15 de setembro, terça-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 

Pazuello efetivado

Eduardo Pazuello, será efetivado no cargo de ministro da Saúde na quarta-feira (16). A posse está marcada para as 17h, no Palácio do Planalto. General do Exército, ele foi nomeado ministro interino em 3 de junho, embora já estivesse, na ocasião, ocupando o posto havia 20 dias, depois que o médico Nelson Teich — do qual era secretário-executivo — pediu demissão.

Números do coronavírus

Após uma semana com registro de queda, Brasil volta à estabilidade na média de mortes por Covid-19. O país tem 132.125 óbitos e 4.349.723 casos confirmados, aponta balanço do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de novas mortes nos últimos 7 dias foi de 731 óbitos, uma variação de -15% em relação aos dados registrados em 14 dias.

Crianças e o coronavírus

Estudos ajudam a ciência a responder a algumas perguntas sobre as crianças e a Covid-19: quais os sintomas nelas? Se elas forem infectadas, qual a chance de terem um caso grave da doença? Quanta carga viral têm no corpo? Nesta reportagem, você lerá sobre 7 pontos que a ciência já sabe sobre como o coronavírus afeta as crianças.

Trabalho intermitente

Enquanto o país fecha vagas formais, os postos de trabalho na modalidade intermitente seguem na contramão. Desde novembro de 2017, quando entrou em vigor a nova lei trabalhista, foram fechados 194.649 postos com carteira assinada no país. No mesmo período, na modalidade intermitente, foram criadas 170.649 vagas. Veja e entenda os dados.

O Assunto: planeta em chamas

As consequências do aquecimento global saltam aos olhos em imagens trágicas que se repetem pelo mundo: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Estados Unidos são palco da devastação. O fogo se alastra em alta velocidade, derruba quilômetros de florestas e mata milhões de animais. Os repórteres da TV Globo Claudia Gaigher, Fabiano Villela e Carolina Cimenti, relatam, respectivamente, de MS, PA e dos EUA, as consequências do fogo. E Renata Lo Prete conversa com Carlos Nobre, presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Vida extraterrena

Imagem do planeta Vênus é uma combinação de dados da espaçonave Magellan da Nasa e da Pioneer Venus Orbiter — Foto: NASA / JPL-Caltech
Imagem do planeta Vênus é uma combinação de dados da espaçonave Magellan da Nasa e da Pioneer Venus Orbiter — Foto: NASA / JPL-Caltech

Um grupo internacional de cientistas informou ter encontrado moléculas de fosfina na superfície de Vênus, um gás que não é produzido naturalmente na Terra, indicando, assim, que pode existir vida microbiana no planeta. Descobertas recentes como a presença de água líquida em Marte, de jatos d’água na lua Europa e de metano líquido na lua Titã animam os cientistas na busca por condições para a vida extraterrestre. Entenda o que a ciência já achou e onde concentra as buscas por vida fora da Terra.

Mudanças no seguro-desemprego

área econômica do governo avalia mudanças no seguro-desemprego, como uma forma de poupar recursos e viabilizar o novo programa social, chamado de Renda Brasil. A informação é do secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, que prevê duas possibilidades:

  • aumento da carência, ou seja, do tempo mínimo de serviço para que o trabalhador tenha direito ao benefício
  • redução no número de parcelas a serem pagas

Assembleia-Geral da ONU

Por causa da pandemia, a Assembleia-Geral da ONU será virtual pela 1ª vez. Evento marcam os 75 anos da formação das Nações Unidas após o fim da Segunda Guerra. Tradicionais discursos de chefes de Estado e governo, incluindo o do presidente Jair Bolsonaro, estão previstos para a próxima semana. O mistério é se Donald Trump discursará presencialmente em Nova York.

Abono salarial

abono salarial PIS-Pasep 2020-2021 começa a ser pago hoje para os trabalhadores nascidos em setembro (PIS) ou com benefício final 2 (Pasep). O calendário de saques se estenderá até 30 de junho de 2021.

O canto do ex-goleiro da Chapecoense

Jakson Follmann durante participação no "Popstar" — Foto: Globo/Rafael Lima
Jakson Follmann durante participação no “Popstar” — Foto: Globo/Rafael Lima

Jakson Follmann agora foca na música e planeja turnê para 2021, mas sem exagero na quantidade de shows. Ao G1, ex-goleiro da Chapecoense, que sobreviveu após a queda do avião que levava o time catarinense para a Colômbia, falou sobre planos e comparou carreiras de jogador e cantor.

“‘Não quero fazer inúmeros shows no mês e, sim, poder fazer um show tranquilo”.’

Farc

A ex-guerrilha e hoje partido político Farc pediu perdão público às milhares de pessoas que sequestrou na Colômbia e expressou arrependimento pela “dor” e pelas “humilhações” que causou.

“O sequestro foi um grave erro do qual não podemos fazer nada além de nos arrepender”, disse a direção do partido. “Este lastro hoje pesa na consciência e no coração de cada uma e cada um de nós”, completou em declaração pública.

Curtas e Rápidas:

Futebol

Libertadores

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais...

Vídeos, Fotos e Links...

Clicar abaixo:

EDIÇÃO COMPLETA

www.foconapolitica.com.br

 

Imprimir