9 de setembro, quarta-feira- DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


Mais informações no www. abracambrasil.org.br

 

Operação da Polícia Federal mira ex-advogado da família Bolsonaro e defensores de Lula e Witzel. Testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca foram suspensos temporariamente depois que um voluntário apresentou uma reação adversa. O Brasil registra queda recorde na média móvel de mortes pelo novo coronavírus. O número de feminicídios voltou a crescer no estado de São Paulo durante a pandemia. O Assunto debate a alta nos preços dos componentes da cesta básica. Liminar determina a transferência do ex-médico Roger Abdelmassih da prisão de Tremembé para um hospital penitenciário. E hoje tem rodada do Brasileirão.

Advogados alvos de operação

Os advogados Frederick Wassef (ex-defensor da família Bolsonaro), Cristiano Zanin (Lula) e Ana Tereza Basílio (Wilson Witzel) são alvos da Operação Lava Jato. O presidente, o ex-presidente e o governador do Rio de Janeiro não são investigados. A ação apura desvios de pelo menos R$ 150 milhões do Sistema S do RJ para propinas a agentes públicos e é baseada em uma delação premiada de Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio. São 50 mandados de buscas e apreensões.

Testes suspensos

 — Foto: Guilherme Gomes/G1

— Foto: Guilherme Gomes/G1

Os testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca foram suspensos temporariamente. O protocolo de segurança foi acionado após um dos voluntários no Reino Unido apresentar uma reação adversa. Segundo o jornal americano “The New York Times”, um paciente teve mielite transversa, uma síndrome inflamatória que afeta a medula espinhal.

A suspensão vale também para o Brasil. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), uma das entidades responsáveis pelos testes da vacina de Oxford, informou que não houve registro de reações graves à imunização nos 5 mil voluntários brasileiros já vacinados.

Números da pandemia no Brasil

O país registrou 516 mortes pela Covid-19, chegando ao total de 127.517 óbitos. A média móvel de mortes registrou queda de 26%. Depois de sábado (5), esta é a terceira vez que a média móvel de mortes aparece com tendência de queda desde 5 de junho, e a primeira em que a queda supera os 20%. São 4.165.124 de infectados no país.

Contágio na desigualdade

Países com grande desigualdade social, como o Brasil,estão entre os que têmmaior índice de mortalidade por Covid-19 e também são os que mais tempo levam para ver a redução do contágio. É o que aponta um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais. Entenda mais da pesquisa.

Feminicídios em SP

 — Foto: Fantástico

— Foto: Fantástico

O número de feminicídios voltou a crescer durante a pandemia no estado de São Paulo e mais do que dobrou em julho. Entre janeiro e julho deste ano, as ocorrências de feminicídio atingiram a marca de 101 casos, 12% a mais do que os 90 registros feitos no mesmo período de 2019. É o maior número da série histórica, iniciada em 2016, para este período. 85% dos casos têm autoria conhecida. Entenda o levantamento feito pelo G1 e pela GloboNews.

O Assunto

As gôndolas de supermercados não mentem: o custo dos alimentos essenciais disparou nas últimas semanas. Arroz, feijão, óleo de soja, leite… A lista de produtos cujos preços saltaram mais de 10% é grande, mesmo diante de um índice de inflação geral abaixo da meta de 4% ao ano, estabelecida para 2020. Neste episódio, Márcio Gomes conversa com o repórter da TV Globo Fábio Turci, que apurou os efeitos da alta para a economia real, e com o economista André Braz, coordenador de índices de preço do Instituto Brasileiro de Economia da FGV. Ouça abaixo:

Inflação

Será divulgado hoje a inflação de agosto. Em julho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, ficou em 0,36%, puxada principalmente pela alta da gasolina e da energia elétrica, maior taxa do ano.

Sarampo no RJ

O número de casos de sarampo no Rio de Janeiro cresceu 142% em relação ao ano passado. A Secretaria Estadual de Saúde informou que de janeiro a agosto deste ano foram notificados 1.276 casos no estado. Em 2019, no mesmo período, foram 527 notificações.

Para os infectologistas ouvidos pelo G1, um dos principais motivos para alto número de casos atuais é é queda na cobertura vacinal. O Ministério da Saúde informou que metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas que deveria em 2020.

Abdelmassih será transferido

O ex-médico Roger Abdelmassih deixa o prédio do DHPP em São Paulo nesta segunda-feira (31) — Foto: Reprodução/TV Globo
O ex-médico Roger Abdelmassih deixa o prédio do DHPP em São Paulo nesta segunda-feira (31) — Foto: Reprodução/TV Globo

Uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal determinou a transferência do ex-médico Roger Abdelmassih da P2 de Tremembé para um hospital penitenciário. A decisão foi assinada nesta terça-feira pelo ministro Ricardo Lewandowski, e a transferência pode ocorrer nesta quarta-feira.

Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou novas exigências para que produções sejam indicadas à categoria de melhor filme do Oscar a partir de 2024. Entenda como será.

Curtas e rápidas:

Futebol

Campeonato Brasileiro

  • 17h30: Athletico-PR x Botafogo
  • 18 horas: Fortaleza x Sport
  • 18 horas: Goiás Coritiba
  • 19h15: São Paulo x Bragantino
  • 21h30: Fluminense x Flamengo
  • 21h30: Santos x Atlético-MG
Mais informações no www. abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E MAIS...

CLICAR ABAIXO: Edição Completa

COM VÍDEOS, FOTOS E LINKS E MAIS NOTÍCIAS...

www.foconapolitica.com.br

 

Imprimir