31 de julho, sexta-feira - DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


A perseguição ao influenciador digital Felipe Neto e mais bloqueios, agora no exterior, de contas e perfis de seguidores de Bolsonaro. O presidente, que disse estar tomando antibiótico, estará em Bagé (RS). Um de seus maiores aliados, o ex-ministro Abraham Weintraub, chegou ao Banco Mundial. A Receita paga o 3º lote de restituição do Imposto de Renda e a Caixa paga mais uma parcela do auxílio emergencial. A Covid-19 já matou mais de 91 mil pessoas no Brasil. O novo coronavírus pode ter ficado por décadas em circulação "silenciosa" entres os morcegos. Hoje tem live do G1, o "Agora é Assim?". O Assunto debate a Lava Jato e as declarações do PGR Augusto Aras. Definidos os semifinalistas do Paulistão. E a NBA voltou e protestou.

Felipe Neto perseguido

Influenciador digital Felipe Neto é vítima de fake news e de ameaças
O influenciador digital Felipe Neto tem sido perseguido após criticar o presidente Jair Bolsonaro. Ele é vítima de acusações falsas e de ameaças nas redes sociais. Homens - entre eles um que se identifica como "Cavallieri, o guerreiro de Bolsonaro" - e um carro de som chegaram a ir intimidar Neto na entrada do condomínio onde ele mora. Assista no vídeo acima à entrevista que o influenciador concedeu ao Jornal Nacional.

"Virem atrás de mim, dentro da minha casa, é um nível de perseguição que eu não imaginei que aconteceria. É o tipo de coisa que você vê em filme, vê em série, mas nunca imagina que realmente aconteça", disse Neto.

Bloqueio de contas e perfis no exterior

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de contas de 16 apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em redes sociais no exterior. Na prática, a determinação ampliou o alcance de uma outra decisão, da semana passada: no último dia 24, as contas foram retiradas do ar, mas alguns dos investigados tentaram driblar a ordem do STF e hospedaram perfis alternativos em outros países para continuarem publicando mensagens.

Bolsonaro em Bagé

Bolsonaro irá a Bagé, no Rio Grande Sul, nesta sexta-feira (31). A programação prevê visitas a uma escola militar, ao 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado e participação em uma entrega de condomínios residenciais. Nesta quinta-feira (30), em seu 1º evento público após se recuperar da Covid-19, ele montou em um cavalo, tirou a máscara facial e tocou nas mãos de pessoas aglomeradas no aeroporto de São Raimundo Nonato, no sul do Piauí.

À tarde, após se dizer curado, Bolsonaro afirmou ter "fraqueza" e "um pouco de infecção". O presidente brincou que estaria com "mofo no pulmão", após 20 dias de repouso, e que estaria tomando antibióticos.

Ranking de transparência

governo federal está em penúltimo lugar em ranking de transparência em contratações emergenciais durante pandemia, atrás de estados e prefeituras. Em sua terceira edição, levantamento da Transparência Internacional inclui, pela primeira vez, o governo federal, que só ficou na frente do governo de Roraima.

Imposto de Renda

A Receita Federal paga o 3º lote de restituição do Imposto de Renda. Serão R$ 5,7 bilhões para 3,9 milhões de contribuintes.

Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga uma nova parcela do auxílio emergencial a 5,7 milhões de trabalhadores. Veja o calendário de pagamentos e tire dúvidas sobre o benefício.

Weintraub no Banco Mundial

O Banco Mundial anunciou a aprovação de Abraham Weintraub como diretor-executivo. Ele representará grupo de nove países: Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago. Alvo de dois inquéritos no Brasil, o ex-ministro da Educação foi indicado para o posto em Washington (EUA) pelo governo Bolsonaro.

91 mil mortos por Covid-19

O Brasil registra 91.416 mortes e 2.614.662 casos confirmados de Covid-19. A média na última semana é de 1.024 óbitos. Sete estados têm alta no número de óbitos.

Vírus silencioso há décadas

O novo coronavírus pode ter ficado por até 70 anos em circulação "silenciosa" entres os morcegos, aponta estudo. Pesquisadores analisaram a "árvore genealógica" do vírus e indicam três possíveis datas para o "nascimento" da linhagem causadora da Covid: 1948, 1969 e 1982. Entenda mais sobre o estudo.

Cruzeiro no Japão

Lembram do navio que ficou parado e isolado no porto no Japão? Um estudo de Harvard indica que a contaminação pelo ar causou 59% dos casos de Covid dentro do cruzeiro Diamond Princess. A embarcação teve mais de 700 infectados.

No limite

 Uma médica na linha de frente contra o coronavírus anda no limite. Ela relata plantões de 48 horas e frustração por perder pacientes para Covid. "Morrem rápido e na nossa frente", diz Vívian Lima Leoneza. Com 23 anos de experiência em UTIs, ela contou ao G1 como a pandemia tem afetado não só a rotina, mas também a mente de quem trabalha na área da saúde.

Agora é assim?

Live do G1 discute hoje, a partir das 19h30, o futuro do trabalho após a pandemia. Participam da conversa a especialista e pesquisadora sobre tendências de gestão de carreira Sofia Esteves e o escritor e comentarista de carreiras Max Gehringer. ASSISTA.

Curso_Legislativo_Consciente_5.JPGRESERVE JÁ A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO  https://www.abracambrasil.org.br/component/smarteventos/evento/25

 

E MAIS DESTAQUES COM LINKS E VÍDEOS...

https://foconapolitica.com.br/31-de-julho-sexta-feira/

 

Imprimir