4 de setembro, sexta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, não se falam mais. A relação ruiu e o interlocutor entre a pasta e o parlamentar é o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. A reforma administrativa chegou ao Congresso. Mais um lote do auxílio emergencialO Assunto debate o futuro da Lava Jato. O Menos30 Fest está chegando ao fim. Sexta-feira é dia da live Agora é Assim?. E veja quem se apresenta on-line hoje.

Maia x Guedes

Rodrigo Maia e Paulo Guedes — Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados e Adriano Machado/Reuters
Rodrigo Maia e Paulo Guedes — Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados e Adriano Machado/Reuters

relação entre o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, ruiu. Maia disse que Guedes proibiu a equipe econômica de conversar com ele e que, por isso, passará a negociar temas econômicos com o ministro da Secretaria de Governo Luiz Eduardo Ramos. Guedes e sua pasta não se manifestaram.

Reforma administrativa

O governo entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a proposta de reforma administrativa. O projeto zera penduricalhos, veta aumentos retroativos e limita férias e abrange Executivo, Legislativo e Judiciário de estados, União e municípios.

Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga hoje mais uma parcela do auxílio emergencial a 4,1 milhões de trabalhadores beneficiados nascidos em março, que fazem parte do Cadastro Único e aqueles inscritos por meio de aplicativo, site ou pelos Correios. Veja o calendário de pagamentos e tire dúvidas.

E o governo definiu que vai pagar mais 4 parcelas de ajuda, mas de R$ 300. Entenda as regras e veja se você tem direito ao benefício.

  • Recebeu auxílio emergencial sem ter direito? É preciso devolver; veja como

Crivella se salvou

Marcelo Crivello se salvou. A Câmara dos Vereadores barrou por maioria simples — 25 votos a 23 — o processo de impeachment contra o prefeito do Rio de Janeiro. A denúncia feita à Casa foi fundamentada na revelação do RJ2 sobre a existência do grupo “Guardiões do Crivella”. Veja como cada vereador votou.

A pandemia no Brasil

O país registrou 830 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, e chegou ao total de 124.729 óbitos. A média móvel de novas mortes foi de 858 óbitos. São 4.046.150 brasileiros com o novo coronavírus.

O Assunto

Lava Jato: qual é o futuro da operação? Neste episódio, Márcio Gomes conversa com Camila Bomfim, repórter da TV Globo em Brasília, que traça um histórico dos últimos acontecimentos da disputa entre Procuradoria-Geral da República e procuradores e explica o que esperar da operação a partir de agora.

Menos30 Fest

Maju Coutinho, Astrid Fontenelle, Tiago Leifert, André Trigueiro, Aline Midlej, Lázaro Ramos, Luiza Trajano, Atila Iamarino, Thelma Assis e Eduardo Sterblitch estão entre os confirmados no festival Menos30 Fest. — Foto: Divulgação

Maju Coutinho, Astrid Fontenelle, Tiago Leifert, André Trigueiro, Aline Midlej, Lázaro Ramos, Luiza Trajano, Atila Iamarino, Thelma Assis e Eduardo Sterblitch estão entre os confirmados no festival Menos30 Fest. — Foto: Divulgação

Menos30 Fest, evento de inovação e empreendedorismo da Globo, encerra a programação nesta sexta-feira com o tema cultura. Gratuito e totalmente digital, o festival ofereceu cursos, palestras, pitches e atrações musicais durante toda a semana.

Para avaliar os impactos, desafios e perspectivas do setor diante da pandemia, a jornalista Aline Midlej media um debate com três nomes importantes do cenário cultural: Paula Lavigne, empresária e produtora; Eduardo Sterblitch, ator, apresentador e humorista; e Lázaro Ramos, ator e apresentador. A conversa será transmitida a partir das 17h pelo G1Acompanhe aqui.

Agora é assim?

Live discute a vida em casa e o que mudará após a pandemia. Hoje, a partir das 19h30participam o psicólogo e terapeuta familiar Alexandre Coimbra Amaral e a arquiteta, artista plástica e youtuber Patricia Pomerantzeff.

Lives e drive-in

Lives de hoje: Babado Novo, Patti Smith, Teresa Cristina e mais shows para ver em casa. Veja quem se apresenta e os horários. E, no Rio, fim de semana tem eventos drive-in com shows, transmissão de jogo de futebol e estreia de filmes. Veja a programação.

‘Três verões’

Veja trailer do filme Três Verões
Veja trailer do filme Três Verões
Vídeo www.foconapolitica.com.br

O filme “Três verões” estreia em cinemas drive-in nesta semana com uma abordagem diferente da Operação Lava Jato. Famílias ricas têm vida e casas devassadas pelas investigações, mas a diretora Sandra Kogut estava mais interessada nos impactos desse redemoinho na vida dos empregados dessas famílias. Assista ao trailer acima.

‘Mulan’

Assista ao 2º trailer de 'Mulan'
Assista ao 2º trailer de ‘Mulan’
Vídeo www.foconapolitica.com.br
“Mulan”, uma das grandes produções da Disney em 2020, estreia hoje na plataforma digital de vídeos Disney+ nos Estados Unidos. O valor do filme é de US$ 30. O filme ainda não tem data para estrear no Brasil. Críticos elogiam visual, mas dizem que “falta profundidade”. Assista ao trailer acima.
Curtas e rápidas:
  • 8 empresas abrem vagas de emprego, trainee e estágio; veja lista

Futebol

Após a rodada de quarta e quinta-feira, o Internacional mantém a ponta do Campeonato Brasileiro, seguido por São Paulo e Atlético-MG. Clique para ver a classificação e os jogos do fim de semana.

Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

Chamada_8_do_Curso_Abracam_Setembro_2020.JPG

Inscreva-se já

 www.abracambrasil.org.br

E MAIS...

CLICAR ABAIXO: Edição Completa

COM VÍDEOS, FOTOS E LINKS E MAIS NOTÍCIAS...

www.foconapolitica.com.br

 

Imprimir