Segunda-feira, 16 de novembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, selecionadas pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

 


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nas eleições municipais, sete capitais decidem a disputa em primeiro turno e partidos com tendência política de centro avançam. Já a maioria dos candidatos a vereador e prefeito apoiados por Jair Bolsonaro não se elege. Na corrida pela vacina contra a Covid-19, o laboratório norte-americano Moderna apresenta um fármaco quase afirma ser 95% eficaz.

Balanço das eleições

Maia diz que eleições mostram fortalecimento de partidos liberais e de diálogo
Maia diz que eleições mostram fortalecimento de partidos liberais e de diálogo
VÍDEO https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/video/maia-diz-que-eleicoes-mostram-fortalecimento-de-partidos-liberais-e-de-dialogo-9028412.ghtml

Os partidos PSDB e MDB foram os que perderam o maior número de prefeituras em comparação ao 1º turno de 2016, segundo levantamento feito pelo G1. O PSDB foi de 785 para 512 prefeitos eleitos, e o MDB perdeu 261 prefeituras. Já o DEM saltou de 266 para 459. Além disso, três dos sete prefeitos de capitais que já conseguiram a vitória são do DEM — Curitiba, Florianópolis e Salvador. O PP também ganhou mais prefeituras: de 495 para 682.

  • Especial G1: Veja o mapa da apuração
  • Saiba prefeitos já eleitos e onde haverá 2º turno
  • Em projeto inédito, G1 publica textos com resultados das mais de 5 mil cidades

Em reunião do Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o resultado das eleições municipais mostrou o fortalecimento de partidos liberais na economia e com tendência a maior diálogo na sociedade. Maia acredita que houve menor influência das redes no pleito, o que favoreceu a abertura de espaço “para a política voltar a se colocar no processo eleitoral”. (Assista no vídeo acima)

  • Ana Flor: exaurido da polarização, eleitor reprova forças que duelaram em 2018
  • 2º turno em SP: Covas dá entrevistas e Boulos visita periferia no reinício da campanha

Apoio de Bolsonaro

Jair Bolsonaro — Foto: REUTERS/Ricardo Moraes
Jair Bolsonaro — Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Diferentemente da última eleição em 2018, o apoio de Jair Bolsonaro não se traduziu em votos nas urnas no pleito deste ano. O presidente manifestou apoio a candidatos durante lives na internet. Na disputa pela prefeitura, 9 de 13 candidatos saíram derrotados. Dos 45 vereadores apoiados por Bolsonaro em 27 cidades, 10 se elegeram.

Entre os não eleitos está a Wal do Açaí (Republicanos), candidata a vereadora por Angra dos Reis (RJ). Em 2018, ela foi apontada como funcionária fantasma ligada ao gabinete de Bolsonaro quando ele era deputado no Rio de Janeiro. Já entre os eleitos está Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente, que conquistou uma vaga na Câmara de Vereadores do Rio, com 71 mil votos.

  • Mourão diz que derrotas de aliados não podem ser ‘debitadas’ a Bolsonaro
  • Sadi: com queda da antipolítica, reeleição de Bolsonaro deve depender mais de gestão e da economia
  • Camarotti: para aliados, resultado das eleições municipais e derrota de Trump são recados para Bolsonaro

Acessos simultâneos

Barroso fala sobre atraso na totalização dos votos e resultado das eleições municipais
Barroso fala sobre atraso na totalização dos votos e resultado das eleições municipais
VÍDEO https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-18/video/barroso-fala-sobre-atraso-na-totalizacao-dos-votos-e-resultado-das-eleicoes-municipais-9028369.ghtml

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito para apurar o ataque cibernético aos sistemas da Justiça Eleitoral neste domingo (15). O ministro vê ação de “milícias digitais'” e afirma que o ataque não conseguiu ultrapassar barreiras de segurança. Barroso relatou que foram feitos disparos massivos, 436 mil conexões por segundo, provenientes do Brasil, dos Estados Unidos e da Nova Zelândia.

“O ataque não conseguiu ultrapassar as barreiras e foi devidamente repelido pelos nossos mecanismos de segurança”, afirmou Barroso.

📌 Eleições em números

  • Apenas 12% dos prefeitos eleitos no 1º turno são mulheres
  • Porto Alegre tem maior proporção de vereadoras eleitas
  • 1 em cada 5 prefeitos eleitos no 1º turno é milionário
  • Candidatos em 102 cidades têm votos para serem eleitos, mas esperam a Justiça
  • Maior doador desta eleição ajuda a eleger 6 candidatos; outros 4 vão para o 2º turno

Representatividade nas urnas

Flávia Oliveira comenta o resultado das urnas: minorias conquistam espaço em 2020
Flávia Oliveira comenta o resultado das urnas: minorias conquistam espaço em 2020
https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/minorias-conquistam-espaco-nas-urnas-em-2020-9028053.ghtml

Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 25 candidatos e candidatas trans conquistaram uma vaga na Câmara Municipal em suas cidades, o que representa um aumento recorde de 200% em relação às eleições de 2016. Em Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT), eleita com o maior número de votos na história da capital, é a primeira vereadora trans da cidade.

Com a bandeira de combate à violência contra jovens negros, Carol Dartora (PT) é a primeira mulher negra vereadora de Curitiba. E segundo a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), a cidade Cavalcante (GO) elegeu o único prefeito quilombola do país: Vilmar Kalunga (PSB).

Curiosidades da disputa 🔎

  • Vídeo: candidato faz carreata para celebrar vitória, mas acaba derrotado
  • Candidato a vereador descobre no dia da eleição que divulgou número errado
  • Homem diz ter irmão gêmeo, tenta votar duas vezes e é preso
  • Chiquinho Scarpa, Marcelinho e outros famosos se deram mal nas urnas
  • ‘A idade não me pesa’, diz prefeito eleito mais velho do Brasil

Avanço da pandemia

Brasil registrou 256 mortes pela Covid nas últimas 24 horas, totalizando 166.067 óbitos. Em casos confirmados, 5.876.740 foram infectados desde o começo da pandemia, com 16.150 desses no último dia. Dezesseis estados mais o Distrito Federal apresentaram alta na média móvel de mortes: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O governo de São Paulo admitiu que ocorre um aumento nas internações no estado — a média de novas hospitalizações subiu 18%. Na semana passada, médicos já haviam alertado para o crescimento, mas o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, negou. Por causa dos dados, o Plano São Paulo, que regulamenta as medidas mais duras ou leves de acordo com os indicadores de saúde de cada local, não será atualizado nesta semana.

Busca pelo imunizante

Farmacêutica Moderna afirma que sua vacina é 94,5% eficaz contra Covid-19
Farmacêutica Moderna afirma que sua vacina é 94,5% eficaz contra Covid-19
VÍDEO https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/video/farmaceutica-moderna-afirma-que-sua-vacina-e-945-eficaz-contra-covid-19-9027604.ghtml

A farmacêutica norte-americana Moderna anunciou que sua candidata à vacina contra Covid-19, a mRNA-1273, é 94,5% eficaz na prevenção da doença, segundo dados preliminares da fase final dos testes. Ainda não publicada em nenhuma revista científica, a análise provisória incluiu 95 participantes do ensaio que receberam placebo ou imunizante. Destes, apenas cinco infecções ocorreram naqueles que receberam a vacina, que é administrada em duas doses com 28 dias de intervalo. Leia os principais pontos do anúncio.

  • Veja quais são as vacinas que estão em teste em humanos ao redor do mundo

PIX no ar 🔁

Entenda o que é e como vai funcionar o PIX
Entenda o que é e como vai funcionar o PIX
https://g1.globo.com/economia/video/entenda-o-que-e-e-como-vai-funcionar-o-pix-8905338.ghtml

30 milhões de pessoas cadastradas e mais de 71 milhões de chaves registradas: o PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, estreou nesta segunda-feira. Com o objetivo de aumentar a digitalização das transações financeiras, a tecnologia desenvolvida pelo Banco Central está disponível para clientes de 734 bancos, corretoras e instituições financeiras que operam no país. No evento de lançamento, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o PIX ajudará na recuperação econômica.

Economia globalizada 🌐

Realizado em Hanói, no Vietnã, o encontro teve a participação remota dos líderes dos demais países. — Foto: Kham/Reuters
Realizado em Hanói, no Vietnã, o encontro teve a participação remota dos líderes dos demais países. — Foto: Kham/Reuters

Quinze economias da Ásia-Pacífico formaram o maior bloco comercial do mundo, agrupando 10 membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático além de China, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Apoiado pelos chineses, é o segundo acordo comercial que exclui os Estados Unidos da região de crescimento mais rápido do planeta.

Em meio a questões sobre o envolvimento de Washington na Ásia, a assinatura da Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP, na sigla em inglês) pode cimentar a posição da China com mais firmeza como parceiro econômico do Sudeste Asiático, Japão e Coreia, colocando a segunda maior economia do mundo em melhor posição para moldar as regras comerciais na região.

  • Japão sai da recessão com crescimento de 5% no 3º trimestre

Equidade

Ponte da baía de San Francisco-Oakland é vista com o horizonte de prédios da cidade ao fundo ao por do sol de quarta-feira (7), em foto divulgada nesta quinta (8) — Foto: Marcio Jose Sanchez/AP
Ponte da baía de San Francisco-Oakland é vista com o horizonte de prédios da cidade ao fundo ao por do sol de quarta-feira (7), em foto divulgada nesta quinta (8) — Foto: Marcio Jose Sanchez/AP

Já ouviu falar em “taxa de CEO”? Os eleitores de São Francisco aprovaram uma medida para taxar empresas que pagam ao seu executivo-chefe uma remuneração desproporcionalmente mais alta que a média salarial dos funcionários.

Com a nova regra, essas empresas pagarão adicional de 0,1% sobre o imposto anual, e o percentual aumenta conforme a diferença salarial. Para evitar a cobrança, a remuneração dos CEOs pode ser reduzida ou o salário dos funcionários, valorizado. Leia mais.

Crise política

Francisco Sagasti, o novo presidente interino do Peru, eleito nesta segunda-feira (16) — Foto: Peruvian Congress/AFP
Francisco Sagasti, o novo presidente interino do Peru, eleito nesta segunda-feira (16) — Foto: Peruvian Congress/AFP

E o Peru tem o 3º presidente em uma semana: Francisco Rafael Sagasti, de 76 anos, foi escolhido pelo Congresso para substituir interinamente Manuel Merino, que renunciou ao cargo no último domingo — cinco dias após o impeachment de Martín Vizcarra, sob uma onda de protestos que pediam sua saída. Líder do Partido Morado, o engenheiro Segasti foi eleito presidente da Mesa Diretiva do Congresso e, por consequência, irá assumir a presidência até julho de 2021. As eleições no país andino estão marcadas para abril.

A Boa do Dia 📺

Obama em entrevista a Pedro Bial — Foto: Reprodução/TV Globo
Obama em entrevista a Pedro Bial — Foto: Reprodução/TV Globo

Quatro anos após deixar a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama lança o livro “Uma Terra Prometida”, o primeiro volume de suas memórias. Nesta segunda, o ex-presidente dos EUA participa do programa “Conversa com Bial” e fala sobre a obra, a pandemia de coronavírus, a vitória de seu ex-vice Joe Biden nas eleições norte-americanas e a relação dos EUA com o Brasil.

Na entrevista, Obama comparou as políticas do presidente Bolsonaro às de Donald Trump, e reforçou o papel central do país na questão ambiental: “O Brasil foi um líder no passado, seria uma pena se parasse de ser”. Assista depois do Jornal da Globo.

O Assunto 🎧


www.abracambrasil.org.br
Imprimir