18 DE JULHO, SÁBADO - DESTAQUES DA SEMANA que a ABRACAM preparou para você

As notícias que foram destaques na semana que passou. (13 A 17 de julho), selecionados pelo jornalista Milton Atanazio – FOCO NA POLÍTICA ( www.foconapolitica.com.br ) .

 

MPs da pandemia se aproximam da caducidade com votação incerta

Governo publicou medidas em massa; Prazo para votação é de 120 dias

As medidas provisórias editadas em sequência pelo governo no início da pandemia transformaram Jair Bolsonaro no presidente que mais usou esse instrumento nos primeiros meses de 1 ano. Mas a vigência dessas MPs está chegando ao fim. A quantidade de medidas baixadas é maior do que a capacidade de votação demonstrada pela Câmara em junho.

Medidas provisórias são editadas pelo governo federal e têm força de lei a partir de sua publicação por até 120 dias. Para continuarem vigorando, porém, precisam de aprovação de Câmara e Senado dentro desse prazo.

Há 27 MPs ainda não votadas pela Câmara que perdem a validade até o fim de agosto (leia a lista aqui). Em junho, mês completo mais recente, foram votadas 6 dessas matérias. Nessa toada, nos próximos 45 dias serão analisadas no máximo 9 medidas. Sobrariam 18 sem votação.

Crédito não chega em larga escala a microempresas, diz chefe do Sebrae-DF

Valdir Oliveira é superintendente; Problema não está nos programas; Está na dificuldade do alcance.

O superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Valdir Oliveira, 53 anos, afirmou que as linhas de financiamento de crédito para empresários lançadas durante a pandemia ainda não chegaram em larga escala aos pequenos negócios.

Em entrevista ao Poder360, ele explica que o principal gargalo dos programas não é o crédito disponibilizado pelas instituições, mas o baixo alcance que o sistema financeiro oferece aos pequenos empreendedores.

Nesse sentido, Valdir afirma que duas medidas pretendem sanar essa problemática: a medida provisória que dispõe das garantias para os valores das vendas realizadas em máquinas de cartões e o programa lançado pelo BNDES com foco em fornecedores.

Saiba mais ...

https://foconapolitica.com.br/destaques-da-semana-que-foco-na-politica-preparou-para-voce-2/

Imprimir