Sexta-feira, 27 de novembro- RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

n o t í c i a s

Avanço do vírus: a ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no Rio atinge 94% na rede SUS e mais de 90% nos hospitais privados. Às 22h, depois de “A Força do Querer”, TV Globo e afiliadas realizam debates no 2º turno em 33 cidades; G1 transmitirá ao vivo. Em depoimento à PF, ex-ministro Sergio Moro diz ter ouvido de ministros que Carlos Bolsonaro era ligado a “gabinete do ódio”. E neste sábado tem live de sucessos do cantor Paulinho da Viola, exibida pelo Globoplay.

➖ Avanço da pandemia

Até a manhã desta sexta, 276 pessoas infectadas ou com suspeita de Covid aguardavam na fila por um leito de Covid no estado do Rio de Janeiro. Entre elas, 123 apresentavam estado de saúde grave e precisavam de uma vaga na Unidade de Tratamento Intensivo. O Sistema Único de Saúde atingiu mais de 94% de ocupação de leitos de UTI. No setor privado, mais de 90% das vagas já estão ocupadas. O estado já registrou mais de 22 mil mortes por coronavírus e 347 mil casos confirmados.

  • Carnaval de Salvador em 2021 está suspenso, diz ACM Neto
  • Após alta de casos, Curitiba volta a fechar bares e casas noturnas
  • País se aproxima de 172 mil mortes; média móvel de casos segue acima de 31 mil por dia
  • Brasil vive ‘início de 2ª onda’ por falta de testes, de política centralizada e de isolamento, apontam pesquisadores

Gabinete do ódio

Em depoimento, Sergio Moro liga Carlos Bolsonaro a 'Gabinete do Ódio'
VÍDEO  - https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/em-depoimento-sergio-moro-liga-carlos-bolsonaro-a-gabinete-do-odio-9057599.ghtml

Em depoimento, Sergio Moro liga Carlos Bolsonaro a ‘Gabinete do Ódio’

O ex-ministro Sergio Moro disse que sofreu ataques do chamado “gabinete do ódio” desde que deixou o governo. Em depoimento à Polícia Federal como testemunha, no inquérito sobre atos antidemocráticos, Moro afirmou que ministros do governo Bolsonaro comentavam que o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, tinha participação nesse “gabinete do ódio”. Leia mais.

Valdo Cruz: ‘Gabinete do ódio’ foi muito atuante no início do mandato de Bolsonaro

Valdo Cruz: 'Gabinete do ódio' foi muito atuante no início do mandato de Bolsonaro
VÍDEO  - https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/valdo-cruz-gabinete-do-odio-foi-muito-atuante-no-inicio-do-mandato-de-bolsonaro-9057616.ghtml

Valdo Cruz: ‘Gabinete do ódio’ foi muito atuante no início do mandato de Bolsonaro

Caso João Alberto

Caso João Alberto: segurança que participou de assassinato depõe sobre o crimeVÍDEO  - https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/valdo-cruz-gabinete-do-odio-foi-muito-atuante-no-inicio-do-mandato-de-bolsonaro-9057616.ghtml

Caso João Alberto: segurança que participou de assassinato depõe sobre o crime

Um dos seguranças presos pela morte de João Alberto em um Carrefour de Porto Alegre disse em depoimento que a sua intenção era imobilizar a vítima, e não matar. Giovane Gaspar da Silva, de 24 anos, negou que tenha havido discussão antes das agressões. Ele disse ainda que João Alberto se dirigiu sozinho ao estacionamento e o seguiu. Nas imagens, o PM temporário e o segurança Magno Borges Braz, 30 anos, são vistos acompanhando a vítima. Leia detalhes do depoimento.

  • Caso João Alberto: perguntas e respostas
  • Polícia investiga três cenários em que morte pode configurar racismo

📌 Eleições 2020

A TV Globo e as suas afiliadas realizam nesta sexta, após “A Força do Querer”, debates entre candidatos à prefeitura de 33 cidades brasileiras que terão 2º turno nas eleições municipais. O G1 transmitirá os debates ao vivo.

  • Caneta, identidade e máscara: o que levar no dia da eleição
  • TSE recomenda que eleitor com sintomas de Covid fique em casa

Os debates com os candidatos a prefeito de São Paulo (SP) e Anápolis (GO) foram cancelados nesta tarde. O motivo é que, na capital paulista, o candidato Guilherme Boulos (PSOL) foi diagnosticado com Covid. Já em Anápolis, Roberto Naves (PP) apresentou um atestado médico sobre a necessidade de isolamento, pois está com sintomas do novo coronavírus. O 2º turno acontece neste domingo (29) em 57 cidades brasileiras.

  • Jogo eleitoral: descubra qual candidato combina com você
  • Atualize o app do G1 e acompanhe a apuração do 2º turno

📍 Santa Catarina

Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, em entrevista ao jornalista Raphael Faraco — Foto: Mateus Castro/NSC TV

Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, em entrevista ao jornalista Raphael Faraco — Foto: Mateus Castro/NSC TV

O governador afastado de Santa Catarina foi absolvido no tribunal especial de julgamento do primeiro pedido de impeachment. Com isso, Carlos Moisés da Silva (PSL) retornou ao cargo e já anunciou mudanças em cargos ligados ao alto escalão do governo. Por 6 votos a 3, o tribunal especial decidiu que não houve crime de responsabilidade do parlamentar no caso do aumento salarial dos procuradores do estado.

  • Veja como foi a sessão de julgamento do 1º pedido de destituição
  • Políticos e entidades se manifestam sobre absolvição em processo de impeachment

📂 Caso Flordelis

Caso Flordelis: Justiça ouve testemunhas de acusação da morte do pastor Anderson
https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-16/video/caso-flordelis-justica-ouve-testemunhas-de-acusacao-da-morte-do-pastor-anderson-9057780.ghtml

Caso Flordelis: Justiça ouve testemunhas de acusação da morte do pastor Anderson

Uma discussão aos gritos entre o advogado de defesa da deputada federal Flordelis e a juíza responsável pelo julgamento do assassinato do pastor e marido da investigada, Anderson do Carmo, marcou a audiência das testemunhas de acusação do caso nesta sexta. O motivo teria sido um documento digitalizado que não foi entregue ao juízo com antecedência. Veja como foi a audiência.

  • Investigação da morte levou pouco mais de um ano para ser concluída; veja cronologia

Mais cedo, ao chegar para acompanhar os depoimentos, Flordelis reafirmou sua inocência. Acusada por ser a mandante do crime, a parlamentar não foi presa por ter imunidade parlamentar. Veja como foi a audiência.

  • Flordelis leva bronca de juíza por atraso e nega crime: ‘Jamais faria isso’

Tensão no Oriente Médio

Principal cientista nuclear do Irã é assassinado
https://globoplay.globo.com/v/9057452/

Principal cientista nuclear do Irã é assassinado

Principal cientista por trás do projeto nuclear iraniano, Mohsen Fakhrizadeh foi morto na província de Teerã. Ele estava em um carro quando foi baleado e chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu. Em meio às investigações, a tensão cresceu no Oriente Médio após o Irã acusar Israel pelo ataque. Já o porta-voz do gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou que ele não comentaria a morte de Fakhrizadeh.

Black Friday 💰

Black Friday: lojas estão com menos movimento e investem nas vendas pela internet
https://globoplay.globo.com/v/9057452/

Black Friday: lojas estão com menos movimento e investem nas vendas pela internet

Na Black Friday, as cenas de empurra-empurra deram lugar a avisos com pedidos de uso de máscaras e filas com marcações para distanciamento. O movimento nas lojas físicas foi menor que nos anos anteriores por causa da pandemia do coronavírus, mas até “cápsula individual” foi improvisada para aproveitar descontos. Veja fotos pelo mundo.

  • De onde vem o nome Black Friday? Dez curiosidades sobre a data
  • Veja dicas para comprar com segurança

A data no Macapá não ocorreu como o esperado: clientes e lojistas foram surpreendidos com apagão no Centro Comercial. Lojas e estabelecimentos ficaram cerca de 30 minutos sem energia, frustrando quem saiu em busca de ofertas. Segundo Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), houve uma “saída do sistema” na região central e que as equipes operacionais atuaram para restabelecer a situação.

  • Consumidores fazem fila no Centro de BH em busca de descontos
  • Em MG, até pão de queijo entra na promoção

Mistério no deserto 🧐

VÍDEO: Veja imagens do monolito misterioso encontrado no deserto em Utah, nos EUA
https://g1.globo.com/mundo/video/video-veja-imagens-do-monolito-misterioso-encontrado-no-deserto-em-utah-nos-eua-9048687.ghtml

VÍDEO: Veja imagens do monolito misterioso encontrado no deserto em Utah, nos EUA

Os americanos ignoraram os filmes da “Tela Quente”, onde sempre é arriscado encontrar qualquer coisa misteriosa no deserto, e foram atrás do monolito de metal achado em Red Rock, no estado de Utah. No início da semana, autoridades locais anunciaram que o objeto foi avistado durante um sobrevoo, mas o local exato não foi divulgado para preservar a população dos riscos. Isso não foi um empecilho: em 48 horas, as redes sociais já estavam com selfies de aventureiros amadores para encontrar o objeto intrigante. Veja como foi a investigação coletiva.

Mercado de trabalho 📉

Taxa de desemprego bate recorde e chega a 14,6% no trimestre encerrado em setembro
VÍDEO  -https://globoplay.globo.com/v/9057361/

Taxa de desemprego bate recorde e chega a 14,6% no trimestre encerrado em setembro

14,6% foi o aumento recorde do desemprego no Brasil registrado no trimestre encerrado em setembro, afetando 14,1 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua). A população ocupada no país encolheu 1,1% em 3 meses, para 82,5 milhões de pessoas, atingindo o patamar mais baixo da série histórica, de acordo com o IBGE. Em um ano, o Brasil perdeu 11,3 milhões de postos de trabalho.

A Boa do Dia 🎼

Paulinho da Viola — Foto: Marco Froner / DivulgaçãoPaulinho da Viola — Foto: Marco Froner / Divulgação

“Pecado capital”, “Coração leviano” e “Foi um rio que passou em minha vida” estão entre os sucessos do repertório da primeira live de Paulinho da Viola, que será transmitida no Globoplay, a partir das 22h deste sábado. O cantor, de 78 anos, subirá ao palco da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez não verá ninguém na plateia — apenas músicos e equipe técnica vão acompanhar o show no local. Em entrevista, Paulinho conta ter seguido um isolamento rigoroso para se proteger da Covid, saindo “só em casos extremos”. Leia mais.

  • 🎥 #Sextou: 10 filmes essenciais de Sônia Braga

O Assunto 🎧

Resumo do dia

www.abracambrasil.org.br
www.abracambrasil.org.br

www.abracambrasil.org.br
www.abracambrasil.org.br

E MAIS…

Esta EDIÇÃO COMPLETA, com fotos, vídeos e links, está disponível no site

www.foconapolitica.com.br

Imprimir