Segunda-feira, 14 de setembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Mato Grosso do Sul entra em emergência por causa dos incêndios no Pantanal. Após mais de cinco meses com agências do INSS fechadas, segurados ficam sem perícia no dia da retomada do atendimento presencial. Pazuello vai assumir o Ministério da Saúde após quase 4 meses como interino. E mais uma surpresa em 2020: cientistas identificam uma possível presença de vida em Vênus.

Pantanal em chamas

O governo federal reconheceu hoje a situação de emergência em Mato Grosso do Sul, após os incêndios no Pantanal atingirem uma área equivalente a quatro vezes as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntas. A decisão permite que o estado receba recursos federais.

  • Problemas climáticos afetam várias regiões do país; entenda as relações entre eles

Durante a manhã, a Polícia Federal iniciou uma operação que investiga a origem do fogo e cumpriu 10 mandados de busca e apreensão. O órgão diz que as queimadas não são acidentais, e a suspeita é de que começaram para remover a vegetação natural e transformar a área protegida em pastagem.

O Pantanal vem sofrendo com incêndios desde meados de julho, deixando um rastro enorme de destruição. Ambientalistas se reuniram em um esforço para tentar salvar os animais feridos; veja como ajudar.

  • Cercados pelo fogo, indígenas são retirados de aldeias às pressas
  • Fogo no Pantanal e falta de chuva fazem poluição dobrar em SP
  • ‘Chuva preta’ no RS pode ter relação com fogo no Pantanal

Filas e frustração

Houve muita reclamação no primeiro dia de reabertura das agências do INSS pelo país, depois de mais de cinco meses fechadas por causa da pandemia. Médicos decidiram não retomar as atividades, e as perícias agendadas foram suspensas.

O presidente do instituto, Leonardo Rolim, disse que a suspensão foi comunicada aos segurados. Mas o que se viu em todo o país foram brasileiros aguardando por um atendimento que não aconteceu, como o o motorista Jocilé Gomes: ‘É triste e humilhante’.

  • Mensagem mostra que INSS só avisou à tarde sobre perícia suspensa
  • Quais serviços voltaram? É necessário agendar? Tire dúvidas

Números da pandemia

O Brasil passou de 132 mil mortes por Covid, com média móvel de 731 nos últimos 7 dias. Após uma semana registrando queda, o país voltou à estabilidade na média do registro de vítimas. Nas últimas 24 horas foram registradas 454 vítimas da doença. No total, dois estados apresentaram alta de mortes: Acre e Ceará. Veja a situação do seu estado.

  • Presidente do STF Luiz Fux testa positivo para Covid-19
  • Espinhas, queda de cabelo e psoríase: pandemia está agravando problemas de pele

Quase 4 meses sem titular

O general Eduardo Pazuello tomará posse como ministro titular da Saúde na quarta-feira (16), após quase 4 meses como interino da pasta. Ele está à frente do Ministério desde que o médico Nelson Teich pediu demissão do cargo, em 15 de maio, e será o terceiro ministro da Saúde no governo Bolsonaro.

Educação na pandemia

Desde março, crianças e adolescentes tiveram que trocar as salas de aula pelo ensino virtual. O G1 ouviu alunos, pais e professores de oito estados sobre os desafios enfrentados com a suspensão das aulas durante esses seis meses de escolas fechadas no Brasil.

Nesta segunda, após um vaivém na Justiça, algumas escolas particulares do Rio voltaram às aulas. A Justiça do Trabalho autorizou o reinício no estado, mas a retomada foi proibida na capital pela Justiça Comum. A medida divide opiniões; leia mais.

Dívidas de igrejas

O Diário Oficial publicou o veto parcial do presidente Jair Bolsonaro à lei que perdoava dívidas tributárias de igrejas e templos. Mas o próprio Bolsonaro sugeriu, em um rede social, que o Congresso derrube o veto. O Ministério da Economia havia indicado que templos têm, por exemplo, R$ 868 milhões em dívidas com a Previdência.

  • Andréia Sadi: líder diz que governo estuda nova proposta em troca da manutenção do veto

Nova denúncia contra Witzel

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela segunda vez Wilson Witzel. Agora, o governador afastado do Rio de Janeiro é acusado pelo Ministério Público como líder de uma organização criminosa que teria montado um esquema para o desvio de recursos públicos. Mais 11 pessoas foram denunciadas, entre elas a primeira-dama Helena Witzel e o presidente nacional do PSC, pastor Everaldo Pereira. Wilson Witzel diz que jamais cometeu atos ilícitos.

Suspeitas no Instituto Lula

A força-tarefa da Lava Jato no Paraná denunciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, por lavagem de dinheiro. A denúncia do Ministério Público Federal indica repasse de propina pela Odebrecht em doações ao instituto no valor de R$ 4 milhões, entre dezembro de 2013 e março de 2014. A defesa do ex-presidente disse que doações estão devidamente documentadas e a defesa de Okamotto negou envolvimento no caso.

Racismo

Mais um caso de violência policial contra homens negros causou revolta nos Estados Unidos. Roderick Walker, de 26 anos, foi abordado por agentes na Geórgia. Em um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais, um policial dá socos repetidamente no rosto de Walker, que estava com a namorada, o filho de 5 meses e o enteado. O agente foi demitido e Walker preso sob suspeita de obstrução do trabalho da polícia e agressão.

  • Flávia Oliveira: ‘Debate racial nos EUA está encarnado na violência policial contra negros’
  • Em novo post, Neymar cobra punição a zagueiro por ofensa racista

Presença extraterrestre

O ano de 2020 segue nos surpreendendo, mas agora com ‘coisas de outro mundo’. 👽 Nesta segunda, cientistas celebraram o que pode ser o mais forte indício de vida extraterreste. Um artigo publicado na revista ‘Nature’ aponta a descoberta do gás fosfina na atmosfera de Vênus. A revelação da substância, que existe também na Terra, sugere que o planeta pode hospedar vida microbiana. Entenda.

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

www.abracambrasil.org.br
www.abracambrasil.org.br

 

E mais...

Vídeos, Fotos e Links...

Clicar abaixo:

EDIÇÃO COMPLETA

www.foconapolitica.com.br

Imprimir