24 de dezembro, quinta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS


Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasilia.


Variante do coronavírus levou o Brasil a proibir voos e a entrada no país de passageiros vindos do Reino Unido a partir de sexta-feira (25) .Como andam as vacinas Coronavac e Astrazeneca, enquanto o país se aproxima de 190 mil mortos pela pandemia do novo coronavírus. O Natal com restrições pelo mundo, em São Paulo e no Rio de Janeiro. O prefeito afastado do Rio, Marcelo Crivella, foi solto. A Samarco voltou a minerar em Mariana, cinco anos após tragédia. Coronel negro reformula manual da PM de SP para combater racismo: “não será tolerado”, diz. Como foi o ano do pop? Veja top 10 de filmes, músicas, séries e games mais marcantes de 2020.

Passageiros do Reino Unido

O governo federal publicou portaria que proíbe voos e a entrada no país de passageiros vindos do Reino Unido. A norma começará a valer a partir de sexta-feira (25). A medida foi tomada porque há, na região, uma nova variante do coronavírus.

O texto foi assinado pelos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública) e Eduardo Pazuello (Saúde).

A portaria esclarece que nenhum voo, cuja origem seja o Reino Unido ou que faça escala nos países do grupo, pode se destinar ao Brasil. A mesma regra vale para o estrangeiro, que não poderá vir para o Brasil se tiver passado pelo Reino Unido nos últimos 14 dias.

Coronavac

 Vacina CoronaVac — Foto: Divulgação

Vacina CoronaVac — Foto: Divulgação

A eficácia da vacina CoronaVac no combate ao novo coronavírus é o dado mais aguardado sobre o imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac. O anúncio da taxa estava previsto para quarta-feira (23), mas foi adiado pelo governo de São Paulo, que tem acordo para compra de doses que serão envasadas pelo Instituto Butantan. Veja o que ainda é dúvida e o que já se sabe sobre a vacina.

Nesta quinta pela manhã, véspera de Natal, nova carga com doses da vacina chega a Viracopos. É a maior remessa da Coronavac ao país.

Astrazeneca

Vacina Astrazeneca — Foto: REUTERS/Dado Ruvic

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a certificação de boas práticas de fabricação para a empresa chinesa WuXi Biologics, responsável por produzir o insumo ativo da vacina da Astrazeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford, da Inglaterra, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Essa etapa é um dos pré-requisitos para o processo de registro da vacina no Brasil.

Números da pandemia no Brasil

Brasil se aproxima de 190 mil mortes por Covid. Na quarta, o país contabilizou 979 novos óbitos em 24 horas, com tendência de alta em 15 estados: PR, RS, ES, MG, SP, MS, MT, AC, AM, AP, PA, RO, AL, RN e SE. Já são 7.366.677 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus.

Rio em alerta

estado do Rio entrou na bandeira vermelha na classificação de risco para Covid-19 — que significa alto risco para a doença. É a primeira vez que isso acontece desde que o governo do estado começou a fazer esse monitoramento, em julho.

Natal com restrições pelo mundo

Com o temor de aumento no número de casos de coronavírus, diversos países anunciaram restrições durante as festas de fim de ano. Nesta véspera de Natal acontece sem visitas e com toque de recolher em alguns dos países mais afetados pela pandemia. Entenda como a pandemia afeta o Natal pelo mundo. Veja a situação nos 15 países mais atingidos pela Covid.

E mais:

O Assunto

Revisitando Vanda, líder em cuidados indígenas. O Assunto resgata quatro de seus episódios mais marcantes, protagonizados por brasileiros que tiveram a vida duramente transformada pela pandemia.

Mineração retomada em Mariana

Samarco volta a funcionar depois de 5 anos da tragédia que matou 19 pessoas em Mariana

Samarco volta a funcionar depois de 5 anos da tragédia que matou 19 pessoas em Mariana

As atividades da mineradora Samarco foram retomadas em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, cinco anos depois do rompimento da Barragem de Fundão. Desde 2015, ninguém foi julgado, nenhuma casa foi entregue e recuperação ambiental não foi concluída.

Crivella

Crivella deixa a cadeia para cumprir prisão domiciliar

Crivella deixa a cadeia para cumprir prisão domiciliar

O prefeito afastado do Rio, Marcelo Crivella, deixou o presídio de Benfica, na Zona Norte do Rio, para cumprir prisão domiciliar em seu condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Ele passou uma noite preso.

De acordo com a decisão judicial, não pode haver telefones fixos, computadores, tablets, laptops, aparelhos de telefone celular e smart TVs na residência onde Crivella cumprirá a prisão domiciliar. O prefeito está proibido de deixar o apartamento sem prévia autorização judicial e está impedido de contatos telefônicos.

‘Racismo não será tolerado’

Tenente-coronel Evanilson está reformulando manual de Direitos Humanos da PM de SP — Foto: Marcelo Brandt / G1

Tenente-coronel Evanilson está reformulando manual de Direitos Humanos da PM de SP — Foto: Marcelo Brandt / G1

“O negro tem pressa, porque é muito tempo sofrendo a mesma coisa. O racismo está enraizado nas pessoas historicamente e culturalmente e elas não percebem isso”.

A frase é do tenente-coronel da PM de São Paulo Evanilson Corrêa de Souza, negro, de 50 anos, encarregado de rever o manual de Direitos Humanos da corporação para, como ele mesmo diz, “contribuir para a desestruturação do racismo estrutural”.

A ideia, segundo o coronel que comanda o 11º Batalhão da PM, na área dos Jardins/Consolação, região central da capital paulista, é fazer com que os policiais paulistas reflitam e se conscientizem de que o racismo está presente no dia a dia nas ruas e identifiquem atos discriminatórios próprios e de colegas que possam ser corrigidos.

O atual manual da PM é de 1998 e a nova versão deve ficar pronta no 1º semestre de 2021.

Presente de Natal: ensaios com bebês

Alicia — Foto: Divulgação

Alicia — Foto: Divulgação

Com as visitas restritas nos hospitais em função da pandemia da Covid-19, voluntários resolveram oferecer um ensaio fotográfico natalino para 14 recém-nascidos internados nos setores pediátricos do Hospital Santo Antônio em Blumenau, no Vale do Itajaí. Veja as imagens.

Retrospectiva

No ano em que o mundo teve que parar, os games, músicas, séries e filmes ajudaram muita gente a viver tempos difíceis com mais leveza. Como foi, então, 2020 no pop? G1 explica o que mais marcou em cada setor.

  • Blog do Altieres Rohr: Segurança digital em 2020: sequestros cibernéticos, fraudes em apps, vazamentos de dados e ‘mistérios’

Previsão do tempo

Chuva vai continuar no Sudeste

Chuva vai continuar no Sudeste

Vai continuar chovendo no Sudeste até sábado, especialmente na região serrana do Rio de Janeiro. Veja a previsão do tempo no vídeo acima.

EDIÇÃO COMPLETA COM FOTOS, VÍDEOS E LINKS NO 

www.foconapolitica.com.br

 

Imprimir