Quinta-feira, 26 de novembro – RESUMO DO DIA

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


n o t í c i a s

Multidão dá o último adeus ao ídolo Diego Maradona e velório causa tumulto em Buenos Aires. Na corrida pela imunização contra a Covid, especialistas questionam dados sobre eficácia da meia dose e transparência em testes da vacina de Oxford. Presidente Jair Bolsonaro desiste de depor e pede conclusão de inquérito sobre suposta interferência dele na Polícia Federal. E no céu do Ceará, um halo solar encanta a população.

Adeus ao ídolo

Foto de Maradona com o uniforme da seleção argentina  na Casa Rosada durante velório do ídolo do futebol — Foto: Marcos Brindicci/APFoto de Maradona com o uniforme da seleção argentina na Casa Rosada durante velório do ídolo do futebol — Foto: Marcos Brindicci/AP

O corpo de Diego Armando Maradona foi sepultado no cemitério Jardín de Bella Vista, nos arredores de Buenos Aires. O dia de homenagens foi marcado por tumulto e confrontos entre policiais e fãs do ex-jogador. Mais cedo, o velório — que aconteceu na Casa Rosada, sede do governo da Argentina — teve de ser encerrado por motivo de segurança. O jornal “La Nación” relatou que alguns dos fãs do ídolo argentino chegaram a invadir o local.

Segundo resultado preliminar da autópsia, o ídolo argentino morreu por uma “insuficiência cardíaca aguda, congestiva e crônica”, o que gerou um acúmulo anormal de líquido no pulmão. O advogado de Maradona, Matías Morla, afirmou que a ambulância demorou para chegar e disse que vai pedir que uma investigação seja aberta.

“A ambulância demorou mais de meia hora para chegar, o que foi uma idiotice criminosa. Este fato não deve ser esquecido e peço que as consequências sejam apuradas até ao fim”, disse o advogado.

Imunizantes

Foto sem data divulgada em 23 de novembro mostra frasco da vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19. — Foto: John Cairns / University of Oxford / AFP

Foto sem data divulgada em 23 de novembro mostra frasco da vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19. — Foto: John Cairns / University of Oxford / AFP

A AstraZeneca deve conduzir testes adicionais para avaliar a eficácia de sua candidata à vacina contra a Covid, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford. A declaração do diretor da farmacêutica foi feita três dias depois que a comunidade científica questionou a transparência dos estudos.

Nesta semana, a empresa relatou que o imunizante teve eficácia de 90% entre o grupo que recebeu a meia dose do fármaco na 1ª etapa da vacinação. Por causa deste e de outros pontos, os pesquisadores levantaram dúvidas; veja quais.

➖ Avanço da pandemia

VÍDEO: Fila de leitos de Covid-19 no RJ tem mais de 200 pacientes
VÍDEO: Fila de leitos de Covid-19 no RJ tem mais de 200 pacientes
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/video/video-fila-de-leitos-de-covid-19-no-rj-tem-mais-de-200-pacientes-9053314.ghtml

taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid da rede particular na cidade do Rio de Janeiro é de 90%. Por isso, algumas unidades já procuram leitos vagos em cidades vizinhas. Na rede SUS da capital — que engloba unidades municipais, estaduais e federais —, o cenário não é diferente: a taxa de ocupação está em 90%. E os leitos que restam foram bloqueados para eventual uso por pacientes que já estão internados e podem precisar de terapia intensiva.

De acordo com o levantamento do consórcio de veículos de imprensa, o país registrou 698 mortes nas últimas 24 anos, totalizando 171.497 óbitos desde o começo da pandemia. Em casos confirmados, 6.204.570 brasileiros já foram infectados, com 37.672 desses registrados no último dia. Dez estados apresentaram alta na média móvel de mortes: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minais Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Acre, Amapá, Ceará e Sergipe. Veja a situação na sua região.

www.abracambrasil.org.br

Tragédia em Taguaí

Vítimas de acidente com caminhão e ônibus em Taguaí são enterradas — Foto: Carlos Dias/G1Vítimas de acidente com caminhão e ônibus em Taguaí são enterradas — Foto: Carlos Dias/G1

A Polícia Civil trabalha com duas linhas de investigação para determinar as causas do acidente que matou 41 pessoas em Taguaí (SP): falha nos freios ou tentativa de ultrapassagem em local proibido. Todas as vítimas foram enterradas entre a madrugada e a manhã desta quinta. Em meio ao luto, sobreviventes falaram da tragédia: “Foi a pior cena da minha vida”, contou a costureira Sônia Lobo Pacheco, que perdeu a mãe e o marido na batida. Veja quem são as vítimas.

Chacina em Ibaretama

Uma criança de 7 anos está entre os mortos de uma chacina no Ceará
Uma criança de 7 anos está entre os mortos de uma chacina no Ceará
https://globoplay.globo.com/v/9054276/

Homens armados invadiram uma casa e mataram sete pessoas— entre elas, uma mulher e uma criança de 7 anos — em Ibaretama, no Ceará, na madrugada desta quinta. A polícia, que suspeita de conflito entre facções, faz buscas pelos criminosos. O caso continua sendo apurado pela Delegacia Regional de Quixadá e Divisão de Homicídio. Essa é a 2ª chacina registrada no estado em pouco mais de um mês.

www.abracambrasil.org.br

📌 Eleições 2020

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeitos no segundo turno:

📂 Mais sobre o pleito:

Suposta interferência

O presidente Jair Bolsonaro desistiu de prestar depoimento à Polícia Federal no inquérito que apura suposta tentativa de interferência dele na autonomia da corporação. Nesta quinta, a Advocacia-Geral da União (AGU) comunicou ao Supremo Tribunal Federal e pediu o fim das investigações. Aberto em abril com base em declarações do ex-ministro Sergio Moro, o inquérito está paralisado desde 17 de setembro devido à indefinição sobre o interrogatório.

Relação Brasil ➖ China

O deputado federal Eduardo Bolsonaro discursa durante cerimônia de inauguração do escritório da Apex em Jerusalém — Foto: Gil Cohen-Magen/AFPO deputado federal Eduardo Bolsonaro discursa durante cerimônia de inauguração do escritório da Apex em Jerusalém — Foto: Gil Cohen-Magen/AFP

Após nova declaração de Eduardo Bolsonaro (PSL) atacando a China, deputados pediram ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que paute o “imediato afastamento” do parlamentar da presidência da Comissão de Relações Exteriores, segundo informações do blog da jornalista Andréia Sadi. Em uma rede social, o filho do presidente postou que o governo brasileiro declarou apoio a uma “aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”. A mensagem, que foi apagada, provocou reação da embaixada chinesa no Brasil.

“Isso é totalmente inaceitável para o lado chinês e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento. A parte chinesa já fez gestão formal ao lado brasileiro pelos canais diplomáticos”, diz o texto da embaixada.

No vídeo abaixo, o comentarista da GloboNews Valdo Cruz comenta a postura da embaixada da China.

Valdo: China cansou de apanhar de Eduardo Bolsonaro
Valdo: China cansou de apanhar de Eduardo Bolsonaro
https://g1.globo.com/globonews/globonews-em-pauta/video/valdo-china-cansou-de-apanhar-de-eduardo-bolsonaro-9052596.ghtml

#BoraExercitar 🥵

Alunos da  7ª série fazem exercícios em uma escola mantendo o distanciamento social em Stamford, no estado americano de Connecticut, na terça-feira (24). — Foto: John Moore/Getty Images/AFPAlunos da 7ª série fazem exercícios em uma escola mantendo o distanciamento social em Stamford, no estado americano de Connecticut, na terça-feira (24). — Foto: John Moore/Getty Images/AFP

Adeus, sedentarismo! A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novas diretrizes globais sobre atividade física e comportamento sedentário nesta quarta. A entidade aumentou o tempo semanal recomendado para adultos: agora são 300 minutos – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos diariamente. Outra opção é praticar 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não tiver contraindicação. Em 2010, a OMS sugeria ‘pelo menos’ 150 minutos de exercício moderado por semana ou 75 minutos de alta intensidade.

📈 Novas vagas

Ministério da Economia registra em outubro recorde de 394 mil novos empregos formais — Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Ministério da Economia registra em outubro recorde de 394 mil novos empregos formais — Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

394.989 empregos formais foram abertos em outubro no Brasil, o maior número registrado na série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que começa em 1992. Foi o 4º mês seguido em que a abertura de vagas com carteira assinada superou as demissões. No entanto, o país ainda não recuperou os empregos perdidos durante a fase mais aguda da pandemia do coronavírus.

A Boa do Dia 🌞

Halo solar no céu cearense chama atenção de moradores do interior do estado — Foto: Arquivo pessoal

Halo solar no céu cearense chama atenção de moradores do interior do estado — Foto: Arquivo pessoal

“Um arco-íris ao redor do sol”. Foi assim que moradores do interior do Ceará descreveram um halo solar que brilhou no céu nesta quinta. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o fenômeno é comum, mas muitas vezes não pode ser visto devido à claridade do dia. O arco-íris ocorre a partir do reflexo da luz solar em cristais de gelo, em altitudes acima de 12 quilômetros.

O Assunto 🎧


www.abracambrasil.org.br
www.abracambrasil.org.br

E MAIS…

Esta EDIÇÃO COMPLETA, com fotos, vídeos e links, está disponível no site

www.foconapolitica.com.br

Imprimir