Sexta-feira, 13 de novembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Amapá entra no 11º dia de apagão: companhia elétrica diz que racionamento deve seguir até 26 de novembro, e a Justiça Federal determina viabilização de auxílio emergencial para famílias carentes afetadas no estado. No 1º pronunciamento desde o resultado da eleição, Donald Trump ignora vitória de Joe Bidene diz que “tempo dirá” qual governo estará à frente dos EUA. General Edson Pujol diz que militares não querem fazer parte da política.

Apagão no Amapá

Amapá: racionamento de energia é prorrogado até 26 de novembro
Amapá: racionamento de energia é prorrogado até 26 de novembro
 VÍDEO https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/amapa-racionamento-de-energia-e-prorrogado-ate-26-de-novembro-9021603.ghtml

Desde o dia 3 de novembro, o Amapá sofre um apagão que afeta 13 dos 16 municípios do estado sem fornecimento regular de energia elétrica e sem obedecer o prazo fixado pela Justiça para o restabelecimento de 100% do serviço. O blecaute já motivou mais de 80 protestos nas ruas e causou a suspensão das eleições municipais em Macapá no próximo domingo (15).

A Justiça Federal determinou a viabilização do auxílio emergencial de R$ 600 por 2 meses para famílias carentes que foram prejudicadas com o apagão.

A Concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LTME) restabeleceu mais de 80% da capacidade energética do estado e, desde o último sábado (7), religa a luz em sistema de rodízio. O racionamento no fornecimento deve seguir por mais 13 dias, pelo menos até 26 de novembro. O prazo equivale ao tempo previsto para chegada em Macapá de um transformador vindo da subestação de Laranjal do Jari, no sul do estado, a cerca de 265 quilômetros da capital.

  • ‘Valor’: Governo sabia há 2 anos de riscos de apagão, mostram documentos

Trump: ‘O tempo dirá’

Trump: "Não sei que governo vai estar aqui, mas este não fará o fechamento da Economia"
Trump: “Não sei que governo vai estar aqui, mas este não fará o fechamento da Economia”
VÍDEO https://g1.globo.com/mundo/video/trump-nao-sei-que-governo-vai-estar-aqui-mas-este-nao-fara-o-fechamento-da-economia-9022435.ghtml

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou publicamente pela primeira vez nesta sexta-feira (13) desde que as projeções apontaram sua derrota para Joe Biden, e afirmou que “o tempo dirá” qual será a administração dos EUA no futuro.

Os veículos de imprensa americana NBC, “The New York Times” e “Washington Post” projetaram vitória de Joe Biden no estado da Geórgia e de Donald Trump na Carolina do Norte, desenhando um resultado final de 306 a 232 delegados com vantagem do democrata, já apontada como o novo presidente dos Estados Unidos.

A agência Associated Press ainda não declarou resultados nesses dois estados. De qualquer forma, seja qual for o resultado final em cada um deles, não há como ocorrer alteração no desenlace da eleição.

Nesta sexta-feira (13), a China enviou felicitações a Joe Biden por sua eleição como 46º presidente dos EUA, quase uma semana após o anúncio da vitória do candidato democrata.

Enquanto isso, o Brasil se mantém em silêncio sobre a vitória de Biden. Questionado pela Rádio Gaúcha, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que não responde pelo governo brasileiro.

“Como indivíduo, eu reconheço. Mas temos que olhar que eu não respondo pelo governo. Como indivíduo, eu julgo que a vitória do Joe Biden está cada vez mais sendo irreversível”, afirmou (veja vídeo abaixo).

Hamilton Mourão diz que vitória de Joe Biden 'está cada vez mais sendo irreversível'
Hamilton Mourão diz que vitória de Joe Biden ‘está cada vez mais sendo irreversível’
VÍDEO https://g1.globo.com/politica/video/hamilton-mourao-diz-que-vitoria-de-joe-biden-esta-cada-vez-mais-sendo-irreversivel-9020771.ghtml
  • ANDRÉIA SADI: Mourão dá voz à opinião de ministros do governo sobre eleição nos EUA

Forças Armadas

O comandante do Exército, Edson Pujol, em imagem de agosto de 2019 — Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilO comandante do Exército, Edson Pujol, em imagem de agosto de 2019 — Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em discurso promovido pelas Forças Armadas nesta sexta-feira (13), o comandante do Exército, General Edson Pujol, disse que a instituição não pertence ao governo e não tem partido político. Um dia antes, o general já havia afirmado durante uma transmissão ao vivo na internet que os militares não querem fazer parte da política nem querem que a política entre nos quartéis.

  • CAMAROTTI: ‘Pujol verbalizou o nosso modo de pensar’, diz Hamilton Mourão

📌 Eleições 2020

As doações pela internet, conhecidas como vaquinhas, à receita das campanhas eleitorais somam até agora R$ 9,2 milhões. Embora todos os candidatos estejam autorizados a utilizar essa forma de arrecadação, cerca de 51% dos valores foram obtidos apenas por integrantes de PSOL, PT e Novo.

Doações coletivas e pela internet — Foto: Aparecido Gonçalves/G1Doações coletivas e pela internet — Foto: Aparecido Gonçalves/G1

O financiamento coletivo ainda representa muito pouco, cerca de 0,5%, como mostra um levantamento feito pelo G1 nos dados de prestação de contas dos candidatos enviados até a quarta-feira (11).

O PSOL tem a maior proporção dos recursos obtidos via vaquinha ou doações online: 22%. Em segundo lugar vem o Novo (16%), seguido do PT (13%).

  • Jogo eleitoral: descubra qual candidato é a sua cara
  • Nomes e números: encontre seu candidato a vereador
  • Web stories: veja o passo a passo para votar com segurança no domingo

Panorama Covid

O Brasil voltou a ter alta na média móvel de casos de coronavírus nesta sexta-feira (13), segundo dados do consórcio de veículos de imprensa. Foram 29.052 novos infectados em 24 horas, e o total desde o início da pandemia passa de 5,8 milhões. A média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 25.599 por dia, uma variação de +17% em relação aos registrados em duas semanas. Foram mais 523 mortes nesta sexta, elevando o total para 164.855 óbitos.

São Paulo, estado mais afetado pelo vírus no país (em números totais), não apresentou novos registros de mortes. A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que voltou a ter problemas com o sistema do Ministério da Saúde, e por isso só emitiu atualização no número de casos de Covid até as 20h. Já o Paraná, pelo mesmo motivo, ficou sem atualizações tanto de casos quanto de mortes.

  • Leia também: 7 coisas que o Brasil deveria fazer para controlar segunda onda de Covid-19
  • ‘Pandemia no Brasil começou com três linhagens do coronavírus’, diz pesquisador de Oxford

Pelo mundo, Alemanha, Itália, Rússia, Indonésia e Japão registraram recordes de casos de Covid nesta sexta-feira (13).

  • Itália: 40.902 novos casos
  • Alemanha: 23.542 novos casos
  • Rússia: 21.983 novos casos
  • Indonésia: 5.444 novos casos
  • Japão: 1.685 novos casos

NY inicia novas restrições; prefeito fala em ‘última chance’ para evitar 2ª onda

Vacina

‘Anvisa não é parceira de nenhum instituto’, afirma presidente Antonio Barra Torres
‘Anvisa não é parceira de nenhum instituto’, afirma presidente Antonio Barra Torres
VÍDEO - https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/anvisa-nao-e-parceira-de-nenhum-instituto-afirma-presidente-antonio-barra-torres-9012386.ghtml

Em audiência com a comissão mista do Congresso nesta sexta-feira (13), o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, negou interferência política no órgão.

“Em relação à pergunta da interferência política na agência [a resposta] são duas palavras: não há”, disse Barra Torres”.

Ele afirmou que a suspensão dos testes da vacina CoronaVac foi um “evento de rotina” pautado por critérios exclusivamente técnicos. Na noite de segunda (9), a pesquisa havia sido suspensa após a morte de um dos voluntários. Segundo laudo do Instituto Médico Legal de São Paulo, a causa do óbito foi uma combinação de medicamentos que não têm relação com o fármaco desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Economia 📈

9,47% foi o crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores. É o que aponta o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Com o resultado, o país supera a chamada recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de queda no nível de atividade devido à pandemia.

A Boa do Dia 📺

Will Smith mostra fotos de reunião especial com elenco de 'Um Maluco no Pedaço' — Foto: Reprodução/Instagram
Will Smith mostra fotos de reunião especial com elenco de ‘Um Maluco no Pedaço’ — Foto: Reprodução/Instagram

Tem clássico dos anos 1990 de volta! Nesta sexta-feira (13), o ator norte-americano Will Smith divulgou em suas redes sociais um trailer do encontro entre o elenco do programa “Um Maluco no Pedaço”. A reunião entre os atores aconteceu em setembro em comemoração aos 30 anos da estreia da série. A celebração será exibida no dia 19 de novembro pela HBO.

“Estas são as pessoas que me fizeram ser o homem que sou hoje. E eu não poderia deixar esse dia passar sem registrar a ocasião”, escreveu Will Smith ao divulgar o trailer.

Além do encontro especial, a série ganhará uma versão dramática produzida pelo astro.

O Assunto 🎧

www.abracambrasil.org.br
E MAIS...
EDIÇÃO COMPLETA COM FOTOS, VÍDEOS E LINKS 
NO SITE www.abracambrasil.org.br
Imprimir