Quinta-feira, 8 de outubro - Abracam Notícias - RESUMO DO DIA

 Com presença de Maia e Guedes, Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa no Congresso defende inclusão dos atuais servidores na reforma administrativa. Ministro Celso de Mello vota a favor de depoimento presencial de Bolsonaro em inquérito do STF que investiga suposta interferência na Polícia Federal. E o presidente diz que 'esquerdalha' governa a Argentina. De 'voz poética inconfundível', poetisa norte-americana Louise Glück vence Prêmio Nobel de Literatura 2020.

Funcionalismo público

u — Foto: Reprodução/TV Senado

u — Foto: Reprodução/TV Senado

Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa no Congresso Nacional lançou, nesta quinta-feira (8), uma agenda prioritária em que defende a inclusão dos atuais servidores públicos e dos chamados "membros de poderes", como magistrados e parlamentares, na reforma administrativa. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, participaram do evento.

proposta do governo enviada em setembro ao Congresso não atinge os atuais servidores nem os próximos admitidos no serviço público antes da promulgação das regras. A PEC também não mexe na estabilidade ou nos vencimentos desses funcionários públicos.

Voto do relator
u
Celso de Mello:"Ninguém, nem mesmo o chefe do Poder Executivo, está acima da Constituição"
 
 

Celso de Mello:"Ninguém, nem mesmo o chefe do Poder Executivo, está acima da Constituição"

ministro Celso de Mello votou, nesta quinta-feira (8), em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), a favor de que Jair Bolsonaro preste depoimento presencial, e não por escrito, no inquérito que investiga suposta interferência do presidente na Polícia Federal. A denúncia foi feita pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Relator da matéria, o ministro fez a leitura do voto em duas horas e dez minutos, na sessão que começou a julgar o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) que defende o depoimento por escrito de Bolsonaro. Após o voto, o ministro Luiz Fux, presidente da Corte, encerrou a sessão em sinal de homenagem ao decano, que se despediu.

  • Camarotti: STF busca solução para manter decisão de ministro

'Forças poderosas'

Bolsonaro disse nesta quarta que acabou com a Lava Jato 'porque não tem mais corrupção no governo' — Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

Bolsonaro disse nesta quarta que acabou com a Lava Jato 'porque não tem mais corrupção no governo' — Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro ter dito que "acabou" com a Lava Jato porque o governo "não tem mais corrupção", integrantes da força-tarefa da operação no Paraná afirmaram que o pronunciamento indica "desconhecimento sobre a atualidade dos trabalhos e a necessidade de sua continuidade".

Em manifestação por meio de nota enviada pelo Ministério Público Federal (MPF), os procuradores da República também disseram que a fala de Bolsonaro "reforça a percepção sobre a ausência de efetivo comprometimento com o fortalecimento dos mecanismos de combate à corrupção". Citaram ainda que enfrentam "forças poderosas em sentido contrário" à operação.

  • Andréia Sadi: Bolsonaro tenta apagar Moro ao falar em fim da Lava Jato, avaliam políticos

Vizinho 'esquerdalha'

Durante uma transmissão em rede social, Bolsonaro chamou de 'esquerdalha' o governo do presidente da Argentina, Alberto Fernández. Após criticar a gestão, disse que o que o povo argentino 'merece' a atual administração. O presidente se referiu ao país vizinho para rebater críticas que vem sofrendo nas redes sociais, dos próprios apoiadores, pela indicação de Kassio Marques Nunes para o Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, o mesmo aconteceu com o ex-presidente da Argentina Maurício Macri, de tendência liberal, que não se reelegeu em 2019.

Acidente no Pantanal

Um helicóptero da Força Nacional caiu no Pantanal mato-grossense na tarde desta quinta, enquanto combatia os incêndios na mata perto da cidade de Poconé, a 104 km de Cuiabá. Os três tripulantes ficaram feridos e foram levados pelo helicóptero da Marinha do Brasil até a capital para atendimento médico pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Mato Grosso.

  • Governo diz ao STF que não houve omissão no Pantanal e na Amazônia

Alta no varejo 

Vendas no varejo avançam 3,4% em agosto

Vendas no varejo avançam 3,4% em agosto

3,4% é o crescimento das vendas do varejo em agosto, na comparação com julho. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este é o maior patamar de vendas em 20 anos. Com a quarta alta seguida, o setor conseguiu eliminar as perdas com a pandemia, superando o patamar de fevereiro em 8,9%. Porém, no acumulado do ano, o comércio ainda registra queda de 0,9%.

  • Produção industrial supera patamar pré-pandemia em 6 de 15 locais pesquisados em agosto, diz IBGE

Eleições 2020

Divulgada nesta quinta, a pesquisa Datafolha apontou os seguintes percentuais de intenção de voto nas prefeituras. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

  • São Paulo: Russomanno, 27%; Covas, 21%; Boulos, 12%; França, 8%
  • Rio de Janeiro: Paes, 30%; Crivella, 14%; Martha, 10%; Benedita, 8%
  • Belo Horizonte: Kalil, 56%; João Vitor Xavier, 6%; Áurea, 3%; Engler, 3%
  • Recife: João Campos, 26%; Marília Arraes, 17%; Mendonça Filho, 16%
  • Cresce o número de prefeitos candidatos à reeleição em 2020
  • Mais de 350 candidatos tentam se eleger mesmo com contas reprovadas no TCU
  • Propaganda eleitoral no rádio e na TV começa nesta sexta; veja regras

Corrida à Casa Branca

O candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, em Delaware, no dia 1 de outubro de 2020 — Foto: Brendan McDermid/Reuters

O candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, em Delaware, no dia 1 de outubro de 2020 — Foto: Brendan McDermid/Reuters

A emissora norte-americana ABC anunciou que fará um evento apenas com o candidato democrata à presidência, Joe Biden, no dia 15 de outubro, data em que aconteceria o segundo debate entre ele e o presidente republicano Donald Trump. O anúncio foi feito depois que a comissão organizadora informou que os dois candidatos à Casa Branca participariam de um debate virtual, para evitar riscos, já que Trump ainda se recupera da Covid. O presidente, no entanto, recusou o convite, que chamou de 'ridículo'.

"Eu não vou perder meu tempo com um debate virtual, essa não é a ideia de um debate. Senta-se atrás de um computador e se debate, é ridículo. Isso não é aceitável para a gente", disse Trump.

Milícia armada nos EUA

Governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (8). — Foto: Michigan Governor's office/Handout via REUTERS

Governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (8). — Foto: Michigan Governor's office/Handout via REUTERS

O FBI desmontou um grupo que planejava sequestrar a governadora de Michigan, a democrata Gretchen Whitmer. A polícia dos Estados Unidos prendeu 13 pessoas acusadas de tramar atentados também contra outras autoridades do estado antes das eleições presidenciais de novembro. Se condenados, os integrantes do grupo podem pegar prisão perpétua.

Sensibilidade poética

Poeta americana Louise Glücke ganha prêmio Nobel de Literatura

Uma das poetas contemporâneas mais talentosa dos Estados Unidos, Louise Glück venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2020. Sem livros publicados no Brasil, a poetisa nova-iorquina de 77 anos foi premiada nesta quinta-feira (8) 'por sua inconfundível voz poética que, com beleza austera, torna universal a existência individual', como definiu a Academia Sueca. Glück trata com sensibilidade temas como solidão, relações familiares, divórcio e morte. Leia os trabalhos 'A íris selvagem' e 'Confissão'.

Retrato digitado


Artista indiano cria retratos utilizando máquina de escrever
 
 

Artista indiano cria retratos utilizando máquina de escrever

Em 1968, na busca por criar algo único e novo, o artista indiano AC Gurumurthy teve a ideia de usar sua máquina de escrever para fazer um retrato do senador americano Robert Kennedy, que havia sido assassinado naquele ano.

"Essa foi minha grande descoberta na vida e daquele dia em diante comecei a fazer tentativas regulares em máquinas de escrever. Fiz de 250 a 300 desenhos até agora."

Publicado em vários jornais da época, o retrato foi o primeiro de inúmeros desenhos de figuras mundiais, como Mahatma Gandhi, Madre Teresa e Nelson Mandela, além de paisagens e animais. Gurumurthy diz ainda que busca um recorde mundial do Guinness em breve.13ºCongresso_ABRACAM_Dezembro_2020.JPG

www.abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

 

Imprimir