Quinta-feira, 10 de dezembro -RESUMO DO DIA

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

Instituto Butantan iniciou o envase da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O processo consiste na etapa final de produção do imunizante. A Anvisa aprova regras para uso emergencial de vacinas antiCovid. Empresa que presta serviço para o governo fez trabalho de graça para Renan Bolsonaro, o filho ’04’ do presidente Jair Bolsonaro. E no centenário de Clarice Lispector, conheça cinco “caminhos claricianos” no Rio de Janeiro marcantes na vida e na obra da escritora.

Imunização

Instituto Butantan começa a produzir a vacina da CoronaVac
Instituto Butantan começa a produzir a vacina da CoronaVac
VÍDEO – https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/instituto-butantan-comeca-a-produzir-a-vacina-da-coronavac-9091533.ghtml

fábrica do Instituto Butantan iniciou o envase da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O processo consiste na etapa final de produção do imunizante. A fábrica vai passar a funcionar 24 horas por dia e terá reforço de 120 novos profissionais, e a expectativa é envasar até um milhão de doses. O fármaco está na terceira fase de testes, estágio em que a eficácia precisa ser comprovada antes da liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o governo de SP, mais de 900 cidades brasileiras manifestaram interesse na CoronaVac.

  • Cientistas pedem que governo inclua CoronaVac no plano de vacinação
  • CoronaVac: 10 perguntas para entender a vacina do Butantan
  • Niterói (RJ) fecha acordo para comprar 1,1 milhão de doses da Coronavac
  • Valdo Cruz: ‘Ficha caiu’, e Bolsonaro manda Pazuello mudar discurso

Também nesta quinta (10), a Anvisa aprovou as regras para a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a Covid. No entanto, a agência disse que ainda não recebeu nenhum pedido de emergência nem de registro de imunizantes. Alessandra Bastos Soares, diretora da Anvisa, ressaltou que esse pedido deve ser feito pela empresa.

  • Entenda os caminhos para aprovação de uma vacina
  • Veja comparativo das candidatas em estágio mais avançado
  • Efeitos colaterais: o que se sabe sobre a segurança dos imunizantes
  • Pfizer e BioNTech publicam resultados preliminares em revista científica

‘Finalzinho da pandemia’

‘Estamos vivendo um finalzinho de pandemia’, diz Bolsonaro durante evento em Porto Alegre
‘Estamos vivendo um finalzinho de pandemia’, diz Bolsonaro durante evento em Porto Alegre
https://globoplay.globo.com/v/9091034/

Em meio à alta de óbitos por Covid-19 em 22 das 27 unidades da federação, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta (10) que “estamos vivendo um finalzinho de pandemia” (assista ao vídeo acima). A declaração foi feita em viagem ao Rio Grande do Sul. É a primeira vez que tantos estados aparecem simultaneamente com alta nas mortes pela doença desde que o consórcio de veículos de imprensa começou a acompanhar essas tendências, em 9 de julho.

  • Brasil tem 1º caso confirmado de reinfecção por coronavírus
  • Médica foi infectada por duas linhagens do vírus e teve sintomas leves

A partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quinta, foram registrados 769 óbitos pelo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 179.801 mortes. Em casos confirmados, 6.783.543 brasileiros já tiveram ou têm a doença, com 53.425 no último dia. Vinte e um estados e o Distrito Federal apresentaram alta na média móvel de mortes. Veja a situação do seu estado.

  • Prefeitura do Rio suspende áreas de lazer e proíbe estacionamento na orla; praias continuam abertas
  • Governo de SP diz que contágio é maior em dezembro do que no 1º pico

A jornalista Andréia Sadi comenta o avanço da pandemia no país: “As pessoas relaxaram”

Sadi sobre aumento de mortes por Covid-19: 'As pessoas relaxaram'
Sadi sobre aumento de mortes por Covid-19: ‘As pessoas relaxaram’
VÍDEO – https://g1.globo.com/globonews/globonews-em-pauta/video/sadi-sobre-aumento-de-mortes-por-covid-19-as-pessoas-relaxaram-9092139.ghtml

➖ Covid no mundo

Angela Merkel se emociona ao pedir novas restrições para conter a pandemia na Alemanha
Angela Merkel se emociona ao pedir novas restrições para conter a pandemia na Alemanha
VÍDEO – https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/angela-merkel-se-emociona-ao-pedir-novas-restricoes-para-conter-a-pandemia-na-alemanha-9091547.ghtml

Para frear o avanço do coronavírus, a França vai impor toque de recolher de 20h às 6h a partir de 15 de dezembro, e que incluirá a noite de ano novo, anunciou o primeiro-ministro Jean Castex. A exceção será na noite de 24 de dezembro, quando os franceses poderão se reunir. Na quarta (9), a chanceler alemã, Angela Merkel se emocionou enquanto pedia ao parlamento novas restrições para conter a pandemia: “Lamento muito, mas se isso [menos restrições] significa pagar um preço diário de 590 mortes, do meu ponto de vista, é inaceitável” (assista ao vídeo acima).

  • Webstories: Merkel é a mulher mais poderosa do mundo, segundo revista “Forbes”; veja lista

Vacinação nos EUA

Comitê nos EUA recomenda aprovação de uso emergencial da vacina da Pfizer e BioNTech
Comitê nos EUA recomenda aprovação de uso emergencial da vacina da Pfizer e BioNTech
VÍDEO – https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-18/video/comite-nos-eua-recomenda-aprovacao-de-uso-emergencial-da-vacina-da-pfizer-e-biontech-9092016.ghtml

O comitê consultivo da agência reguladora de medicamentos norte-americana (FDA) recomendou a aprovação do uso emergencial da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. Após essa etapa, a FDA ainda terá de fazer uma determinação final. Depois, uma outra agência federal americana deverá dar parecer final para que comece a vacinação em massa no país. A expectativa é que isso aconteça nos próximos dias; entenda o processo.

Os Estados Unidos vivem seu pior momento na pandemia ao registrar mais de 3 mil mortes pela doença na quarta (9) — o número é recorde para um dia.

  • Fernández anuncia vacinação e diz que será 1º a tomar na Argentina

Ação na PGR

Empresa que presta serviços ao governo federal atuou de graça para Renan Bolsonaro
Empresa que presta serviços ao governo federal atuou de graça para Renan Bolsonaro
VÍDEO – https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-16/video/empresa-que-presta-servicos-ao-governo-federal-atuou-de-graca-para-renan-bolsonaro-9091743.ghtml

Uma empresa que presta serviços ao governo federal atuou de graça para Jair Renan Bolsonaro, o filho “04” do presidente Jair Bolsonaro. A produtora, que fez filmes publicitários para o Ministério da Saúde e para o Ministério da Educação, gravou a festa de inauguração de uma empresa de Renan. As imagens foram divulgadas no perfil do filho do presidente nas redes sociais. O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) pediu à Procuradoria da República do Distrito Federal apuração de suposto tráfico de influência.

Meio ambiente

Queimadas em Canindé de São Francisco (SE) — Foto: Carluz Lima
Queimadas em Canindé de São Francisco (SE) — Foto: Carluz Lima

nova meta climática apresentada pelo Brasil ao Acordo de Paris permitirá ao país chegar a 2030 emitindo 400 milhões de toneladas de gases do efeito estufa a mais do que o previsto na meta original, de acordo com análise do Observatório do Clima. Já o governo diz que a meta brasileira “é uma das mais ambiciosas do mundo”.

Brasil ficou de fora do evento da Organização das Nações Unidas que reúne países que divulgaram metas consideradas “ambiciosas” para cumprirem o compromisso de zerar as emissões de carbono. A negativa sinaliza que as propostas do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para o Acordo de Paris ficaram abaixo das expectativas.

  • Propostas para concessão de parques nacionais entre SC e RS serão abertas, diz AGU

Setor varejista

0,9% foi o crescimento das vendas do comércio varejista em outubro, na comparação com setembro. É a 6ª alta consecutiva do setor, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a outubro de 2019, o avanço foi de 8,3%, a quinta taxa positiva consecutiva e a maior para o mês desde 2012 (9,2%).

  • Dólar tem forte queda e fecha a R$ 5,03, menor valor em 6 meses
  • Bovespa sobe e fecha no maior patamar desde fevereiro

Mais rico do Brasil

Morreu aos 82 anos em São Paulo Joseph Safra
Morreu aos 82 anos em São Paulo Joseph Safra
VÍDEO - https://globoplay.globo.com/v/9091249/

Dono do Banco Safra, o libanês naturalizado brasileiro Joseph Safra morreu de causas naturais em São Paulo, aos 82 anos. O banqueiro era considerado o homem mais rico do Brasil, de acordo com o último ranking de bilionários brasileiros da revista Forbes Brasil, com uma fortuna estimada em R$ 119,08 bilhões. Entre os íntimos, Safra era conhecido apenas por “Seu José”. Casado com Vicky Sarfaty, teve quatro filhos e 14 netos. Relembre trajetória.

Cliques do ano 📷

2 de março - Multidão caminha de máscaras em Tóquio durante a pandemia do coronavírus — Foto: REUTERS/Athit Perawongmetha
2 de março – Multidão caminha de máscaras em Tóquio durante a pandemia do coronavírus — Foto: REUTERS/Athit Perawongmetha

Fim de ano chegando e começam as retrospectivas. Em 2020, a pandemia, os protestos antirracismo, as eleições americanas e as queimadas no Pantanal são alguns dos muitos fatos que vão ficar na memória. O G1 selecionou fotos que marcaram o ano.

Centenário de Clarice Lispector 🖋

Conheça lugares no Rio que marcaram vida e obra no centenário de Clarice Lispector
Conheça lugares no Rio que marcaram vida e obra no centenário de Clarice Lispector
VÍDEO – https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/video/conheca-lugares-no-rio-que-marcaram-vida-e-obra-no-centenario-de-clarice-lispector-9086114.ghtml

“O mar é meu, o sol é meu, a terra é minha. E sinto-me feliz por nada, por tudo”, escreveu Clarice Lispector em “A descoberta do mundo (1984)” sobre a praia do Leme, bairro do Rio que declarava ser sua “terra”. Neste 10 de dezembro, celebram-se os 100 anos da escritora e o G1 visitou cinco caminhos “claricianos” marcantes na vida e na obra da eterna nômade (assista no vídeo acima).

  • Escritora também teve vida e obra ligadas ao Recife
  • Por que uma autora de difícil leitura virou campeã de citações na web?

O Assunto 🎧

E MAIS...

EDIÇÃO COMPLETA COM VÍDEOS, FOTOS E LINKS NO SITE

 www.foconapolitica.com.br

 

 

Imprimir