Quinta-feira, 2 de julho - RESUMO DO DIA

 Na escalada da Covid-19, o Brasil ultrapassou a marca de 1,5 milhão de casos da doença. Em pouco mais de três décadas, a Amazônia perdeu uma área do tamanho do Chile. Segue o caso das 'rachadinhas': o ex-assessor Fabrício Queiroz depôs e o senador Flávio Bolsonaro foi intimado pelo Ministério Público do RJ a prestar depoimento. E imagens do Sol, feitas pela Nasa, para sair de órbita um pouquinho.

1,5 milhão de casos

Hoje, o país chegou à marca de 1.501.353 casos confirmados de coronavírus — houve um aumento de 50 mil infectados em apenas um dia. Mais 1.277 mortes por Covid-19 foram registradas nas últimas 24 horas, e o número total desde o início da pandemia chega a 61.990. Os dados são do levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde.

Terra arrasada

A Pan-Amazônia, região que abrange nove países, perdeu 724 mil km² de cobertura florestal e vegetal, de acordo com uma análise feita pelo MapBiomas Amazônia que inclui o período de 1985 a 2018. A área equivale a todo o território do Chile. O Brasil, que concentra 61,8% do bioma, foi o país que mais desmatou. Nesta quinta-feira, durante reunião do Mercosul, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo busca 'desfazer opiniões distorcidas' sobre a atuação do Brasil na proteção da floresta amazônica e dos povos indígenas.

'Rachadinhas'

Nesta quinta, o Ministério Público do RJ intimou o senador Flávio Bolsonaro e a mulher dele, Fernanda Nantes, a prestar depoimento sobre o esquema das 'rachadinhas' na Assembleia Legislativa. A convocação partiu do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc) do MP, que já vinha investigando o caso em primeira instância. A defesa de Flávio questionou a legalidade da ação. Segundo os advogados, depois que a Justiça do RJ decidiu encaminhar o caso das 'rachadinhas' para a segunda instância, o Gaecc não deveria mais participar das investigações. 

E em Bangu...

Fabrício Queiroz prestou depoimento ao Ministério Público do Rio nesta quinta, no complexo penitenciário onde está preso. Segundo um procurador, o ex-assessor de Flávio Bolsonaro afirmou que o suposto vazamento da Operação Furna da Onça para beneficiar Bolsonaro nas eleições de 2018 não chegou até ele.

À espera da ajuda

1,9 milhão de pessoas que se cadastraram para receber o auxílio emergencial de R$ 600 do governo ainda estão aguardando a análise do pedido. O prazo para se inscrever no programa termina hoje (veja como solicitar).

Sol em HD

 Vídeo da Nasa condensa uma década de imagens tiradas do Sol em 61 min; trecho

Para sair um pouquinho de órbita... Por dez anos, uma equipe da Nasa capturou mais de 425 milhões de imagens de alta resolução do Sol. A agência mostrou o resultado em um vídeo de pouco mais de um minuto. Assista no vídeo acima.

Com informações do G1

 

Imprimir