6 de outubro, terça-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília

www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo

www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia

 Notícias

A terça começa com uma reaproximação: Rodrigo Maia e Paulo Guedes selaram a paz após trocas de farpas recentes. O STF marcou o julgamento para decidir como Bolsonaro irá depor na investigação sobre suposta interferência na PF. Trump voltou à Casa Branca, mas ainda não está livre da Covid-19. Quais serão os próximos passos do presidente americano após deixar o hospital? E a eleição, como fica? Ouça no podcast O Assunto. Nesta terça vamos saber quem leva o Prêmio Nobel de Física 2020. E pensa que o calorão acabou? Nada disso! Vem aí mais um dia quente e bem seco na maior parte do país.

Bandeira branca

Rodrigo Maia e Paulo Guedes apareceram juntos em Brasília nesta segunda (6), após jantar em que fizeram as pazes — Foto: Reprodução/GloboNews
Rodrigo Maia e Paulo Guedes apareceram juntos em Brasília nesta segunda (6), após jantar em que fizeram as pazes — Foto: Reprodução/GloboNews

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediram desculpas mútuas pelos atritos protagonizados nas últimas semanas. Durante um jantar articulado por parlamentares, ambos defenderam a pacificação e a continuidade da agenda de reformas.

“Nós fomos nos afastando e, agora, na pandemia, mais ainda. Até na semana passada, deixo o meu pedido de desculpas, fui indelicado e grosseiro. Não é do meu feitio, ao contrário”, declarou Maia.

 

“Eu nunca ofendi o presidente Rodrigo Maia. Isso não é ofensa pessoal, foi uma troca de opiniões”, disse Guedes.

O deputado e o ministro protagonizaram embates públicos nas últimas semanas. O mais recente ocorreu na última quarta (30), quando Maia chamou Guedes de “desequilibrado” após ser acusado de se aliar à oposição para travar privatizações. Leia mais aqui.

De onde vem o dinheiro?

Continuam asarticulações para a criação do Renda Cidadã. O senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator da proposta, disse que deve apresentar seu texto na quarta (7). Ele disse que ainda não definiu a fonte de financiamento do programa, mas garantiu que respeitará o teto de gastos, como quer o ministro Paulo Guedes.

Para lembrar: pela regra do teto, incluída na Constituição, as despesas do governo em um ano não podem superar o valor das despesas do ano anterior corrigido pela inflação.

Depoimento de Bolsonaro

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, marcou para quinta (8) o julgamento que vai decidir como será o depoimento do presidente Jair Bolsonaro no inquérito sobre a suposta interferência na Polícia Federal. Fux atendeu a um pedido do ministro Celso de Mello, que é relator do caso e se aposenta na semana que vem.

Com isso, o decano do tribunal poderá participar do julgamento. Ele defende que Bolsonaro fale à PF presencialmente. Já o governo quer um depoimento por escrito.

A investigação foi aberta após relatos do ex-ministro Sérgio Moro, que deixou o governo em abril.

Terrivelmente evangélico

 

Bolsonaro viajou a SP para avaliar o resultado da cirurgia que fez há 10 dias para tirar um cálculo da bexiga. Segundo os médicos, ele está em excelentes condições clínicas. À noite, o presidente foi a um culto. Ao discursar, falou de sua próxima indicação ao STF, em 2021. Repetiu a promessa de escolher alguém “terrivelmente evangélico” e foi além: “Se Deus quiser, nós teremos lá dentro um pastor”.

Wassef e Kassio Nunes

Em conversas reservadas, ministros do Supremo Tribunal Federal chegaram ao mesmo denominador comum para a origem do nome do desembargador Kássio Nunes Marques junto à família Bolsonaro: o advogado Frederick Wassef. Entenda no blog do Gerson Camarotti.

De volta à Casa Branca

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou para a Casa Branca após passar o fim de semana em um hospital militar nos arredores de Washington. Ele não está livre da Covid-19, embora tenha melhorado, segundo os médicos.

Assim que chegou à residência oficial, Trump tirou a máscara. Uma atitude condenada por cientistas e profissionais da saúde.

Com Covid, Trump tira a máscara ao chegar à Casa Branca — Foto: Reuters/Erin Scott
Com Covid, Trump tira a máscara ao chegar à Casa Branca — Foto: Reuters/Erin Scott

Depois, postou um vídeo em que diz que “se sente melhor do que há 20 anos” e minimizou os riscos da Covid-19. “Não deixe isso dominar você. Não tenha medo.”

Embora continue a desdenhar do coronavírus, Trump precisou receber oxigênio para respirar pelo menos duas vezes desde sexta (2), segundo seus médicos. Ele também voltou a defender a retomada das atividades nos EUA, onde a Covid-19 já matou mais de 210 mil pessoas.

  • Que sintomas teve Trump? Quem mais pegou o vírus? Veja o já que se sabe

O Assunto

Antes mesmo de sair do hospital, Trump já dizia nas redes sociais que pretende retornar em breve às atividades de campanha por sua reeleição. O próximo debate com o democrata Joe Biden, que lidera as pesquisas, está marcado para o dia 15. Mas tudo depende da liberação dos médicos.

No episódio desta terça, O Assunto discute as perguntas ainda sem respostas sobre a saúde do presidente americano e o futuro da campanha. Renata Lo Prete conversa com Luiz Fernando Silva Pinto, correspondente da TV Globo em Washington há mais de 30 anos, e com Mathias Alencastro, doutor em ciência política e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Ouça abaixo:

Covid-19 no Brasil e no mundo

O Brasil registra 146.791 mortes e 4.940.706 casos confirmados de Covid-19 desde o começo da pandemia, aponta o último balanço do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de mortes nos últimos 7 dias foi de 659, uma variação de -7% em relação aos dados registrados em 14 dias. É o 13º dia seguido com essa média abaixo de 700. Quatro estados apresentam alta de mortes: Amazonas, Roraima, Ceará e Sergipe.

Um alerta: o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, alertou que o coronavírus pode ser transmitido pelo ar em “determinadas circunstâncias”. O CDC atualizou suas diretrizes sobre os tipos de transmissão do Sars-Cov-2, passando a incluir entre os tópicos uma ressalva para os aerossóis (partículas microscópicas liberadas por meio da respiração e da fala que ficam em suspensão no ar). Saiba detalhes.

Segunda onda: Na Europa, novas medidas restritivas entram em ação. Os bares de Paris voltarão a fechar em uma nova tentativa de frear o aumento de contágios. Nos EUA, o governador de Nova York mandou suspender as aulas presenciais nas escolas do Brooklyn e do Queens, bairros identificados como focos de transmissão.

Por falar em volta às aulas…

No Brasil, 8 redes estaduais de ensino já têm data definida para reabrir as escolas em 2020, segundo um levantamento feito pelo G1. No dia 30 de agosto, eram 5. Consulte aqui a situação no seu estado.

  • Leia também: aprovação automática ou reprovar todos? Veja 5 alternativas das escolas

Eleição em números

Na esteira da pandemia, cresceu o número de candidatos que trabalham na área da saúde. São mais de 19 mil, entre técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Há 4 anos, eram 17 mil. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para Eduardo Grin, professor do Departamento de Gestão Pública da FGV-SP, o aumento não é inesperado, já que a se tornou o problema público mais debatido no país.

“Saúde não é um problema novo para o eleitorado. O que é novo é a extensão da pandemia e o medo que nós temos de não conseguir sermos atendidos pelo SUS, sobretudo porque a pandemia trouxe um aprofundamento da crise econômica. Muita gente perdeu o emprego, e a clientela do SUS aumentou”, afirma.

Já a ocupação que mais encolheu proporcionalmente entre as eleições de 2016 e de 2020 foi a de dona de casa. E as que mais cresceram foram as de empresário, advogado e técnico de enfermagem. Veja os dados completos do levantamento.

Olho no aluguel 👀

Com a alta do dólar e a valorização das commodities, o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel em todo o país, atingiu a maior taxa anual em quase duas décadas.

Esse salto histórico afeta diretamente famílias que não têm casa própria, mas é possível negociar uma redução no valor da locação. Veja aqui uma lista de dicas.

Nobel 2020

Reinhard Genzel, Andrea Ghez e Roger Penrose são os ganhadores do Prêmio Nobel 2020 em Física — Foto: Royal Academy of Sciences (Genzel e Ghez) e Wikimedia Commons (Penrose)
Reinhard Genzel, Andrea Ghez e Roger Penrose são os ganhadores do Prêmio Nobel 2020 em Física — Foto: Royal Academy of Sciences (Genzel e Ghez) e Wikimedia Commons (Penrose)

Duas descobertas sobre buracos negros premiaram três pesquisadores com o Nobel de Física de 2020. O britânico Roger Penrose, de 89 anos, mostrou que a teoria geral da relatividade leva à formação de buracos negros e ficará com metade do prêmio. Já o alemão Reinhard Genzel, de 68, e a americana Andrea Ghez, de 55, ficarão com a outra metade, pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro de nossa galáxia.

Ontem, um trio de cientistas ganhou o prêmio de Medicina pela descoberta do vírus da hepatite C. A doença causa uma inflamação do fígado que pode se tornar crônica e resultar em câncer. É uma enfermidade silenciosa, transmitida pelo sangue ou outros fluidos corporais. Mas há tratamento.

Imagem projetada dos três vencedores do Nobel de Medicina: Harvey J. Alter, Michael Houghton e  Charles M. Rice — Foto: Claudio Bresciani/AP
Imagem projetada dos três vencedores do Nobel de Medicina: Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice — Foto: Claudio Bresciani/AP

Veja abaixo o calendário dos prêmios Nobel:

•Química: quarta-feira, 7 de outubro
•Literatura: quinta-feira, 8 de outubro
•Paz: sexta-feira, 9 de outubro
•Economia: segunda-feira, 12 de outubro

PIX chegando

Mais de 3,5 milhões de clientes já cadastraram suas “chaves” de identificação para usar o PIX, o novo sistema de pagamentos e transferências de dinheiro desenvolvido pelo Banco Central que entra em operação no mês que vem. Os registros continuam.

Ontem, porém, clientes de alguns dos principais bancos privados tiveram dificuldades para acessar os aplicativos de celular e demais canais digitais das instituições.

Para entender: a “chave PIX” é a informação que vai identificar um cliente e a conta bancária dele no sistema. Essa chave poderá ser um número de celular, um e-mail, o CPF ou o CNPJ. A expectativa é que o PIX seja o substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito, instantâneo e estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana. A previsão é que a maioria das transações seja aprovada e finalizada em até 10 segundos.

  • Clique aqui e saiba tudo sobre o PIX

Reforma tributária

Governo federal, estados e municípios não chegaram a um acordo nas discussões sobre a reforma tributária a respeito do repasse de recursos federais para formar dois fundos: um de desenvolvimento regional e outro de incentivo às exportações. Com isso, segundo o presidente do Comitê dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Rafael Fonteles, o assunto terá de ser definido pelo Legislativo.

O mistério das sementes

Uma equipe do Ministério da Agricultura concede entrevista hoje para explicar o mistério das sementes que têm chegado ao Brasil sem que ninguém peça.

Brasileiros vêm recebendo pacotinhos de sementes sem qualquer identificação. A caixa normalmente traz apenas o nome e o endereço do destinatário e ideogramas em chinês. As sementes misteriosas também chegaram a outros países, como Austrália, Índia, Canadá e também aos Estados Unidos, onde as investigações estão mais avançadas.

O Ministério da Agricultura confirma que as sementes vieram da Ásia e apareceram em 23 estados e no DF. No total, 199 amostras já foram recolhidas.

  • Entenda o caso e veja o que fazer caso receba um pacote desses

E este calor, hein?

Prepare-se. A terça-feira vai ser mais um dia quente e seco em grande parte do país, especialmente no Centro-Oeste, interior do Sudeste e do Nordeste.

A semana já começou com recordes de temperatura. A cidade de Água Clara, em Mato Grosso do Sul, registrou 44,6°C. É a maior marca desde 2006 em território brasileiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta terça, a massa de calor se estende pelo país. Em Cuiabá, máxima prevista de 43ºC. Brasília deve chegar aos 36ºC; Belo Horizonte e Vitória, aos 35ºC. Em Curitiba, que costuma ser a capital mais fria do Brasil, a máxima é de 34ºC. Refresco só em Porto Alegre, com 23ºC. Assista à previsão do tempo:

Confira os destaques da previsão do tempo para esta 3ª feira
Confira os destaques da previsão do tempo para esta 3ª feira
 undefined

Curtas e rápidas:

  • Auxílio emergencial: saques e transferências são liberados para mais 3,9 milhões nesta terça
  • Inscrições para 50 mil vagas remanescentes do Fies são abertas nesta terça
  • Sem internet, pai faz 28 km de bicicleta de um estado a outro toda semana para buscar tarefas dos filhos
  • Instagram faz 10 anos como uma das maiores redes sociais do mundo e de olho no TikTok, para não envelhecer
  • Site de empregos registra retomada gradual de vagas a partir de junho

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

Inscreva-se já no
www.abracambrasil.org.br
Imprimir