Quinta-feira, 27 de agosto – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


Violência sem fim: uma guerra entre traficantes rivais provoca 24 horas de pânico a moradores do Rio. Um ano depois do maior vazamento de óleo no litoral brasileiro, a Marinha não encontra culpados. Brasil passa de 118 mil mortes por coronavírus. Cresce a população do país: somos mais de 211 milhões de habitantes. E a passagem do furacão Laura mata 4 nos EUA.

Guerra do tráfico no Rio

Rio de Janeiro vive 24 horas de terror após confrontos entre traficantes no Complexo do São Carlos — Foto: Wilton Junior/Estadão ConteúdoRio de Janeiro vive 24 horas de terror após confrontos entre traficantes no Complexo do São Carlos — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Moradores da zona central do Rio viveram mais de 24 horas de terror. Facções rivais que disputam o controle do tráfico no Complexo de São Carlos entraram em confronto na noite de ontem e levou pânico à população. Houve tiroteios, sequestros e cinco pessoas morreram, entre elas Ana Cristina, uma mãe que tentou proteger o filho de 3 anos.

Ana Cristina da Silva, de 25 anos, morreu baleada ao proteger o filho de tiroteio no Rio Comprido — Foto: Reprodução/TV GloboAna Cristina da Silva, de 25 anos, morreu baleada ao proteger o filho de tiroteio no Rio Comprido — Foto: Reprodução/TV Globo
  • Vídeos mostram rajadas intensas de tiros em rua na Zona Norte do Rio

Segundo a polícia, os criminosos saíram de dez favelas para tentar dominar o complexo. A Polícia Civil afirmou ter alertado a PM há duas semanas para uma possível tentativa de invasão do Complexo de São Carlos, mas ‘não havia informação de data e horário definidos’.

Dezesseis suspeitos foram presos, entre eles Léo Serrote, considerado chefe da invasão. Ele era procurado também por homicídio, tráfico e roubo.

Pandemia no Brasil

O país registrou mais 970 mortes por Covid nas últimas 24 horas, segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa feito junto às secretarias de Saúde. O total de óbitos passa de 118 mil, e já são mais de 3,7 milhões de infectados pelo novo coronavírus.

  • 7 em cada 10 crianças e adolescentes são assintomáticos, diz prefeitura de SP
  • Paraná planeja começar testes de vacina russa em 45 dias
  • Estamos atingindo a chamada imunidade de rebanho? Entenda

Covid na Europa

Após registrar aumento de casos do novo coronavírus, a Alemanha decidiu aumentar as restrições para evitar uma segunda onda de contágio. O governo limitará a 25 o número de pessoas autorizadas em reuniões privadas e aplicará multa de 50 euros para quem não usar máscara nas regiões obrigatórias. A França também intensificou as medidas depois do crescimento do número de infectados.

  • Veja os cuidados que escolas da Europa estão tomando para a volta às aulas

Parece ficção

Dinheiro estava no fundo falso de um cofre em Araçatuba — Foto: Arquivo PessoalDinheiro estava no fundo falso de um cofre em Araçatuba — Foto: Arquivo Pessoal

Trinta e cinco mil reais foram parar no meio de sucata em Araçatuba (SP). Catadores desmontaram um cofre para ser vendido e se surpreenderam ao encontrar vários maços de dinheiro em um fundo falso. O objeto havia sido descartado pela Polícia Civil e foi devolvido pela Associação de Coletores de Recicláveis da cidade junto com o montante. A polícia disse que vai investigar o caso.

Tragédia sem causa

Um ano depois do maior desastre de vazamento de óleo do Brasil, a Marinha concluiu a investigação sem apontar culpados ou a origem do derramamento que atingiu o litoral de nove estados do Nordeste e dois do Sudeste. Segundo o inquérito, o petróleo foi derramado a uma distância de 700 quilômetros da costa brasileira e trafegou submerso por 40 dias. De acordo com a Marinha, a investigação confirmou que o óleo é de origem venezuelana, mas não significa que tenha sido lançado por navios ou empresas daquele país.

  • PF não encontra culpados por incêndios em Alter do Chão

Caso da ‘rachadinha’

A Procuradoria-Geral da República defendeu que o Supremo Tribunal Federal rejeite o recurso do Ministério Público do Rio contra o foro privilegiado para o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das ‘rachadinhas’. A decisão de reconhecer o foro, questionada pelo MP, é da 3ª Câmara do Tribunal de Justiça do estado. Com isso, as investigações sobre o caso saíram da primeira instância. O relator do caso no STF é o ministro Gilmar Mendes.

Luto na música

Morreu nesta quinta-feira, aos 71 anos, o produtor musical e compositor Arnaldo Saccomani, em Idaiatuba (SP). Ele sofria de insuficiência renal e diabetes. Um dos grandes nomes da cena musical brasileira, Saccomani produziu álbuns de Tim Maia e Rita Lee, entre outros. Na TV, participou de vários programas caça-talentos como jurado.

Eleições americanas

Donald Trump vem usando a máquina do governo para fins eleitorais. O candidato republicano à reeleição aproveita eventos oficiais para fazer campanha e usa a Casa Branca como cenário. Para entidades de vigilância da ética não há dúvidas: o presidente violou a Lei Hatch, de 1939, que proíbe funcionários de se envolver em atividades políticas durante o trabalho. Logo mais, o discurso de Trump encerra a convenção democrata e dá largada oficial à campanha.

Protestos em Kenosha, EUA

A quarta noite de protestos contra a morte de Jacob Blake, um homem negro atingido por tiros à queima-roupa por um policial branco, foi menos violenta em Kenosha, no Wisconsin, nos EUA. No dia anterior, um adolesce de 17 anos matou 2 manifestantes durante os protestos. O acusado pelas mortes foi preso. Em redes sociais, ele gostava de exibir fuzis e e deixava claro seu apoio ao presidente Donald Trump.

Furacão Laura

Quatro pessoas morreram na passagem do furacão Laura, no estado da Louisiana. O Laura tocou o solo pouco antes da 1h como uma tempestade de categoria 4 com ventos de 240 km/h. Depois, regrediu rapidamente para uma tempestade de categoria 1.

Quantos somos

211,8 milhões. Este é o número de brasileiros, segundo o IBGE. A população cresceu 0,77% em relação a 2019, e São Paulo segue como o estado com mais habitantes, e Roraima teve o maior crescimento populacional.

Chamada_3_do_Curso_Abracam_Setembro_2020.JPG

Faça já a sua inscrição no site

https://www.abracambrasil.org.br/component/smarteventos/evento/26

 

Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E MAIS...

 

REPORTAGENS COMPLETAS, FOTOS, VÍDEOS E LINKS
www.foconapolitica.com.br
 
Imprimir