27 de agosto, quinta-feira – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

O Brasil tem agora 211,7 milhões de habitantes. O perigoso furacão Laura chegou aos Estados Unidos, que enfrenta também protestos antirracistas após um negro ser baleado pelas costas. O país encara agora boicote de jogadores de basquete e de futebol, que aderiram aos protestos. Enquanto isso, os republicanos seguem em convenção, e o vice de Donald Trump, Mike Pence, discursou e criticou a onda de manifestações. No Brasil, a crise entre Jair Bolsonaro e Paulo Guedes afeta o mercado. A imunidade de rebanho e a retomada das buscas em Brumadinho.

211,7 milhões de habitantes

população brasileira foi estimada em 211,7 milhões de habitantes em 5.570 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa com o total de habitantes dos estados e dos municípios se refere a 1° de julho de 2020 . O número representa um aumento de 0,76% na comparação com a população estimada do ano passado, de 210,1 milhões de pessoas. São Paulo permanece na frente como a unidade da federação com mais habitantes: 46,2 milhões de pessoas.

Furacão Laura

Avião sobrevoa olho do furacão Laura, no Golfo do México
Avião sobrevoa olho do furacão Laura, no Golfo do México

O furacão Laura ganhou força e chegou à costa da Louisiana, nos Estados Unidos, com ventos de 240 km/h. Tormenta tem potencial para provocar inundações “catastróficas”. Um avião fez imagens de dentro do olho da tormenta – veja vídeo acima.

Protestos antirracistas nos EUA

Manifestantes passam com mãos ao alto diante de policiais em Kenosha, no Wisconsin (EUA), após novos protestos contra o racismo e a violência policial terminarem em confronto na noite de segunda-feira (24) — Foto: David Goldman / AP Photo

Manifestantes passam com mãos ao alto diante de policiais em Kenosha, no Wisconsin (EUA), após novos protestos contra o racismo e a violência policial terminarem em confronto na noite de segunda-feira (24) — Foto: David Goldman / AP Photo

Donald Trump anunciou que o governo federal está enviando quase mil integrantes da Guarda Nacional para o estado de Wisconsin, para ajudar a conter os distúrbios durante os protestos que começaram na cidade de Kenosha após um policial ter baleado um jovem negro pelas costas. Na terça, terceiro dia de manifestações, duas pessoas morreram e uma ficou ferida.

NBA sob impasse, WNBA parada

 Jogadoras da WNBA fazem protesto nos EUA — Foto: Reprodução
Jogadoras da WNBA fazem protesto nos EUA — Foto: Reprodução

Os protestos antirracistas nos EUA levaram os jogadores da NBA a adiar jogos e a discutirem um boicote total e o fim da temporada de basquete. A WNBA também parou. Jogadoras de Washington Mystics, Atlanta Dream, Los Angeles Sparks, Minnesota Lynx, Connecticut Sun e Phoenix Mercury se uniram e decidiram não jogar. Elas até usaram camisas com marcas de tiros nas costas (veja na imagem acima) para lembrar como Jacob Blake foi atingido em Kenosha, no estado do Winsconsin.

Futebol também protesta

Os times da MLS, principal liga de futebol dos Estados Unidos, também decidiram adiar as suas partidas. Quatro partidas não foram realizadas: Inter Miami x Atlanta United, FC Dallas x Colorado Rapids, Real Salt Lake x Los Angeles FC e San Jose Earthquakes x Portland Timbers.

Convenção republicana

Donald Trump, presidente dos EUA, aponta para Mike Pence, candidato a se reeleger vice pelo Partido Republicano, após discurso nesta quarta (26)  — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Donald Trump, presidente dos EUA, aponta para Mike Pence, candidato a se reeleger vice pelo Partido Republicano, após discurso nesta quarta (26) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Em meio aos protestos, o Partido Republicano seguiu o rito de sua convenção para a corrida à Casa Branca. O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, aceitou oficialmente a nomeação como candidato republicano à reeleição na chapa encabeçada por Donald Trump. Porém, ele criticou as manifestações pelo país.

“A violência tem que acabar. Derrubar estátuas e depredar patrimônio não é liberdade de expressão”, afirmou. “Nós não vamos tirar as verbas das polícias. Nem hoje, nem nunca”, prometeu.

Nesta quinta-feira, será a vez do atual presidente, Donald Trump, oficializar a candidatura, no encerramento da Convenção Nacional do partido.

Bolsonaro e Guedes em crise

Jair Bolsonaro e o o ministro da Economia, Paulo Guedes, estão em crise. A proposta da equipe econômica de extinguir programas sociais a fim de compor a receita para o pagamento do auxílio emergencial na transição até a criação do Renda Brasil não agradou ao presidente.

O programa é aposta do governo para turbinar a popularidade do presidente, mas enfrenta resistência da equipe econômica.

A crise entre Bolsonaro e Guedes afetou o dólar – que fechou em forte alta: a moeda norte-americana subiu 1,62%, a R$ 5,6164 – e a Bolsa de Valores.

Massacre na Nova Zelândia

O assassino que invadiu duas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia, e deixou 51 mortos em março de 2019 foi condenado à prisão perpétua.

“Seus crimes são tão perversos que mesmo que ele seja mantido na prisão até a morte, isso não esgotará a punição e a sentença que eles exigem”, disse o juiz do caso, Cameron Mander.

Avanço da pandemia

Após seis do primeiro registro de Covid-19 no Brasil, o país registrou 1.090 mortes nas últimas 24 horas e chegou ao total de 117.756 óbitos. A média móvel de novas mortes nos últimos 7 dias foi de 938 óbitos. São 3.722.004 pessoas infectadas. Clique aqui e veja a linha do tempo e a evolução do coronavírus.

O Assunto e o novo coronavírus

O podcast O Assunto completou um ano, com mais de 33 milhões de downloads. São 261 episódios, mais de 105 horas de programa e mais de 360 convidados. Clique aqui e ouça 12 episódios para entender a pandemia.

Imunidade de rebanho

Algumas cidades brasileiras podem estar atingindo a imunidade de rebanho, segundo infectologistas. Atingir esse patamar tem um custo muito alto, com muitas vidas perdidas. Mas o que é imunidade de rebanho e qual é seu custo para a sociedade?

Brumadinho: buscas retomadas

Após mais de cinco meses, o Corpo de Bombeiros retoma hoje as buscas pelas vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Elas foram suspensas no dia 21 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

O Assunto

Moradia popular: como reduzir o déficit habitacional? Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, e com o jornalista da TV Globo José Raimundo Oliveira, autor de uma reportagem que acompanhou os erros e acertos do Minha Casa Minha Vida em diversos Estados. Ouça:

Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.293 da Mega-Sena. O prêmio acumulou e deve ir a R$ 52 milhões no próximo sábado. Veja as dezenas sorteadas: 01 – 02 – 10 – 37 – 42 – 48.

‘Fusquinha abençoado’

Freiras lançam campanha divertida para ajudar Lar em Tubarão
Freiras lançam campanha divertida para ajudar Lar em Tubarão

Freiras em Santa Catarina rifam um “fusquinha abençoado” de 1981 para levantar recursos para instituição filantrópica. Veículo pertence ao Lar da Menina, em Tubarão, no Sul do estado, há mais de 25 anos. Veja no vídeo acima a campanha bem-humorada sobre o carro.

Games

'Surgeon Simulator 2' reúne até quatro jogadores — Foto: Divulgação/Bossa Studios
‘Surgeon Simulator 2’ reúne até quatro jogadores — Foto: Divulgação/Bossa Studios

Para quem está pensando em treinar para virar médico, talvez “Surgeon Simulator 2” não seja o game ideal. Mas aqueles que querem caos, sangue, tripas e destruição podem se interessar um bocado pelo jogo. Henrique Olifiers e Roberta Lucca falam ao G1 sobre a continuação do game que viralizou a partir de 2013 com vídeos malucos.

“É ‘simulador de caos’. Se você está querendo ver caos, é 100% simulação. Agora, se você está querendo aprender a fazer uma cirurgia, meu amigo… (risos)”, brinca o brasileiro Henrique Olifiers.

Curtas e rápidas:

Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E MAIS...

CLICAR ABAIXO: Edição Completa NOTÍCIAS, FOTOS, VÍDEOS E LINKS

www.foconapolitica.com.br

Imprimir