11 de setembro, sexta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


A prisão do secretário de Educação do Rio de Janeiro em operação que mira também a ex-deputada federal Cristiane Brasil. Falta crédito para micro e pequenas empresas. O Assunto também trata do tema e fala sobre o Pronampe. A contratação de servidores federais por concurso público é a menor desde 2011. Os números da pandemia no Brasil. Live do G1 vai debater saúde e comportamento na crise sanitária. Sai mais um lote do auxílio emergencial. E as lives de hoje.

Prisão de secretário de Educação do RJ

O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, foi preso na segunda fase da Operação Catarata, que investiga supostos desvios em contratos de assistência social no governo do estado e na Prefeitura do Rio. Fernandes apresentou um exame positivo de Covid-19, o que transformou a prisão preventiva em domiciliar. Outras três pessoas foram detidas.

Há ainda um mandado de prisão contra a ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha do também ex-deputado federal Roberto Jefferson.

Pronampe

A maioria dos grandes bancos não tem mais crédito para a segunda fase do Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), anunciada em 31 de agosto. Recursos já se esgotaram no Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

O programa é destinado para microempresas (com faturamento de até R$ 360 mil no ano) e empresas de pequeno porte (faturamento até R$ 4,8 milhões no ano), além de abranger profissionais liberais.

O Assunto

O socorro que não chega às pequenas empresas. Neste episódio, Marcio Gomes conversa com Carlos Melles, presidente do Sebrae, e com Lauro Gonzalez, professor e coordenador do Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV. Melles explica quem tem direito ao crédito. Gonzalez detalha como o Pronampe ainda é insuficiente.

 

Agora é assim?

Atila Iamarino e Mirian Dal Bem — Foto: Divulgação / Arquivo pessoalAtila Iamarino e Mirian Dal Bem — Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

Live do G1 hoje, a partir das 19h30, vai debater saúde e comportamento na pandemia. Participam o microbiologista Atila Iamarino e a infectologista Mirian Dal Ben. Assista aqui!

Números da pandemia no Brasil

O Brasil chegou a 129.667 mortes e 4.241.797 casos confirmados de Covid-19, aponta balanço do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de registros foi de 27.659 por dia, apontando uma variação de -29% em relação aos casos registrados em 14 dias. É a maior queda desde o início da pandemia.

Concursos

A contratação de servidores federais por concurso público é a menor desde 2011. Nos primeiros sete meses do ano, 32.040 profissionais foram admitidos via concurso público, contra 30.476 no mesmo intervalo de 2011.

Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta sexta-feira mais uma parcela do Auxílio Emergencial a 4 milhões de trabalhadores nascidos em maio, que fazem parte do Cadastro Único e aqueles inscritos por meio de aplicativo, site ou pelos Correios. Veja o calendário de pagamentos e tire dúvidas.

Arroz mais caro

Arroz ficou 20% mais caro desde o início do ano - e deve continuar subindo no curto prazo — Foto: Thinkstock via BBCArroz ficou 20% mais caro desde o início do ano – e deve continuar subindo no curto prazo — Foto: Thinkstock via BBC

Com a disparada do preço do arroz no Brasil, o governo resolveu facilitar a entrada do grão zerando a tarifa de importação para países de fora do Mercosul. Neste ano, a inflação do produto já subiu 19,25%. A medida, segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, deve facilitar o ingresso do alimento no país. Veja quais países lideram a venda e a compra de arroz do Brasil.

Enquanto isso, o ministério da Economia pediu ao Ministério da Justiça informações sobre notificação a supermercados, que dizem que não são os vilões da crise de preços.

Ao volante aos 14 anos

Ruben Navarette, de 14 anos, posa ao volante do veículo que teve que dirigir pela primeira para fugir de incêndio na Califórnia — Foto: Frederic J. Brown / AFP PhotoRuben Navarette, de 14 anos, posa ao volante do veículo que teve que dirigir pela primeira para fugir de incêndio na Califórnia — Foto: Frederic J. Brown / AFP Photo

Ruben Navarette, de 14 anos, precisou aprender a dirigir na marra. Sua primeira vez ao volante de um carro foi em uma estrada estreita e íngreme. Ele pilotou para fugir de incêndio na Califórnia.

“É como um videogame, Ruben”, disse o menino, que se prepara para começar a 9ª série.

Omissão em investigação

A Defensoria de São Paulo entrou com uma representação contra o estado brasileiro na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), por suposta omissão na investigação da morte de uma mulher após internação em uma clínica psiquiátrica em Salto do Pirapora, região de Sorocaba, no interior de São Paulo. Eliana Delaneze morreu aos 44 anos em 2011. O inquérito foi arquivado e o pedido de indenização, negado.

Lives de hoje

Humberto Gessinger, Maiara & Maraisa e Marcos & Belutti estão entre os artistas que fazem live nesta sexta-feira. Clique aqui e veja a lista de shows online.

Nascidos em 2000

MC Ingryd fica na “geladeira” após hit do Carnaval e pensa em trocar música por gastronomia. Cantora de “Vem me satisfazer” reclama da falta de lançamentos. G1 mostra histórias de artistas que nasceram nos anos 2000.

Curtas e Rápidas:

www.abracambrasil.org.br
www.abracambrasil.org.br

Agencias Noticiosas: Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E MAIS...

VÍDEOS, FOTOS E LINKS E MAIS NOTÍCIAS...

CLICAR ABAIXO: Edição Completa

www.foconapolitica.com.br

 

Imprimir