19 de novembro, quinta-feira – DESTAQUES DO DIA

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

n o t í c i a s

A farmacêutica norte-americana Pfizer diz que fez proposta ao governo que permitiria ‘vacinar alguns milhões de brasileiros no 1º semestre’ contra a Covid. O avanço da pandemia: Brasil registra mais de 700 mortes pela doença em 24 horas e ultrapassa 167 mil. O vírus pode estar ‘descontrolado’ na Terra Indígena Yanomami. Em meio à 2ª onda, óbitos por causa do novo coronavírus nos Estados Unidos chegam a 250 mil. Sobre as eleições 2020, o Ibope divulga pesquisas de intenção de voto para o 2º turno em São Paulo, Recife e no Rio. Após novo apagão, ministro de Minas e Energia diz que vai ao Amapá nesta quinta-feira. Monitor da Violência: Brasil tem alta de 4% no número de assassinatos nos primeiros nove meses do ano. No podcast ‘O Assunto’, a exploração de madeira na Amazônia. E atenção que tem risco de temporais pelo país.

Corrida contra a Covid

Pfizer anunciou nesta quarta (18) a conclusão dos testes de sua candidata a vacina contra a Covid-19 — Foto:  Pfizer/Handout via Reuters
Pfizer anunciou nesta quarta (18) a conclusão dos testes de sua candidata a vacina contra a Covid-19 — Foto: Pfizer/Handout via Reuters

A farmacêutica norte-americana Pfizer e o laboratório alemão BioNTech disseram que fizeram uma proposta ao governo brasileiro para a comercialização da vacina BNT162b2 contra a Covid-19. Nesta quarta, as empresas anunciaram a conclusão dos testes e que o imunizante tem 95% de eficácia.

“A Pfizer fez uma proposta ao governo brasileiro, em linha com os acordos que temos fechado em outros países – inclusive na América Latina, que permitiria vacinar alguns milhões de brasileiros no primeiro semestre, sujeita à aprovação regulatória”, informou a empresa em nota.

O Brasil ainda não fez acordo para adquirir o imunizante, mas nesta semana o governo brasileiro recebeu executivos da Pfizer para, segundo o Ministério da Saúde, “conhecer os resultados dos testes em andamento e as condições de compra, logística e armazenamento oferecidas pelo laboratório”.

  • Armazenamento a -70°C é desafio para a vacina contra a Covid da Pfizer e da BioNTech, dizem especialistas
  • Vacinas: o que sabemos sobre eficácia e sobre quando poderão estar disponíveis
  • Covax vai disponibilizar ao menos 2 bilhões de doses de vacina contra Covid-19 até o fim de 2021, diz Opas

Avanço da pandemia

O Brasil registrou mais de 700 mortes pela Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 167.526 óbitos. Com isso, a média móvel foi de 584, a maior desde o dia 11 de outubro, com variação de +49%, indicando tendência de alta. Assim como na véspera, essa é novamente a maior alta registrada desde o mês de maio. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.947.464 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Treze estados apresentaram alta na média móvel de mortes. Veja a situação do seu estado.

  • Pacientes e médicos relatam falta de leitos de UTI em ao menos três grandes hospitais particulares da cidade de SP
  • Ministério diz em rede social que não há remédio que previna ou cure Covid, mas apaga post
  • Com socorro da União, 24 estados já conseguiram mais do que compensar perda de arrecadação em meio à pandemia

Descontrole na Terra Yanomami

Indígena Yanomami durante reunião do Conselho Distrital de Saúde Indigena, — Foto: Pieter Van Eecke/Clin d'Oeil Films
Indígena Yanomami durante reunião do Conselho Distrital de Saúde Indigena, — Foto: Pieter Van Eecke/Clin d’Oeil Films

Relatório produzido por rede de pesquisadores e líderes Yanomami e Ye’kwana indica que a pandemia de coronavírus avançou 250% em três meses dentro da Terra Indígena Yanomami e que um em cada três moradores da região pode ter sido contaminado. A situação é descrita como “total descontrole.”

Maior reserva indígena do Brasil, a Terra Yanomami fica entre os estados de Roraima e Amazonas, e em boa parte da fronteira com a Venezuela. Mais de 26,7 mil índios – incluindo grupos isolados – habitam a região em cerca de 360 aldeias.

Covid nos EUA

Paciente faz teste para Covid-19 em San Francisco, nos EUA, na segunda-feira (16) — Foto: Jeff Chiu/AP Photo
Paciente faz teste para Covid-19 em San Francisco, nos EUA, na segunda-feira (16) — Foto: Jeff Chiu/AP Photo

O número de mortes por Covid-19 nos Estados Unidos chegou a 250 mil, aponta monitoramento da Universidade Johns Hopkins. O país, que é o mais atingido — em números absolutos — pela pandemia, vive a piora nos números diários de casos e mortes por coronavírus em meio a um impasse na transição de governo. A equipe do presidente eleito, Joe Biden, pressiona o governo de Donald Trump a fornecer dados nacionais sobre a pandemia.

  • Prefeito de Nova York decreta o fechamento de escolas para conter novo avanço da Covid-19
  • Samoa, no Pacífico, registra seu primeiro caso de coronavírus

📌 Pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o segundo turno para prefeito:

  • São Paulo: Bruno Covas, 47%; Guilherme Boulos, 35%
  • Rio de Janeiro: Paes, 53%; Crivella, 23%
  • Recife: Marília Arraes, 45%; João Campos, 39%

Em São Paulo, Bruno Covas está à frente de Guilherme Boulos em quase todos os segmentos: veja o resultado por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça.

No Rio, Eduardo Paes está à frente em quase todos os segmentos e Marcelo Crivella, entre os evangélicos. Veja o resultado da pesquisa por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça.

Amapá no escuro

Após um segundo apagão total no Amapá, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que irá ao estado nesta quinta (19). Segundo Albuquerque, também farão parte da visita secretários do ministério, representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Moradores da capital do Amapá, em Macapá, fazem protestos na noite desta terça-feira, 10, — Foto: Maksuel Martins/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Moradores da capital do Amapá, em Macapá, fazem protestos na noite desta terça-feira, 10, — Foto: Maksuel Martins/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A crise energética começou após um incêndio na principal subestação do estado, no dia 3 de novembro. As causas ainda são apuradas. Veja a cronologia da crise de energia elétrica no Amapá.

  • Geradores devem ser ativados até sábado para que a energia chegue a todo AP; distribuidora pede ‘paciência’
  • TRE do Amapá decide que 1º turno das eleições municipais em Macapá será no dia 6 de dezembro
  • Entenda a crise de energia elétrica que atinge o estado

O Assunto

exploração de madeira na Amazônia — para onde vão as árvores derrubadas, qual o tamanho desse mercado e como se opera o verniz de legalidade que permite vender o que muitas vezes é produto de crime. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Beto Veríssimo, engenheiro agrônomo, e Maurício Torres, professor do Instituto de Agriculturas Amazônicas da Universidade Federal do Pará.

  • Documentos mostram que Ibama facilitou exportação de madeira extraída ilegalmente
  • Bolsonaro diz que divulgará países que compram madeira ilegal, mas criticam Brasil por desmatamento

Monitor da Violência

Após dois anos seguidos de recordes na queda de mortes, o país volta a registrar aumento de violência em 2020. O Brasil teve uma alta de 4% nos assassinatos nos primeiros nove meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. No período, foram registradas 32.298 mortes violentas, contra 31.022 no mesmo período do ano passado. Ou seja, 1.276 mortes a mais.

Vale lembrar que o aumento de mortes acontece mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, que fez com que estados adotassem diversas medidas de isolamento social em grande parte do ano. Ou seja, houve alta na violência mesmo com menos pessoas nas ruas.

  • PÁGINA ESPECIAL: Mapa mostra assassinatos mês a mês no país
  • METODOLOGIA: Monitor da Violência

Linha de financiamento

O Senado aprovou, em sessão remota, o projeto que autoriza a continuidade do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Se virar lei, essa será a terceira rodada de financiamentos do programa, criado em maio. Para isso, o texto ainda precisa do aval da Câmara dos Deputados. As regras de financiamento serão as mesmas das rodadas anteriores, com juros de Selic + 1,25% ao ano. As empresas podem pegar até 30% da receita bruta anual de 2019. Saiba mais.

  • Veja tira-dúvidas sobre o 13º para quem teve jornada reduzida ou contrato suspenso

Home office

Home office, trabalho, emprego — Foto: Pexels
Home office, trabalho, emprego — Foto: Pexels

O aumento da adesão das empresas ao home office por causa da pandemia fez disparar o número de ações nas Varas de Trabalho. No período de março a setembro deste ano, o número de processos subiu quase 263%, em comparação com o mesmo período de 2019. Para especialistas, esse aumento se deve à falta de regras mais claras para a modalidade de trabalho, que leva insegurança jurídica tanto para empresas como para funcionários. Leia mais.

  • G1 faz guia do home office em tempo de coronavírus
  • Apesar de bancar custos e trabalhar além da jornada, trabalhador vê aumento da produtividade no home office
  • 61% dos profissionais empregados não aceitariam proposta de trabalho que não incluísse o home office, diz pesquisa

Pesquisa Nacional de Saúde

Cerveja artesanais — Foto: Divulgação
Cerveja artesanais — Foto: Divulgação

De 2013 para cá, o Brasil registrou um salto no consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo entre as mulheres. O tabagismo, no entanto, recuou. É o que mostra a quarta etapa da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A fatia que bebe uma vez por semana ou mais subiu de 23,9% da população para 26,4%. Já os usuários de tabaco ou derivados caíram de 14,9% para 12,8%.

Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.319 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (18). O prêmio acumulou e para o próximo sorteio, no sábado (21), o valor previsto é de R$ 75 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 06 – 17 – 25 – 35 – 40 – 49.

  • Quina teve 51 apostas ganhadoras e cada uma receberá R$ 74.635,43.
  • Quadra teve 5.009 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 1.085,59.

G1 já viu

Amanda Seyfried e Gary Oldman em cena de 'Mank' — Foto: Divulgação/Netflix
Amanda Seyfried e Gary Oldman em cena de ‘Mank’ — Foto: Divulgação/Netflix

“Mank”: Gary Oldman e David Fincher celebram “Cidadão Kane” em clássico moderno. Com um dos melhores roteiros do ano e atuações impecáveis, filme que estreia em cinemas hoje conta história de escritor do filme de Orson Welles.

G1 jogou

G1 testa o PlayStation 5, novo console da Sony, que vai além de evolução de gráficos e de performance com novo controle que aumenta imersão para jogadores.

Curtas e rápidas:

  • PM suspeito de envolvimento na morte de Fernando Iggnácio já foi denunciado pela ex-namorada por agressão
  • Cantora… e doutora em filosofia: como vocalista que gravou hit da ‘Malhação’ foi parar em Harvard
  • 6 empresas abrem vagas de emprego e estágio; veja lista

Previsão do tempo

Parte do país entra em alerta para temporais nesta quinta-feira (19)
Parte do país entra em alerta para temporais nesta quinta-feira (19)
https://globoplay.globo.com/v/9035066/

Futebol

Campeonato Brasileiro
19h: Vasco x Fortaleza

Vereadores e Vereadoras

Ainda dá tempo…Venha para o 13º Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais – De 1 a 4 de dezembro de 2020 em Brasília – DF .

 

13ºCongresso_ABRACAM-_1.JPG

Mais informações https://abracambrasil.org.br/component/smarteventos/evento/27

 

Imprimir