Quinta-feira, 10 de setembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Fux toma posse como presidente do STF. Partidos terão que repartir recursos entre brancos e negros já nesta eleição. Guedes cobra explicações do Ministério da Justiça sobre ‘monitoramento de preços’. Um dos maiores defensores dos povos indígenas é morto com uma flechada. Mico-leão-dourado na Amazônia? Mourão e Salles cometem gafe ao postar vídeo.

Candidatos brancos e negros

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, determinou que a divisão proporcional do fundo eleitoral e do tempo de rádio e TV entre candidatos brancos e negros comece a valer já nas eleições deste ano. A nova regra foi aprovada pelo TSE, mas entraria em vigor somente em 2022. A decisão, que atende a um pedido do PSOL, é provisória e ainda passará pelo plenário do Supremo.

Fux no comando

Ministro Luiz Fux  — Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF
Ministro Luiz Fux — Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O ministro Luiz Fux tomou posse hoje como novo presidente do STF, substituindo Dias Toffoli, em um mandato de 2 anos. A ministra Rosa Weber assumiu a vice-presidência. Em seu discurso, Fux disse que não admitirá agressão à Corte e o recuo no combate à corrupção. Também afirmou que ‘não hesitará’ em tomar decisões a favor da democracia, das minorias e da liberdade.

Brasil da pandemia

O Brasil registrou a maior queda em casos de Covid desde o início da pandemia. A média móvel de infeções foi de 27.659 por dia, apontando uma variação de -29%. Segundo especialistas, essa diminuição deve ser vista com cautela, e a transmissão deve continuar, mas em patamar mais baixo. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, houve mais 922 mortes por coronavírus no país, e o total passa de 129 mil. Mais de 4,2 milhões de pessoas já foram infectadas.

Desde o primeiro registro de óbito por Covid-19 em março, o Brasil viveu uma curva ascendente no número de mortes. Em junho, chegou-se ao platô, com cerca de mil vítimas diariamente. Nos últimos dias, a média móvel caiu mais de 15%. No episódio #272 do podcast O Assunto, Márcio Gomes conversa com o pesquisador da Fiocruz Julio Croda, que explica o que a queda significa e detalha quando é possível considerar uma pandemia sob controle. Ouça:

Educação desigual

Um estudo com base em informações do IBGE mostra que o número de estudantes negros, pardos e indígenas sem atividade escolar durante a pandemia é quase o triplo que de brancos: 4,3 milhões contra 1,5 milhão sem aulas. O acesso à tecnologia é um fator importante para entender a diferença entre os mais pobres e os mais ricos, abismo que impacta na formação da juventude.

‘QG da Propina’

Nesta quinta, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), foi alvo de buscas e teve o celular apreendido em uma operação que investiga um suposto ‘QG da Propina’ na prefeitura. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa de Crivella e no Palácio da Cidade, onde ele despacha. Segundo as investigações, o empresário Rafael Alves facilitaria, mediante vantagens indevidas, a assinatura de contratos e pagamentos de dívidas com o município. O Ministério Público apura se Crivella tem envolvimento com os acordos ilícitos. O prefeito disse que a ação foi ‘estranha’ e ‘injustificada’.

Que mico é esse?

O vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, compartilharam um vídeo nas redes sociais que nega as queimadas na Amazônia. As imagens mostram um mico-leão-dourado, animal da Mata Atlântica que não habita a região amazônica. Salles também rebateu o ator Leonardo DiCaprio, que publicou um vídeo com crítica às políticas ambientais do governo Bolsonaro.

‘Barulho da flecha no peito’

Rieli Franciscato, uma das referências nos trabalhos de proteção aos indígenas isolados na Amazônia, foi morto ontem em Seringueiras, Rondônia. Coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai), ele foi atingido no tórax por uma flecha de bambu, disparada, por índios isolados da região. Um amigo do sertanista narrou os momentos que antecederam a morte de Rieli, de 56 anos. ‘A gente só escutou o barulho da flecha, que pegou no peito dele. Aí ele deu um grito’, diz. Ouça a entrevista.

Preço dos alimentos

A equipe econômica cobrou explicações do Ministério da Justiça sobre o “monitoramento de preços” em supermercados. A notificação questionada hoje foi autorizada por Bolsonaro, mas em live, ele negou qualquer tentativa de tabelar os alimentos, que tiveram alta nos últimos meses.

Morre Diana Rigg

Morreu, na manhã desta quinta, a atriz Diana Rigg. Aos 82 anos, a Rainha dos Espíritos do seriado ‘Game of Thrones’ era vencedora dos prêmios Emmy e Tonny. Entre os mais de 70 papéis em séries e filmes ao longo da carreira, Rigg foi uma agente na série ‘Os Vingadores’ da década de 1960 e tem também trabalhos inéditos, caso do filme ‘Last night in Soho’ e da minissérie ‘Black Narcissus’, que estreiam no ano que vem.

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

www.abracambrasil.org.br
www.abracambrasil.org.br

E MAIS…

VÍDEOS, FOTOS E LINKS E MAIS NOTÍCIAS…

CLICAR ABAIXO:
Edição Completa

www.foconapolitica.com.br

Imprimir