Sexta-feira, 20 de novembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília



VEREADORES E VEREADORAS
Venham para o 13º Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais discutir GESTÃO AMBIENTAL:
Como uma gestão ambiental sustentável pode trazer ganhos sociais e econômicos para as cidades
Saiba mais…
www.abracambrasil.org.br/eventos

O Dia da Consciência Negra manchado pela morte brutal de um brasileiroJoão Alberto Silveira Freitas, negro, 40 anos, espancado até a morte por 2 seguranças brancos de um supermercado em Porto Alegre. O assassinato provoca manifestações antirracistas pelo país. O Brasil passa a marca de 6 milhões de casos de Covid. E para acelerar a distribuição da vacina, a Pfizer pede autorização para uso emergencial.

Caso João Alberto

Homem negro é espancado e morto em supermercado Carrefour em Porto Alegre
https://globoplay.globo.com/v/9041015/

Homem negro é espancado e morto em supermercado Carrefour em Porto Alegre

No Dia da Consciência Negra, o assassinato brutal de João Alberto Silveira Freitas deixou os brasileiros perplexos. O homem negro, de 40 anos, foi espancado até a morte por dois seguranças brancos de um supermercado Carrefour, em Porto Alegre.

Análises iniciais indicam que ele morreu por asfixia depois de mais de 5 minutos apanhando. Os espancadores estão presos e responderão por homicídio qualificado.

João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre. — Foto: Reprodução/Redes sociaisJoão Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre. — Foto: Reprodução/Redes sociais

João Beto, como era conhecido, tinha 3 filhos e uma enteada. A mulher dele, Milena Borges Alves, disse que tentou ajudar o marido e que foi empurrada pelos seguranças.

“Eu estava pagando no caixa, daí ele desceu na minha frente. Quando eu cheguei lá embaixo, ele já estava imobilizado. Ele pediu: ‘Milena, me ajuda’. Quando eu fui, os seguranças me empurraram”, afirmou ela.

O pai de João Alberto disse que perdeu o filho em uma ‘agressão covarde’ e em um ‘ato de racismo’, denunciado por autoridades do país. O ministro do STF, Gilmar Mendes, chamou o crime de ‘assassinato brutal’. Veja a repercussão.

  • Após assassinato, Mourão diz que ‘no Brasil não existe racismo’
  • Carrefour chamou ato de criminoso e anunciou fim de contrato com empresa

Em várias cidades brasileiras, manifestantes saíram às ruas em protesto contra a morte de João Alberto. Unidades do Carrefour também foram palco de manifestações com cartazes como “Vidas Negras Importam”. Em SP, a Marcha da Consciência Negra reforçou o pedido de justiça.

  • Grupo ataca loja do Carrefour em SP; ninguém se feriu
  • No Rio, ato exigiu fechamento de unidade da rede de supermercados
  • Após início pacífico, protesto teve confusão em Porto Alegre
Manifestantes durante protesto dentro de Carrefour em Brasília, nesta sexta-feira (20). — Foto: REUTERS/Adriano MachadoManifestantes durante protesto dentro de Carrefour em Brasília, nesta sexta-feira (20). — Foto: REUTERS/Adriano Machado

Vacina anti-Covid 💉

A farmacêutica Pfizer pediu autorização para o uso emergencial de sua vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos. A solicitação foi feita à agência reguladora do país, a FDA, depois dos bons resultados obtidos na fase 3 dos testes. A vacina, desenvolvida em parceria com a alemã BioNTech, demonstrou 95% de eficácia contra a doença.

  • Brasil bate marca de 6 milhões de casos registrados de Covid-19
  • Dez capitais têm sinal de aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave

📌 Eleições 2020

  • Ibope em São Luís: Eduardo Braide tem 49%; Duarte Jr, 42%
  • Ibope em Boa Vista: Arthur Henrique, 67%; Ottaci,19%
  • Ibope em Rio Branco: Tião Bocalom, 65%; Socorro Neri, 28%
  • Ibope em Aracaju: Edvaldo, 55%; Delegada Danielle, 31%

Economia 📈

A Receita Federal vai abrir na próxima segunda-feira (23) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda 2020 do mês de novembro.

O lote residual será para 198.967 contribuintes, totalizando mais de R$ 399 milhões. Segundo a Receita, o dinheiro das restituições será depositado no dia 30 de novembro.

As consultas poderão ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo telefone 146.

A Boa do Dia 🎵

O cantor canadense Shawn Mendes lançou nesta sexta-feira o single “Monster”. A faixa tem participação de Justin Bieber e veio acompanhada de videoclipe com a dupla.

O single faz parte do próximo álbum de Shawn, intitulado “Wonder”, que será lançado em 4 de dezembro. Confira o vídeo abaixo.

O Assunto 🎧

www.abracambrasil.org.br/eventos

E MAIS...

FOTOS, VÍDEOS E LINKS DA EDIÇÃO COMPLETA

NO SITE

www.foconapolitica.cpm.br

 

Imprimir