Segunda-feira, 28 de setembro - RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília-DF.


Ministro do Meio Ambiente passa 'a boiada' e revoga regras de proteção de mangues e restingas, e especialistas e parlamentares reagem. Depois de proibir o Renda Brasil, o governo propõe criar o Renda Cidadã para substituir o Bolsa Família, mas a origem dos recursos causa preocupação. Eleição de 2020 tem maior proporção de candidatos negros já registrada. Clima tenso entre duas ex-repúblicas soviéticas. E os impactos do escândalo do Imposto de Renda de Trump na corrida eleitoral americana.

'Boiada' passando

Especialistas e instituições comentam decisão do Conama e prejuízos para o meio ambiente
Especialistas e instituições comentam decisão do Conama e prejuízos para o meio ambiente

oram extintas hoje regras do Conselho Nacional de Meio Ambiente que garantiam preservação de áreas de restinga e manguezais, de entornos de reservatórios d'água e que disciplinavam o licenciamento ambiental para irrigação. Ainda foi aprovada a queima de resíduos agrotóxicos e de lixo tóxico em fornos usados para a produção de cimento. Em 2019, o ministro Ricardo Salles diminuiu a participação da sociedade civil no Conama.

"Estas revogações atingem em cheio a proteção de restingas, zonas de praias e os manguezais, dando espaço para empreendimentos imobiliários nas faixas de praia", disse Paulo Moutinho, cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Veja as reações de entidades sobre a determinação do governo.

De onde virá o $ do Renda Cidadã?

O vice-líder do governo no Congresso propôs que o programa Renda Cidadã, substituto do Bolsa Família, retire recursos de precatórios (dívidas do poder público reconhecidas pela Justiça) e do Fundeb, o fundo destinado a investimentos para a educação brasileira. Para entrar em vigor, a proposta ainda terá de ser aprovada pelo Congresso. O financiamento do novo programa social e a manutenção do teto de gastos estão em conflito.

Candidatos negros

As eleições de 2020 têm a maior proporção e o maior número de candidatos negros já registrados pelo TSE. Segundo dados coletados pelo G1, cerca de 272 mil candidatos são negros, o que representa 49,9% de todos os concorrentes. Além de ser a primeira vez que os brancos não representam mais da metade dos postulantes, esta é também a primeira vez que uma eleição tem mais candidatos negros que brancos.

Tensão perigosa

Uma rivalidade histórica entre dois países que foram repúblicas da extinta União Soviética escalou para um confronto que deixou 50 mortos, entre eles 7 civis. Forças militares da Armênia e do Azerbaijão estão a postos na região fronteiriça de Nagorno-Karabakh, que formalmente pertence ao território azeri, mas tem maioria armênia na população. Entenda o que está em jogo e como a Rússia e outros países da região estão se posicionando.

Números da pandemia

O país agora tem mais de 142 mil mortos por Covid-19. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, foram registrados 385 óbitos pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos segue estável há 2 semanas. Entenda os critérios.

Escândalo na moda

Um ex-diretor da agência de modelos Elite, uma das principais do mundo, está sendo investigado por estupro de menores em Paris. Gérald Marie, de 70 anos, que foi casado com a top model Linda Evangelista, é alvo de três acusações: uma por agressão sexual e três por estupro. A defesa de Marie disse ao jornal "Sunday Times" que "nega categoricamente" as acusações. (Foto: Pascal Guyot/AFP)

Mais uma de Trump

A reportagem do jornal "The New York Times" sobre a sonegação de impostos do presidente Donald Trump vai influenciar a corrida presidencial norte-americana? A colunista do G1 Sandra Cohen analisa o impacto sobre o eleitorado da revelação de que o bilionário não pagou imposto em 11 de 18 anos de declaração de sua renda - e despesas tributárias de apenas US$ 750 em 2016 e 2017. Leia os detalhes.

Semana quente

44°C é o que pode registrar algumas regiões do país na onda de calor. O alerta vale para todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, e Tocantins na região Norte, e de Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia no Nordeste. Veja mais detalhes sobre o calorão.

Ajuda ao pequeno

Levantamento em 13 países aponta que muitas pessoas passaram a priorizar pequenos negócios de bairro nas suas compras durante a pandemia. A pesquisa feita pelo Facebook em parceria com a consultoria Deloitte diz que 73% dos consumidores começaram a comprar on-line de empreendimentos menores. O principal motivo: a preocupação com a sobrevivência desses negócios.

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais...

EDIÇÃO COMPLETA

Vídeos, Fotos e Links...

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br

 

Imprimir