Quarta-feira, 17 de junho - RESUMO das notícias que foram destaques

 A maioria dos ministros do STF votou pela continuidade do 'inquérito das fake news', e rejeitou um habeas corpus que tentava tirar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, da investigação. No Brasil da pandemia, o país ultrapassa a marca de 46 mil mortos e o setor de serviços tem queda recorde. A OMS volta a suspender testes com hidroxicloroquina. E os desafios de 6 irmãos para manter os estudos.

Maioria 8 ministros dos STF já votaram a favor do inquérito das fake news — Foto: Reprodução/TV Justiça

8 ministros dos STF já votaram a favor do inquérito das fake news — Foto: Reprodução/TV Justiça

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou a favor da continuidade do 'inquérito das fake news', nesta quarta-feira. O placar foi de 8 x 0. O julgamento será retomado amanhã, com mais três votos. O inquérito foi aberto pelo próprio STF para apurar a difusão de informações falsas e ameaças a ministros. O tribunal analisa uma ação que contesta a legalidade da investigação, apresentada em 2019 pelo partido Rede Sustentabilidade.

9 x 1

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, será mantido no inquérito das fake news. Por 9 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal rejeitou o habeas corpus protocolado por André Mendonça, ministro da Justiça. Weintraub foi incluído por ter dito, na reunião ministerial de 22 de abril que, por ele, 'botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF'.

Covid no Brasil

O país tem 46.665 mortes por coronavírus, 1.209 registradas nas últimas 24 horas, segundo o consórcio de veículos de imprensa. Já são 960.309 casos confirmados de Covid-19. O estado de São Paulo teve o maior número diário de óbitos.

Testes interrompidos

A Organização Mundial de Saúde anunciou que vai suspender, pela segunda vez, os testes com hidroxicloroquina contra a Covid-19. Segundo a OMS, as evidências científicas apontam que a substância não reduz a mortalidade em pacientes internados com a doença.

Novo ministro

O deputado federal Fabio Faria (PSD-RN) tomou posse como titular do Ministério das Comunicações, recriado pelo presidente Jair Bolsonaro. Em discurso para uma plateia que incluía jogadores de futebol, Faria falsou em 'abertura de diálogo'. O novo ministro é genro do empresário e apresentador Silvio Santos.

Mudança de tom

Em discurso durante a posse do ministro do novo Ministério das Comunicações, Jair Bolsonaro disse que tem compromisso com a Constituição Federal, embora 'alguns de nós' não concordem com alguns artigos. E que cabe aos três poderes respeitá-la em favor do 'bem comum'. Antes, o presidente havia afirmado a apoiadores que 'está chegando a hora de tudo ser colocado no devido lugar'.

Vontade acima de tudoSeis irmãos estudam dividindo o único celular da mãe, em Itumbiara  — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Seis irmãos estudam dividindo o único celular da mãe, em Itumbiara — Foto: Reprodução/TV Anhanguera 

A história de Rosimeire da Costa, de Itumbiara (GO), e sua família é mais uma entre as milhares que escancaram a desigualdade social no país. Sem aula presencial por causa da pandemia de coronavírus, seus cinco filhos têm que dividir um celular para cumprir virtualmente as tarefas escolares. A mãe improvisou uma sala de aula na casa onde eles vivem de favor. 'Agradeço porque tenho esse celular, sei que tem mãe em condição bem pior', diz ela.

Monitor da violência

Em plena quarentena, o número de assassinatos no Brasil aumentou 8% em abril, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o índice nacional de homicídios criado pelo G1. O Ceará foi o estado com a maior escalada de violência. Veja mapa com crimes mês a mês no país.

Tem 5 minutos?

Uma pesquisa feita a pedido da Central Única das Favelas (Cufa) aponta que 94% dos brasileiros reconhecem que pessoas negras têm mais chances de serem abordadas de forma violenta e mortas pela polícia. O levantamento também mostra que os negros têm menor escolaridade, e que isso se reflete na ocupação de postos de trabalho. Veja detalhes aqui.

Corte agressivo

O Banco Central fez o oitavo corte seguido na taxa básica de juros, que caiu de 3% para 2,25%. A Selic, que já era a mais baixa da história, atingiu um novo recorde. A redução reflete uma tentativa de estimular a economia em meio à crise na pandemia do coronavírus.

Serviços em queda

11,7% foi a queda do volume de serviços no Brasil em comparação com o mês de março, de acordo com IBGE. A pesquisa reflete pela primeira vez um mês inteiro sob as restrições impostas pela pandemia do coronavírus. É o terceiro recuo consecutivo e o mais intenso da série histórica iniciada em 2011. O setor passa a acumular perda de 18,7% em 3 meses seguidos de retração. 

A boa do dia

Maria Severina da Silva, de 101 anos, teve alta após surpreender a equipe médica de um hospital de campanha em Recife. Uma semana após ficar internada com Covid-19, enfrentou a doença sem precisar passar por procedimentos drásticos. Tracunhaém, cidadezinha da Zona da Mata onde vive, promete soltar fogos para essa fofura que é dura na queda.

 Com informações do G1

Imprimir