Quarta-feira, 2 de dezembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

n o t í c i a s

Uma dose de esperança: o Reino Unido aprova a vacina da Pfizer e BioNTech contra a Covid e anuncia que iniciará a aplicação na população na próxima semana. No Brasil, a Anvisa define os critérios para o uso emergencial de imunizantes. Depois de Criciúma (SC), moradores de Cametá, no Pará, vivem noite de terror com ataque a banco.

Primeiro país ocidental

Na corrida pela imunização contra a Covid-19, o Reino Unido larga na frente ao aprovar a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTec. A partir da semana que vem, o imunizante já será aplicado nos britânicos — profissionais da saúde e idosos deverão ser os primeiros vacinados. Por causa das condições de armazenamento da vacina – que precisa ser mantida a -70°C – as campanhas serão feitas em hospitais.

No Brasil, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, disse nesta terça que o plano de vacinação ainda está sendo elaborado e que não prevê uso de imunizantes que exijam baixíssimas temperaturas de armazenamento, como é o caso do da Pfizer.

  • Reino Unido, Alemanha e Rússia vacinarão já em dezembro. E o Brasil?
  • 4 vacinas estão na reta final de testes; veja comparativo
  • ‘Está chegando’, diz médico brasileiro sobre vacinação no Reino Unido

Imunização no Brasil

Vacina anti-Covid em teste. — Foto: REUTERS/Dado Ruvic

Vacina anti-Covid em teste. — Foto: REUTERS/Dado Ruvic

A Anvisa definiu os critérios para pedido de uso emergencial da vacina anti-Covid no Brasil. A agência só vai aceitar solicitação de empresas que já estiverem testando seus imunizantes em voluntários no país. E ressalta que o ‘uso emergencial’ é diferente do ‘registro sanitário’, que é a aprovação completa para uso de um imunizante. O registro definitivo depende de mais dados e da conclusão de todas as etapas de teste; entenda.

  • Câmara aprova MP que destina R$ 1,99 bi para ‘vacina de Oxford’ contra Covid-19

Panorama Covid

O Brasil registrou 669 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 174.531 óbitos. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 6.436.633 brasileiros já tiveram ou têm o coronavírus, com 48.107 desses confirmados no último dia. A média móvel foi de 38.534 novos diagnósticos por dia, a maior desde 6 de setembro — quando chegou a 39.356. Isso representa uma variação de 35% em relação aos casos registrados em duas semanas. Veja a situação do seu estado.

  • Rio de Janeiro: número de pacientes em fila para internação de Covid-19 no SUS é dez vezes maior que o registrado em outubro
  • SP volta à fase amarela nesta quarta, e shoppings, restaurantes e academias devem reduzir público e horário
  • Bares do DF desrespeitam restrição de horário no 1º dia do decreto que determinou fechamento mais cedo
  • Mortes por Covid tiveram queda menor em novembro do que em outubro, indicam secretarias de Saúde

Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sugeriu que a campanha eleitoral não provocou aumento de infecções pelo coronavírus — Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo; Arte/G1

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sugeriu que a campanha eleitoral não provocou aumento de infecções pelo coronavírus — Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo; Arte/G1

Em meio à alta dos diagnósticos de Covid-19 no país, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que não se pode mais falar em afastamento social depois que a campanha para as eleições municipais foi realizada com aglomerações e não houve “aumento de contaminação” pelo coronavírus no Brasil. A declaração foi criticada por especialistas.

Pazuello, que participou de uma audiência pública na Câmara, também afirmou que a validade dos testes que o governo mantém armazenados será estendida.

  • Nova falha do Ministério da Saúde expõe dados de 243 milhões de brasileiros na internet, diz jornal

Aulas em universidades

Prédio da reitoria da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Raquel Morais/G1

Prédio da reitoria da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Raquel Morais/G1

Reitores de universidades federais afirmam que não vão acatar a portaria do Ministério da Educação que determina a volta às aulas presenciais nas instituições federais de ensino a partir de 4 de janeiro de 2021. Publicada nesta quarta, a portaria do MEC também revoga a permissão para que as atividades on-line contem como dias letivos. Os reitores defendem que o retorno presencial só deve ocorrer se a situação local da pandemia permitir, e se houver segurança para garantir que não haja aumento nas transmissões do coronavírus.

Terror no Pará

Governador Helder Barbalho chega a agência do Banco do Brasil atacada por criminosos em Cametá (PA). — Foto: Ascom/Governo do Pará

Governador Helder Barbalho chega a agência do Banco do Brasil atacada por criminosos em Cametá (PA). — Foto: Ascom/Governo do Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que a quadrilha que assaltou uma agência do Banco do Brasil em Cametá errou o cofre e não levou nada do banco. Depois de os moradores de Criciúma (SC) viverem uma noite de terror na madrugada de terça (1º), uma ação com características semelhantes no Norte do país teve início pouco antes de 0h desta quarta-feira (2). Ao menos 10 criminosos tomaram as ruas da cidade, que fica a 235 km de Belém, e levaram pânico à região. Um jovem de 25 anos morreu após ser feito refém pelo bando. Ninguém foi preso.

Assalto em Criciúma:

  • Suspeita de participar de mega-assalto em Criciúma é presa em SP
  • Polícia continua à procura de mais suspeitos do maior roubo de Santa Catarina
  • Assalto em Criciúma: Comando da PM vê ‘similaridade em tudo’ após análise de ataques a bancos em SP

Economia

1,1% foi a taxa de crescimento da produção industrial brasileira em outubro, na comparação com setembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a 6ª alta seguida, a atividade industrial no país agora se encontra 1,4% acima do nível de fevereiro, quando a pandemia ainda não havia afetado a produção. A perda acumulada é de 6,3% em 2020.

Reclassificação

Folhas de cannabis, usadas para produzir maconha, fotografadas em 19 de novembro durante protesto em frente ao Senado do México — Foto: Carlos Jasso/Reuters

Folhas de cannabis, usadas para produzir maconha, fotografadas em 19 de novembro durante protesto em frente ao Senado do México — Foto: Carlos Jasso/Reuters

A ONU aprovou a retirada da maconha da lista de drogas consideradas mais perigosas. Na prática, a decisão da Comissão de Drogas Narcóticas das Nações Unidas não interfere no poder dos países em estabelecerem suas próprias regras e leis sobre a droga. A cannabis e a resina derivada dela ainda se mantêm no grupo das substâncias para as quais a ONU recomenda algum controle, como a morfina, por exemplo. Leia mais.

Só na live 🎶

Marília Mendonça em sua primeira grande live no YouTube, no dia 8 de março — Foto: Caio Rocha/FramePhoto/Estadão Conteúdo

Marília Mendonça em sua primeira grande live no YouTube, no dia 8 de março — Foto: Caio Rocha/FramePhoto/Estadão Conteúdo

É do Brasil! No ano das lives, oito das 10 transmissões ao vivo de música com maior audiência no YouTube são de artistas brasileiros. Marília Mendonça fez o show ao vivo mais assistido, com 3,3 milhões de visualizações simultâneas, ficando à frente do fenômeno sul-coreano BTS e do tenor italiano Andrea Bocelli, os dois nomes internacionais na lista; veja.

Dia Nacional do Samba

Dia Nacional do Samba
Dia Nacional do Samba

A Boa do Dia

'Caçador vermelho do Rio Jacuí' foi estudado e reconstituído por pesquisador da UFSM — Foto: Márcio L. Castro‘Caçador vermelho do Rio Jacuí’ foi estudado e reconstituído por pesquisador da UFSM — Foto: Márcio L. Castro

Cerca de 230 milhões de anos nos separam da nova espécie de dinossauro descoberta em solo brasileiro. O Erythrovenator jacuiensis — que significa “caçador vermelho do Rio Jacuí” — viveu no período triássico e é um antepassado do tiranossauro rex e do velociraptor. Só que um pouco menor do que os parentes famosos: ele teria cerca de doi metros de comprimento e pesaria em torno nove quilos.

“Entretanto, apesar do tamanho pequeno, ele provavelmente foi um predador ágil, uma vez que o fêmur preserva estruturas de inserção muscular bastante desenvolvidas”, explica o paleontólogo Rodrigo Temp Müller.

O fragmento de fóssil do animal foi localizado em sítio arqueológico em Agudo (RS). Saiba mais.

O Assunto 🎧

E MAIS..

EDIÇÃO COMPLETA DESTA EDIÇÃO COM FOTOS, VÍDEOS E LINKS

NO SITE

www.foconapolitica.com.br

 

Imprimir