Retrospectiva 📻

Foto do Renato Russo — Foto: Livro Pós-New Brasília/Divulgação

Foto do Renato Russo — Foto: Livro Pós-New Brasília/Divulgação

O ano não foi bom para o rock brasileiro. Em todos os rankings diários de 200 faixas mais tocadas no Spotify, só três músicas de artistas de rock entraram, todas antigas: duas baladas, de Nando Reis e Lulu Santos, e ‘Tempo perdido’, da Legião Urbana. Dos 14 estilos catalogados pelo G1, o gênero ficou em último lugar, atrás do gospel, do k-pop e do axé. Na 11ª posição, o rock estrangeiro também não ficou muito melhor. Conheça os estilos mais ouvidos.

A Boa do Dia 🍀

Mega da Virada 2020 pode pagar R$300 milhões

Mega da Virada 2020 pode pagar R$300 milhões

300 milhões é o valor pago para quem acertar as seis dezenas da Mega da Virada 2020. Os jogos podem ser feitos em lotéricas de todo o país, pelo aplicativo Loterias Caixa ou pela internet. O sorteio será no dia 31 de dezembro, às 20h. A aposta simples, com 6 números, custa R$ 4,50. Veja perguntas e respostas sobre o concurso.

O Assunto 🎧

Imprimir