DESTAQUES DO DIA que a ABRACAM selecionou para você

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

O avanço da Covid-19 em nove estados e no Distrito Federal com país passando das 72 mil mortes e com quase 1,9 milhão de infectados. Cidade de São Paulo reabre mais setores do comércio com restrições. Mundo registra novo recorde de infecções pelo coronavírus. Os efeitos da pandemia na migração é tema do podcast O Assunto. Os concursos com inscrições abertas que oferecem mais de 10 mil vagas. O auxílio emergencial para 1,2 milhão de trabalhadores. O saque do FGTS. E a comemoração do Dia Mundial do Rock com uma live pesada.

Coronavírus no Brasil

O Brasil tem 72.153 mortes e 1.866.416 casos confirmados de Covid-19 até as 8h desta segunda-feira, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Os dados do balanço da noite de domingo indicam que média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias até então foi de 1.036 por dia, uma variação de 4% em 14 dias. No total, 9 estados mais o Distrito Federal apresentaram alta de mortes: PR, RS, SC, MG, DF, GO, MS, MT, TO e PB.

Um dos óbitos foi o do ex-deputado federal Nelson Meurer. O primeiro condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Operação Lava Jato morreu, aos 77 anos, na manhã deste domingo. Ele estava internado após testar positivo para Covid-19.

Evolução dos casos de coronavírus — Foto: Guilherme Almeida/G1

Reabertura em São Paulo

Academias, parques, agências de pesquisa e estúdios de tatuagem voltam a funcionar, com restrições, durante quarentena na cidade de São Paulo nesta segunda-feira, após 111 dias de interdição por causa do combate ao coronavírus.

Covid-19 no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou neste domingo um recorde de casos globais da Covid-19. Em 24 horas, foram 230.370 notificações. Os maiores aumentos foram registrados por Estados Unidos, Brasil, Índia e África do Sul, de acordo com o relatório diário da organização. O recorde anterior da OMS para novos casos foi de 228.102, registrado na sexta-feira (10).

GloboNews Debate

Ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich discutem pandemia e saúde no Brasil

ASSISTA AO VÍDEO

http://g1.globo.com/globo-news/videos/v/ex-ministros-luiz-henrique-mandetta-e-nelson-teich-discutem-pandemia-e-saude-no-brasil/8692554/

Os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, a epidemiologista Maria Amélia Veras, a pneumologista Margareth Dalcolmo e o biólogo Atila Iamarino participaram neste domingo (12) de um debate na GloboNews sobre a pandemia do coronavírus.

Questionado sobre os estágios da pandemia, Mandetta declarou que mantém as previsões que indicam diferentes fases da epidemia pelo país, com uma melhora em setembro.

Sucessor de Mandetta, Teich voltou a abordar a falta de informações precisas para traçar as estratégias de enfrentamento à Covid-19

A epidemiologista Maria Amélia Veras também destacou a importância do uso da inteligência para analisar os dados sobre a Covid-19 e definir as ações a serem adotadas.

A pneumologista Margareth Dalcolmo foi questionada sobre o negaciosismo à gravidade do novo coronavírus. Sem citar a hidroxicloroquina, a especialista declarou que o Brasil ainda gasta “energia” em discussões sem “o menor sentido”, enquanto as atenções deveriam estar na tentativa de conter a epidemia em zonas mais pobres, por exemplo.

O biólogo Atila Iamarino apontou a dificuldade para alinhar o discurso das autoridades de estados, municípios e União, bem como a falta de uma estratégia unificada das medidas de distanciamento social e de retomada das atividades econômicas. Segundo ele, o Brasil ainda discute tratamento sem eficácia comprovada.

Nise Yamaguchi

A médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi afastada pelo Hospital Israelita Albert Einstein após declaração sobre nazismo em uma entrevista à TV Brasil, do governo federal, pediu desculpas “por expressões outras e interpretações errôneas sobre assuntos sensíveis ao grande sofrimento judaico” e afirma ser “solidária à dor dessa ilustre comunidade como a maior das atrocidades de nossa história ocidental”.

ASSISTA AO VÍDEO

https://globoplay.globo.com/v/8692748/

E muito mais...

https://foconapolitica.com.br/3-de-julho-segunda-feira/

Imprimir