16 de outubro, sexta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília.



JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

O ministro do STF Luís Roberto Barroso determina que o senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca, seja afastado do cargo por 90 dias. Apóso caso André do Rap, o presidente do Supremo, Luiz Fux, muda sistema para escolha de relatores. A polícia intercepta comboio com milicianos, e tiroteio deixa 12 mortos em Itaguaí. O MP da Bahia pede a prisão preventiva do homem que espancou a namorada em Ilhéus. O Assunto debate a evasão escolar, drama crônico agravado na pandemia. Um estudo liderado pela OMS em mais de 30 países afirma ineficácia de 4 antivirais contra a Covid-19. Nos EUA, Biden e Trump participaram de entrevista com eleitores em duas emissoras de TV diferentes. E tem previsão de ventania para parte do país.

Confronto na Rio-Santos

A Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal interceptaram um comboio com 4 veículos na rodovia Rio-Santos e mataram 12 pessoas em uma operação contra milícia em Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira (15).

Escândalo da cueca

Imagem do relatório da PF mostra momento em que dinheiro foi encontrado na cueca do senador Chico Rodrigues — Foto: Reprodução/PFImagem do relatório da PF mostra momento em que dinheiro foi encontrado na cueca do senador Chico Rodrigues — Foto: Reprodução/PF

O ministro do STF Luís Roberto Barroso determinou que o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) seja afastado do mandato por três meses. A determinação será enviada ao Senado, ao qual cabe a palavra final sobre o afastamento do parlamentar. A Polícia Federal flagrou o senador com dinheiro na cueca em uma operação que apura o desvio do dinheiro de combate à pandemia em Roraima.

Rodrigues era vice-líder do governo de Jair Bolsonaro desde 14 de março de 2019. Nesta quinta, o “Diário Oficial da União” publicou em edição extra uma mensagem do presidente ao Senado informando sobre a saída do senador da vice-liderança do governo na Casa. Bolsonaro ainda afirmou que a definição dos vice-líderes do governo no Congresso cabe aos próprios líderes partidários, e não a ele. Já Chico Rodrigues disse que provainocência.

Veja também:

  • Chico Rodrigues tinha R$ 33 mil na cueca; delegado desconfiou ao ‘ver volume retangular na parte traseira’
  • Em vídeo, Bolsonaro disse que tinha ‘quase uma união estável’ com senador

Processos no STF

Após o caso André do Rap, o presidente do Supremo, Luiz Fux, mudou o sistema de escolha de relatores para os processos que chegam à Corte. A resolução foi editada considerando “a necessidade de aprimorar a segurança e a transparência dos fluxos de trabalho e de distribuição de processos” no STF, informou o documento. Veja as novas regras.

Julgamento concluído: STF decide por 9 votos a 1 que André do Rap deve voltar à prisão

Eleições 2020

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeito:

  • Ibope em SP: Russomanno, 25%; Covas, 22%; Boulos, 10%; França, 7%; Tatto, 4%
  • Ibope no Rio: Paes, 30%; Crivella, 12%; Martha, 8%; Benedita, 7%
  • Ibope em BH: Kalil, 59%; Xavier, 7%; Áurea, 3%; Engler, 2%
  • Ibope no Recife: João Campos, 33%; Mendonça Filho, 18%; Marília Arraes, 14%; Delegada Patrícia, 13%

O levantamento foi feito entre 13 e 15 de outubro e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

E mais:

  • No Rio, Eduardo Paes lidera a pesquisa Ibope por segmentos. Marcelo Crivella só está na frente entre os Evangélicos. Veja o resultado para prefeito do Rio por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça. Veja também o que é #FATO ou #FAKE nas declarações dos candidatos na 3ª semana de campanha.
  • Em São Paulo, o Ibope aponta equilíbrio em vários segmentos. Celso Russomanno e Bruno Covas estão tecnicamente empatados entre homens, mulheres, mais jovens, mais velhos e os que têm ensino médio. Veja o resultado do levantamento por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça.

E veja o que é #FATO ou #FAKE nas declarações dos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte na 3ª semana de campanha.

  • Paraná tem 70 candidatos que receberam Auxílio Emergencial e declararam ao menos R$ 1 milhão em bens

O Assunto 🎧

Hoje, o tema é a evasão escolar, drama crônico agravado na pandemia. Como remédio paliativo, o Conselho Nacional de Educação recomendou a junção dos anos letivos 2020/2021 e a aprovação automática universal. O que mais pode ser feito? Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Ítalo Dutra, chefe da área de Educação do Unicef.

Agressão na Bahia

MP-BA pede a prisão preventiva de homem que espancou mulher em Ilhéus
MP-BA pede a prisão preventiva de homem que espancou mulher em Ilhéus

O Ministério Público Estadual pediu a prisão preventiva de um homem que espancou a namorada, em Ilhéus, na Bahia. Carlos Samuel Freitas Costa Filho tem 11 registros por violência contra ex-namoradas e mulheres da própria família. Nesta quinta, ele se apresentou à polícia e prestou depoimento. O delegado liberou o agressor porque não houve flagrante.

Covid no Brasil

Média móvel de mortes por Covid no Brasil cai pelo quarto dia seguido
Média móvel de mortes por Covid no Brasil cai pelo quarto dia seguido

A média móvel de mortes pela Covid caiu pelo 4º dia seguido. O país tem 152.531 óbitos registrados e 5.171.461 diagnósticos da doença. Dois estados apresentam indicativo de alta de mortes: Paraíba e Piauí. Outros 19 estados têm curvas que apontam queda.

Busca pela imunização

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse que o governo federal não descarta “nenhuma possibilidade” em relação às vacinas em teste contra o novo coronavírus. “A vacina do Butantan está nessa lista, em momento algum se afirmou algo diferente disso”, disse Franco.

Entenda o caso: A declaração ocorreu um dia após o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, criticar o governo federal por não ter liberado verba para a compra da vacina CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Veja também:

  • Estados pedem que governo compre 1ª vacina que for aprovada no Brasil
  • Disputa política pode atrapalhar vacinação, alerta infectologista

Pesquisa global

Medicamento Remdesivir produzido em laboratório nos EUA — Foto: Gilead Sciences via APMedicamento Remdesivir produzido em laboratório nos EUA — Foto: Gilead Sciences via AP

Um estudo liderado pela Organização Mundial da Saúde em mais de 30 países afirma a ineficácia de 4 antivirais contra a Covid-19: remdesivir, hidroxicloroquina, lopinavir/ritonavir (combinação) e interferon beta-1a. O ‘Solidarity Therapeutics Trial’ foi feito em 405 hospitais e com 11.266 pacientes. A pesquisa aguarda a aprovação de revistas científicas e revisão por outros especialistas. Leia mais.

Eleições nos EUA

Os candidatos republicano e democrata à presidência dos EUA, Donald Trump e Joe Biden — Foto: Carlos Barria/Tom Brenner/Reuters

Os candidatos republicano e democrata à presidência dos EUA, Donald Trump e Joe Biden — Foto: Carlos Barria/Tom Brenner/Reuters

Donald Trump e Joe Biden participam de debates com eleitores em emissoras rivais nos EUA. Candidatos à presidência responderam a perguntas durante programas ao vivo em dia que deveriam ter participado de debate juntos. Os dois programas foram transmitidos no mesmo horário.

Perguntado sobre o uso de máscaras, Trump sugeriu que os americanos as usassem, se assim quiserem, mas em seguida deu uma informação incorreta: a de que 85% das pessoas que vestem o item contraem o coronavírus. Ele também afirmou que irá recuperar o país.

Biden afirmou que confia nos cientistas e mantém contato para se informar sobre as pesquisas. ele falou que o atual presidente “só diz loucuras”, lembrando do episódio em que este sugeriu que pessoas injetassem desinfetante contra o coronavírus.

  • Eleição nos EUA: Quando sai o resultado? Pode haver atrasos?

Clique no parto 📷

Bebê puxa máscara de médico ao nascer, em Dubai — Foto: Reprodução/Instagram/dr.samercheaib
Bebê puxa máscara de médico ao nascer, em Dubai — Foto: Reprodução/Instagram/dr.samercheaib

Uma foto de um bebê que parece querer retirar a máscara do médico logo ao nascer fez sucesso nas redes sociais. O doutor Samer Cheaib, responsável pelo parto, espera que a imagem seja um prenúncio de que em breve todos poderão viver sem máscaras, em alusão à pandemia de coronavírus. A criança nasceu no começo de outubro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Previsão do Tempo 🌬

Confira os destaques da previsão do tempo
Confira os destaques da previsão do tempo

Previsão de ventania no Rio Grande do Sul até sul de Santa Catarina, interior de São Paulo, norte do Paraná até parte de Mato Grosso do Sul, e do Ceará até o norte da Bahia. Sobre as temperaturas, Curitiba volta ao seu posto de capital mais fria do Brasil, com máxima de 18ºC. Já em Teresina e Cuiabá, a temperatura fica abaixo dos 40ºC.

Lives de hoje

Zé Neto e Cristiano no último show do FV20 — Foto: Joilson César/Ag Haack
Zé Neto e Cristiano no último show do FV20 — Foto: Joilson César/Ag Haack

Zé Neto & Cristiano, César Menotti & Fabiano, Metá Metá e mais shows para ver em casa. Veja os horários dos shows online.

Descubra o Brasil

Rio Azuis também é uma das atrações da região — Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins
Rio Azuis também é uma das atrações da região — Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins

O Descubra o Brasil estreia e vai apresentar nos próximos três meses destinos que já entraram no radar dos viajantes que apreciam roteiros, mas que merecem ser mais conhecidos. A primeira cidade da série é Aurora do Tocantins, no sudeste do estado, destino que deve agradar quem curte viagens com caminhadas e algum desafio físico. Trilhas e cachoeiras são destaques.

Curtas e Rápidas:

  • Auxílio Emergencial: 3,6 milhões de nascidos em julho recebem nova parcela nesta sexta
  • No Dia do Chefe, veja tipos mais comuns e como lidar com eles

Futebol

O Cruzeiro contratou o técnico Luiz Felipe Scolari, que estava há mais de um ano sem clube. Na Série B, depois de 15 rodadas, a Raposa ocupa a penúltima posição, com 12 pontos.

Campeonato Brasileiro

  • 20h: Goiás x Bahia
www.abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

 

Imprimir