Quarta-feira, 14 de outubro – RESUMO DO DIA

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília


Maioria do Supremo Tribunal Federal vota a favor da prisão do traficante André do Rap. CNH, cadeirinha, faróis: veja as mudanças na lei de trânsito sancionadas por Bolsonaro. Países europeus em alerta diante da ameaça de nova onda de infecções por coronavírus. Telescópios registram momento em que estrela é engolida por buraco negro. E o abraço de uma tigresa na natureza ganha a 56ª edição do ‘Wildlife Photographer of the Year’.


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Inscreva-se no site www.abracambrasil.org.br

6×0

Luiz Fux abre sessão no STF para julgar suspensão de liminar que soltou André do Rap — Foto: Reprodução/GloboNews
Luiz Fux abre sessão no STF para julgar suspensão de liminar que soltou André do Rap — Foto: Reprodução/GloboNews

maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta quarta, pela manutenção da prisão do traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap. De dez ministros, seis manifestaram esse entendimento. Após o voto de Dias Toffoli (o sexto), a sessão foi encerrada e terá continuidade nesta quinta, com os votos de Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Carmén Lúcia e Gilmar Mendes.

Ao votar por manter a própria decisão que derrubou, no sábado, a liminar do colega Marco Aurélio — que permitiu a soltura do traficante —, o presidente da Corte, Luiz Fux, disse que André do Rap ‘debochou da Justiça’. Segundo ele, o criminoso se aproveitou da decisão ‘para evadir-se imediatamente’ e ‘cometeu fraude processual ao indicar endereço falso’. Foragido, André do Rap é um dos chefes da facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de São Paulo, o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Covid no Brasil

Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o país registrou 716 mortes nas últimas 24 horas, chegando ao total de 151.779 óbitos desde o começo da pandemia. Em casos confirmados, 5.141.498 brasileiros já tiveram ou têm o coronavírus, com 26.675 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos foi de 19.877 por dia — é a primeira vez que fica abaixo de 20 mil desde o dia 29 de maio.

  • Estudo brasileiro aponta que vírus afeta cérebro mesmo em casos leves
  • Veja os direitos previdenciários e trabalhistas de quem contraiu a doença

Avanço do vírus

Macron anuncia toque de recolher nas maiores cidades franceses para conter 2ª onda do coronavírus. — Foto: EUTERS/Benoit Tessier
Macron anuncia toque de recolher nas maiores cidades franceses para conter 2ª onda do coronavírus. — Foto: EUTERS/Benoit Tessier

Países europeus aumentaram as medidas preventivas para evitar novos contágios. O continente notificou mais de 700 mil casos de coronavírus na última semana – uma alta de 34% em relação aos 7 dias anteriores. O número de mortos subiu 16%.

  • Cientistas defendem ‘não culpar morcegos’ pelo coronavírus

França vai impor toque de recolher nas maiores cidades do país. O anúncio foi feito pelo presidente Emmanuel Macron nesta quarta. Já Portugal entrará em situação de calamidade a partir da meia-noite desta quinta (15). Na Alemanha, em áreas de alta taxa de infecção, grandes aglomerações foram proibidas até o fim do ano. A Itália tornou obrigatório o uso de máscaras na rua e em todos os estabelecimentos.

  • Rússia aprova 2ª vacina contra a Covid após testes preliminares
  • Webstories: conheça as candidatas a vacina testadas no Brasil

Mercado de trabalho

Prorrogado o programa que autoriza a redução proporcional de jornada de trabalho
Prorrogado o programa que autoriza a redução proporcional de jornada de trabalho –
VÍDEO – www.foconapolitica.com.br

Mais de 9,7 milhões de trabalhadores formais já tiveram a jornada de trabalho reduzida ou o contrato suspenso, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Como o programa só vale enquanto durar o estado de calamidade pública, os acordos deverão ser encerrados até o dia 31 de dezembro.

Retomada mais lenta

Setor de serviços foi um dos mais atingidos nessa pandemia; Miriam Leitão comenta
Setor de serviços foi um dos mais atingidos nessa pandemia; Miriam Leitão comenta VÍDEO – www.foconapolitica.com.br

volume de serviços prestados no Brasil cresceu 2,9% em agosto, na comparação com julho, segundo divulgou nesta quarta o IBGE. Apesar de engatar a terceira alta seguida, o setor ainda não conseguiu eliminar as perdas com a pandemia e passou a acumular queda recorde em 12 meses.

Nova habilitação

Bolsonaro sanciona lei que altera regras do Código de Trânsito: veja 5 mudanças
Bolsonaro sanciona lei que altera regras do Código de Trânsito: veja 5 mudanças
VÍDEO – www.foconapolitica.com.br

Publicada nesta quarta no Diário Oficial, a lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro passa a valer daqui a 180 dias. Entre as mudanças, está o aumento de 20 para 40 do limite de pontos antes da suspensão da carteira, caso nenhuma infração gravíssima tenha sido registrada. O prazo de validade também mudou: para motoristas até 50 anos, o documento vale por 10 anos. Outro ponto importante é o uso obrigatório da cadeirinha para crianças até 10 anos ou com menos de 1,45 m de altura. Veja as novas regras.

  • Entenda como é a regra atual sobre motos no corredor
  • Cadeirinha pode reduzir danos de acidentes em até 60%

‘Garra e perseverança’

Saiba quem é Kassio Nunes Marques, indicado ao STF por Bolsonaro
Saiba quem é Kassio Nunes Marques, indicado ao STF por Bolsonaro
VÍDEO – www.foconapolitica.com.br

O senador Eduardo Braga (MDB-AM)relator da indicação de Kassio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou parecer favorável à aprovação do desembargador. Braga afirmou que o magistrado é um exemplo de ‘garra e perseverança’ e que são irrelevantes as questões sobre o seu currículo. Bolsonaro escolheu o desembargador para assumir a vaga deixada pelo ministro Celso de Mello. A sabatina no Senado está marcada para a próxima quarta, dia 21 de outubro.

Operação Peregrino

Polícia faz operação contra quadrilha especializada em golpes pelo WhatsApp
Polícia faz operação contra quadrilha especializada em golpes pelo WhatsApp
VÍDEO – www.foconapolitica.com.br

Ao menos seis pessoas foram presas, em Goiás, apontadas como líderes de uma quadrilha que extorquia dinheiro das vítimas usando o celular. Segundo as investigações, o grupo comprava chips de celular e, usando a foto da vítima, criava perfis falsos no WhatsApp. Depois entrava em contato com parentes e amigos, dizendo ter trocado de número e pedindo ajuda com depósitos bancários. A nova fase da Operação Peregrino cumpriu, nesta quarta, mandados expedidos pela Justiça em Goiás, São Paulo e Pará.

📌 Eleições 2020

  • Ibope em Fortaleza: Capitão Wagner, 28%; Luizianne, 23%; Sarto, 16%
  • Ibope em Macapá: Capi, 17%; Josiel, 16%; Dr. Furlan, 13%; Patrícia Ferraz, 13%
  • Ibope em Manaus: Amazonino Mendes, 25%; David Almeida, 13%; Ricardo Nicolau, 11%; Zé Ricardo, 10%
  • Ibope em Porto Velho: Hildon Chaves, 23%; Vinícius Miguel, 12%; Cristiane Lopes, 9%; Dr. Breno Mendes, 7%

Corrida à Casa Branca

Imagem de uma das urnas piratas instaladas pelo Partido Republicano na Califórnia — Foto: Frederic J. Brown / AFP

Imagem de uma das urnas piratas instaladas pelo Partido Republicano na Califórnia — Foto: Frederic J. Brown / AFP

Cerca de 50 urnas piratas, identificadas como ‘oficiais’, foram espalhadas pelo Partido Republicano nas ruas de alguns dos distritos da Califórnia. Os chefes das promotorias Eleitoral e de Justiça do estado — todos democratas — consideram a prática ilegal, já que são autorizadas apenas caixas de depósito de votos oficiais da autoridade eleitoral. A votação para eleger o novo presidente, cargo disputado por Trump e Joe Biden, ocorre no dia 3 de novembro, mas existem maneiras de votar antecipadamente.

  • Sandra Cohen: eleitores idosos viram as costas para Trump
  • Emissoras rivais terão Trump e Biden ao vivo no mesmo dia
  • Filho do presidente testa positivo para Covid

‘Espaguetização’? 🤔

Impressão artística mostra estrela (em primeiro plano) sendo espaguetificada enquanto é engolida por um buraco negro supermassivo (ao fundo) durante um 'evento de interrupção de maré'. — Foto: ESO/M. Kornmesser

Impressão artística mostra estrela (em primeiro plano) sendo espaguetificada enquanto é engolida por um buraco negro supermassivo (ao fundo) durante um ‘evento de interrupção de maré’. — Foto: ESO/M. Kornmesser

Telescópios do Observatório Europeu do Sul em Garching, na Alemanha, registraram o momento em que uma estrela é “espaguetificada” ao ser engolida por um buraco negro supermassivo. O termo utilizado não é uma metáfora: um buraco negro é um lugar no espaço onde a gravidade é tão forte que nem a luz consegue escapar dela. Qualquer objeto que entra em um deles é esmagado até parecer um espaguete, por causa do chamado “evento de ruptura de maré”. O evento foi o mais próximo da Terra já registrado desse tipo: a 215 milhões de anos-luz.

  • Nobel de Física 2020: O que a ciência já sabe sobre buracos negros?
  • Webstories: o mistério dos buracos negros
Telescópio registra estrela sendo engolida por buraco negro

Telescópio registra estrela sendo engolida por buraco negro

A Boa do Dia 🐯

O Abraço, de Sergey Gorshkov, da Rússia — Foto: Sergey Gorshkov/Wildlife Photographer of the Year/BBC

O Abraço, de Sergey Gorshkov, da Rússia — Foto: Sergey Gorshkov/Wildlife Photographer of the Year/BBC

O que é preciso para fotografar uma das criaturas mais raras do planeta? Além de sorte e habilidade, Sergey Gorshkov usou uma ‘armadilha’ para registrar o abraço de uma tigresa-siberiana nas profundezas de uma floresta na Rússia. Similar a uma pintura a óleo, a imagem venceu o prêmio ‘Wildlife Photographer of the Year’, organizado pelo Museu de História Natural de Londres. Outros bichinhos, como o sapo-de-vidro e a pequena lula-diamante, protagonizaram cenas belíssimas; conheça os vencedores da 56ª edição do concurso.

O Assunto

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

 

Imprimir