23 de junho, terça-feira- Os destaques do dia que a ABRACAM traz para você

 PGR detalha mensagens postadas por parlamentares sobre atos antidemocráticos, e Moraes determina que posts não sejam deletados. Levantamentos mostram que sites bolsonaristas excluíram 2 mil vídeos em junho. O podcast O Assunto discute a relação de Frederick Wassef com os Bolsonaro. O MEC revogou a portaria assinada por Weintraub que acabava com incentivo a cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação. Brasil tem mais de 51 mil mortes por coronavírus. Senado deve votar o adiamento das eleições municipais. E a Receita libera consulta do maior lote de restituição do IR da história.

Atos antidemocráticos

Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a preservação de publicações de parlamentares sobre atos antidemocráticos para incluí-las em inquérito que investiga ataques contra a democracia e instituições. O ministro atendeu a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), que detalhou as mensagens.

2 mil vídeos excluídos

Levantamentos de empresas de análise digital mostram que sites que apoiam o presidente Jair Bolsonaro apagaram 2 mil vídeos com conteúdo antidemocrático desde maio.

O Assunto

Podcast explica mais sobre a relação do advogado Frederick Wassef e o clã Bolsonaro. Ouça Renata Lo Prete e Andréia Sadi.

MEC revoga portaria de Weintraub

O Ministério da Educação (MEC) revogou a portaria assinada pelo ex-ministro Abraham Weintraub que acabava com incentivo a cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação. A medida do dia 18 de junho foi o último ato de Weintraub no ministério. No dia seguinte ele viajou para os Estados Unidos.

Mais de 51 mil mortes

O Brasil tem 51.407 mortes por coronavírus. Foram 748 mortes em 24 horas. Levantamento mostra ainda que o país já contabiliza 1.111.348 casos de Covid-19, mais que Rússia e Índia juntos, o 3º e o 4º países com mais casos no mundo.

Cão farejador

Cachorro Asher foi um dos primeiros a iniciar treinos para detectar o cheiro da Covid — Foto: Twitter Medical Detection Dogs

Um grupo de cientistas do Reino Unido está treinando cachorros para que eles possam reconhecer o cheiro da Covid-19. Os estudos começaram através de Asher (foto acima), um cão da raça cocker spaniel.

Violência policial

O número de pessoas mortas por PMs nas cidades da Grande São Paulo aumentou 60% de janeiro a abril de 2020, de acordo com levantamento do G1 e da GloboNewsEntenda os dados.

Eleições

O Senado deve votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno será em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. Texto defende que o 1º turno seja realizado em 15 de novembro, e o 2º turno em 29 de novembro.

Código de trânsito

A Câmara dos Deputados tem previsão de votar o projeto de lei que altera trechos do Código Brasileiro de Trânsito. Entre outras mudanças, a proposta aumenta o número de pontos para suspensão, em razão de multas, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Imposto de Renda

A Receita Federal abre hoje, a partir das 9h, na internet ou pelo telefone 146, consultas ao segundo lote do Imposto de Renda. R$ 5,7 bilhões, maior lote de todos os tempos, serão depositados para 3 milhões de contribuintes. O prazo para entregar a declaração não terminou e vai até o dia 30 de junho. E se você é MEI, veja dicas para ficar em dia com o leão.

Arrecadação

Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga a terceira parcela do auxílio emergencial para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do NIS termina em 5. Veja também o calendário de pagamentos e tire dúvidas.

Quina de São João

As apostas para a Quina de São João já podem ser feitas pela internet e nas casas lotéricas. O sorteio do concurso especial será sábado. O prêmio, que não acumula, é de R$ 140 milhões.

Mercado de trabalho

A pandemia de Covid-19 tem motivado 41% dos profissionais qualificados e empregados a procurarem novas oportunidades no mercado de trabalho. Ele receiam perder os atuais empregos. Veja mais sobre o tema e entenda a pesquisa.

Lives de hoje

Elba Ramalho — Foto: Alice Venturini / Divulgação

 
Imprimir