Quarta-feira, 9 de dezembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasilia.


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

n o t í c i a s

O Ministério da Saúde diz que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil pode ser em dezembro se a farmacêutica Pfizer obtiver autorização emergencial junto à Anvisa. O governo federal reduz a zero a alíquota de importação de revólveres e pistolas. Bolsonaro confirma que Gilson Machado, atual presidente da Embratur, é o novo ministro do Turismo. Nos Estados Unidos, o Facebook é alvo de processos por monopólio ilegal. E em Itamaraju, no Sul da Bahia, pau-brasil com 7 metros de circunferência e mais de 500 anos é descoberto: “Maior do país”, diz biólogo.

Imunização no Brasil

VÍDEO: Qualquer vacina com registro da Anvisa 'será alvo de contratação', diz Pazuello
VÍDEO: Qualquer vacina com registro da Anvisa ‘será alvo de contratação’, diz Pazuello https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/video/video-qualquer-vacina-com-registro-da-anvisa-sera-alvo-de-contratacao-diz-pazuello-9086644.ghtml

Ministério da Saúde informou que poderá haver vacinação contra a Covid-19 no Brasil ainda neste mês ou no início de janeiro de 2021 se a farmacêutica Pfizer conseguir uma autorização emergencial junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a pasta, a imunização em dezembro depende também de a empresa conseguir ‘adiantar’ uma entrega de doses. A vacinação seria em caráter emergencial e atenderia a uma pequena quantidade de pessoas.

  • OAB aciona STF para garantir uso de vacinas aprovadas no exterior
  • Governo exclui detentos da lista de prioridades para o fármaco
  • ‘A população quer sim ser vacinada’, afirma infectologista

O anúncio refletiu uma mudança de postura, já que o governo antes havia dito que o país não tinha infraestrutura para armazenar as doses na temperatura exigida de 70º C negativos. Na terça, em reunião com governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, chegou a afirmar que a vacinação no país começaria somente no fim de fevereiro.

Avanço da pandemia

Agência Nacional de Vigilância Sanitária prorrogou a validade dos mais de 7 milhões de testes para a Covid-19 estocados pelo governo. Segundo a Anvisa, a extensão vale por quatro meses a partir do vencimento original dos testes. Assim, kits com validade para dezembro poderão ser usados até abril. O ministério se manifestou sobre o estoque depois que reportagem do jornal o “Estado de S.Paulo” revelou que os testes estavam prestes a vencer.

  • Michelle Bachelet: efeito da doença no Brasil foi devastador, e líderes do país deveriam ouvir a ciência

No Brasil, foram registrados 848 mortes pela doença, totalizando 179.032 óbitos desde o começo da pandemia. Em casos confirmados, 6.730.118 brasileiros já tiveram ou têm o coronavírus, com 54.203 desses no último dia. Vinte e um estados e o Distrito Federal apresentaram aumento na média móvel de mortes. É a primeira vez que tantos estados aparecem simultaneamente com alta desde que o consórcio começou a acompanhar essas tendências, em 9 de julho. Veja a situação no seu estado.

  • Quase 500 pacientes com Covid ou com sintomas estão na fila por leito no RJ
  • Ator Marco Ricca está sem febre e tem melhora na oxigenação
  • ‘Vou levar essas palavras para sempre’: o pedido de paciente que viralizou

Covid no mundo

Canadá se tornou o terceiro país a aprovar a vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech — depois do Reino Unido e do Bahrein. Após a revisão de dados, os canadenses concluíram que o fármaco é seguro e eficaz e já pode ser aplicado em todo o país, de forma emergencial, em pessoas maiores de 16 anos. O primeiro-ministro Justin Trudeau disse que a vacinação deve começar ainda em dezembro.

  • Reino Unido desaconselha vacina da Pfizer a quem tem alergias graves; entenda
  • Nações ricas estão deixando as pobres sem vacina, dizem entidades
  • Suécia quer aumentar as restrições para poder combater a pandemia
  • Merkel pede mais restrições na Alemanha: ‘Número de mortos por Covid é inaceitável’

Na América Latina, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse na terça (8) que o país começará sua campanha de vacinação na semana que vem. Nesta primeira fase, o governo anunciou a aplicação de 125 mil doses da vacina em profissionais da saúde antes do fim do ano.

O vídeo abaixo mostra como atua a vacina da Pfizer/BioNTech, que usa tecnologia chamada de RNA mensageiro, diferentemente das demais.

VÍDEO: Entenda como atua a vacina da Pfizer/BioNTech
VÍDEO: Entenda como atua a vacina da Pfizer/BioNTech
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/video/video-entenda-como-atua-a-vacina-da-pfizerbiontech-9071180.ghtml

Compra de armas

Em mais uma medida para flexibilizar o acesso a armas, a governo federal decidiu zerar a alíquota de importação de revólveres e pistolas, que atualmente é de 20% do valor do produto. A mudança passa a valer a partir de janeiro de 2021. Desde o início de seu mandato, o presidente Jair Bolsonaro tomou medidas para flexibilizar a posse e o porte de armas pela população, conforme havia prometido em sua campanha à presidência da República, em 2018. Em agosto, a Polícia Federal formalizou a autorização para que o cidadão possa comprar até quatro armas.

O comentarista Gerson Camarotti analisa a postura da gestão Bolsonaro: “Usa armas para tirar foco da vacinação”.

Governo zera alíquota de importação de revólveres e pistolas; Camarotti comenta
Governo zera alíquota de importação de revólveres e pistolas; Camarotti comenta -  https://globoplay.globo.com/v/9086985/

Na mira da Justiça

Facebook é alvo de processos por monopólio ilegal nos Estados Unidos
Facebook é alvo de processos por monopólio ilegal nos Estados Unidos https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-18/video/facebook-e-alvo-de-processos-por-monopolio-ilegal-nos-estados-unidos-9088720.ghtml

Facebook virou alvo de processos nos Estados Unidos por monopólio ilegal. A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos EUA alegou que as compras do WhatsApp e do Instagram foram “estratégias para eliminar ameaças” e poderão ter de ser revertidas. A FTC e os procuradores-gerais dos distritos alegam que o Facebook vem mantendo seu domínio nas redes sociais por meio de uma conduta anticompetitiva praticada há muitos anos e que resultou em “lucros exorbitantes”. A rede social afirma que as aquisições foram aprovadas pelo órgão.

Disputa no Congresso

O deputado Arthur Lira, líder do PP e do Centrão, que anunciou nesta quarta (9) sua candidatura à presidência da Câmara — Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão ConteúdoO deputado Arthur Lira, líder do PP e do Centrão, que anunciou nesta quarta (9) sua candidatura à presidência da Câmara — Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) lançou sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Líder do Centrão, o parlamentar deve disputar o cargo com o candidato que o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidir apoiar. Maia declarou, nesta quarta (8), que o governo está “desesperado” para eleger um aliado para a presidência da Câmara. Segundo ele, o objetivo seria avançar pautas de costumes e “desorganizar” a agenda do meio ambiente.

  • Gerson Camarotti: PSB na Câmara forma maioria pró-Lira
  • Câmara aprova projeto que estabelece compromisso de países contra o racismo

Troca de ministro

Os ministros do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos — Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilOs ministros do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos — Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse na noite desta quarta-feira (9) a apoiadores na entrada da residência oficial do Palácio da Alvorada que o atual presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Gilson Machado, será o novo ministro do Turismo. Ele substituirá Marcelo Álvaro Antônio.

Mais cedo, num grupo de um aplicativo de mensagens de ministros do governo, Álvaro Antônio chamou de “traíra” o colega Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), responsável pela articulação política com o Congresso. Ele acusou Ramos de ter pedido a demissão dele a Bolsonaro a fim de negociar o cargo com deputados do Centrão, bloco parlamentar de apoio ao governo na Câmara.

Volta aos ares

Boeing 737 Max 8 da Gol — Foto: DivulgaçãoBoeing 737 Max 8 da Gol — Foto: Divulgação

Após aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Gol Linhas Aéreas retomou suas operações com o Boeing 737 MAX em rotas nacionais nesta quarta (8). O modelo estava impedido de voar após dois acidentes, na Indonésia e na Etiópia, que mataram 346 pessoas em 2018 e 2019. De acordo com a companhia aérea, que é a única no país a utilizar a aeronave, treinamentos e testes rigorosos foram feitos para que o retorno fosse possível.

📌 Economia

2% ao ano: o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, na última reunião de 2020, manter a taxa básica de juros, a Selic, no menor patamar da série histórica. O índice está estacionado nos 2% desde agosto, e analistas avaliam que o cenário pode ser mantido no próximo semestre. A definição da taxa de juros acontece em meio à alta dos preços. Em novembro, o IPCA, índice considerado a inflação oficial do país, somou 0,89%.

Casamentos no Brasil

Brasileiros estão casando menos e ficando menos tempo casados
Brasileiros estão casando menos e ficando menos tempo casados https://globoplay.globo.com/v/9088207/

Os brasileiros estão se casando menos. E ficando menos tempo casados, segundo as Estatísticas do Registro Civil, referentes a 2019, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa aponta que cerca de 1,02 milhão de casamentos foram registrados em 2019, 28,8 mil a menos que em 2018, o que representa uma queda de 2,7%. A média de duração da união era de 17,6 anos, e em 2019 caiu para 13,8.

  • Número de mães com menos de 15 anos cai 26% em uma década

Buscas na web 🌐

Google

O Google divulgou nesta quarta (9) os termos mais procurados na ferramenta de buscas no Brasil em 2020. Coronavírus, auxílio emergencial, receita de pão caseiro, como fazer tie dye e aprender a tocar violão foram alguns dos interesses dos brasileiros neste ano de pandemia. Veja a lista completa com os assuntos mais buscados, divididos em categorias como acontecimentos, filmes, séries e personalidades, entre outros.

  • Perguntas sobre pandemia e eleições estiveram em alta

A Boa do Dia 🌱

Maior Pau-brasil do país foi descoberto no sul da Bahia — Foto: Cássio Vasconcellos/Arquivo pessoalMaior Pau-brasil do país foi descoberto no sul da Bahia — Foto: Cássio Vasconcellos/Arquivo pessoal

Mais de 500 anos e 7,13 metros de circunferência: um pau-brasil centenário foi descoberto na cidade de Itamaraju, no sul da Bahia. Segundo o botânico Ricardo Cardim, que fez a medição da árvore, é o maior da espécie no país, e foi encontrado por um morador da região. Veja fotos e vídeo.

O Assunto 🎧

E MAIS...

EDIÇÃO COMPLETA COM VÍDEOS, FOTOS E LINKS

NO SITE

www.foconapolitica.com.br

 

Imprimir