9 de outubro, sexta-feira - DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado,selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília


Começa a propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito no rádio e na TV. Uma frente parlamentar propõe incluir atuais servidores públicos na reforma administrativa. Na despedida do STF, Celso de Mello vota para que Bolsonaro preste depoimento presencialmente à PF. O Nobel da Paz foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos da ONU. Olha a chuva! É verdade. ☔ Tem previsão de frente fria, e o fim da onda de calor se aproxima. Futebol: a seleção brasileira estreia hoje nas Eliminatórias da Copa.


JORNALISMO

ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!

www.abracambrasil.org.br

FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília

www.foconapolitica.com.br

BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo

www.braziliannews.com.br

PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

 

Veja abaixo mais informações sobre os principais assuntos do dia:

 

Candidatos na TV 📺

Começa hoje apropaganda eleitoral gratuita dos candidatos a prefeito no rádio e na televisão. No primeiro turno, a veiculação vai até 12 de novembro. A propaganda será apenas para os candidatos a prefeito e irá ao ar de segunda a sábado. Serão dois blocos de 10 minutos cada um, nos seguintes horários:

  • Rádio: das 7h às 7h10 e de 12h às 12h10;
  • TV: das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Além do horário eleitoral gratuito, as emissoras tiveram que reservar 70 minutos por dia para inserções de candidatos a prefeito (60% do total, ou 42 minutos diários) e a vereador (40%, ou 28 minutos). A exibição será das 5h à 0h.

Pesquisa Datafolha

Divulgada nesta quinta, a pesquisa Datafolha aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeito:

  • Datafolha em SP: Russomanno, 27%; Covas, 21%; Boulos, 12%; França, 8%
  • Datafolha no Rio: Paes, 30%; Crivella, 14%; Martha, 10%; Benedita, 8%
  • Datafolha em BH: Kalil, 56%; João Vitor Xavier, 6%; Áurea, 3%; Engler, 3%
  • Datafolha no Recife: João Campos, 26%; Marília Arraes, 17%; Mendonça Filho, 16%; Delegada Patrícia, 10%

Em São Paulo, Celso Russomanno leva vantagem entre eleitores homens, jovens, entre os que têm ensino fundamental, os que ganham menos e os evangélicos. Bruno Covas e Guilherme Boulos são os preferidos entre os que ganham mais. Veja o levantamento por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça.

No Rio, o Datafolha aponta que Eduardo Paes lidera em quase todos os segmentos pesquisados. Marcelo Crivella muda o cenário apenas entre os evangélicos. Veja o levantamento.

Em Belo Horizonte, Alexandre Kalil domina domina todos os recortes da pesquisa.

Nobel da Paz

O prêmio Nobel da Paz de 2020 foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos da ONU, que combate a fome no mundo. A organização atua em situações de emergência e em países afetados por conflitos. Na segunda-feira (12), será conhecido o vencedor do Nobel de Economia.

Neste ano já foram entregues os seguintes prêmios:

  • Literatura: Louise Glück
  • Física: Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez
  • Química: Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna
  • Medicina: Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice

Reforma administrativa

A Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa no Congresso Nacional lançou uma agenda prioritária em que defende a inclusão dos atuais servidores públicos e dos chamados “membros de poderes”, como magistrados e parlamentares, na reforma administrativa. A proposta enviada, em setembro, pelo governo vale apenas para futuros servidores e a tramitação ainda aguarda retomada dos trabalhos na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Leia mais.

Despedida no Supremo

Celso de Mello:"Ninguém, nem mesmo o chefe do Poder Executivo, está acima da Constituição"
Celso de Mello:”Ninguém, nem mesmo o chefe do Poder Executivo, está acima da Constituição”

O ministro Celso de Mello votou a favor de que Jair Bolsonaro preste depoimento presencial — e não por escrito — no inquérito que tramita na Corte sobre suposta interferência do presidente na Polícia Federal. Relator da matéria, Celso de Mello participou da última sessão plenária antes de se aposentar, na próxima terça-feira (13). Após o voto do relator, o ministro Luiz Fux, presidente do STF, encerrou a sessão em sinal de homenagem ao decano (mais antigo ministro do tribunal), que se despediu.

Os demais ministros ainda devem apresentar seus votos, mas Fux não anunciou se a continuidade do julgamento ocorrerá na sessão prevista para quarta (14).

Números da Covid no Brasil

O Brasil registra 149.058 mortes e 5.029.896 casos confirmados de Covid-19, aponta o consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de óbitos se aproxima de 600 e é a menor desde 10 de maio, porém segue em estabilidade.

Busca pela imunização

O governo tem a previsão de oferecer, ao menos, 140 milhões de doses de vacina da Covid-19 no 1º semestre de 2021. Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, diante do atual estágio dos testes, a vacinação deve começar no primeiro trimestre do próximo ano. O governo ainda estuda em um comitê como será o programa nacional de vacinação, mas já prevê o cadastro obrigatório de CPF das pessoas vacinadas para monitoramento de eventuais reações.

O Assunto 🎧

O impacto da decisão oficial que permite aulas não presenciais até o fim de 2021. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, e Luciano Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street. Ouça o podcast:

Eleições americanas

Trump e Biden no primeiro debate — Foto: Reuters
Trump e Biden no primeiro debate — Foto: Reuters

A emissora americana ABC fará um evento apenas com Joe Biden no dia 15 de outubro, após Donald Trump recusar um debate virtual.

Entenda o caso: o anúncio foi feito depois que a comissão organizadora informou que os dois candidatos participariam de um debate virtual, para evitar riscos, já que o presidente dos Estados Unidos ainda se recupera da Covid-19. Trump, no entanto, recusou a oferta, que chamou de “ridícula”.

O democrata e o republicano ainda têm agendado o que seria um terceiro debate, para o dia 22.

  • Veja também: O que se sabe do remédio que Trump chama de ‘cura’ contra a Covid

Extremistas presos

A polícia dos EUA prendeu 13 pessoas acusadas de tramar atentados contra a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, e outras autoridades do estado antes das eleições presidenciais de novembro. Um dos planos desmontados também pretendia invadir a sede do governo estadual. Se condenados, os integrantes dessas milícias armadas podem pegar prisão perpétua.

Roubo de dados

Começa nesta segunda-feira (05/10) o cadastramento no PIX, a nova plataforma de sistema de transferencia instantanea bancaria — Foto: ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Começa nesta segunda-feira (05/10) o cadastramento no PIX, a nova plataforma de sistema de transferencia instantanea bancaria — Foto: ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Já tem golpista tentando aproveitar o interesse dos brasileiros pela novidade. Desde a segunda-feira, foram feitos mais de 21 milhões de cadastros para o PIX, o novo sistema de pagamentos criado pelo Banco Central. A alta procura mobilizou criminosos a usarem técnicas antigas de roubo de dados para enganar clientes durante o cadastramento na plataforma.

Lembrando que o PIX entra em operação apenas em 16 de novembro, mas, desde segunda-feira (5), teve início o cadastramento das “Chaves PIX”.

  • Atenção: saiba como evitar golpes no cadastro do PIX

Ouvi frente fria? 👀☔

Previsão é de chuva no Sudeste, Sul e Centro-Oeste durante o feriado de 12 de Outubro
Previsão é de chuva no Sudeste, Sul e Centro-Oeste durante o feriado de 12 de Outubro

Atenção para o combo chuva forte, com vento e possibilidade de granizo desde o centro-leste do Paraná, passando por parte de São Paulo, Rio de Janeiro até o sul de Minas. O norte do Amazonas e quase todo estado de Roraima tem risco de temporal também.

A umidade baixa ainda persiste e resiste em parte do Centro-Oeste, mas a onda de calor deve terminar em breve. Uma frente fria finalmente vai quebrar a barreira do calor e do tempo seco. Veja a previsão do tempo no vídeo acima.

Futebol

Globo exibe, hoje às 21h30, a estreia da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa. O técnico Tite ainda não sabe se vai poder contar com o craque Neymar no jogo contra a Bolívia.

Às 20h30, a Colômbia recebe a Venezuela. Clique aqui e veja os resultados desta quarta das Eliminatórias na América do Sul.

Curtas e rápidas:

  • Auxílio emergencial: Caixa paga mais uma parcela a 3,6 milhões nesta sexta
  • Lives de hoje: Tributos a John Lennon, Johnny Hooker e mais shows para ver em casa
  • Busca por emprego cresce com retomada gradual da economia; veja ocupações com maior e menor variação salarial
  • Raio-X da redação do Enem: crase, ‘por que’ ou ‘porque’, (a)onde… veja erros comuns em uma análise de 240 mil textos
  • Tragédia de Mariana: em 5 anos, apenas 10% dos rejeitos retidos na usina de Candonga são retirados

Inscreva-se já no site www.abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais...

ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links...

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br

 

 

Imprimir