Segunda-feira, 15 de junho - RESUMO das notícias que foram destaques


Sara Giromini e mais 5 são presos

A Polícia Federal prendeu em Brasília a extremista Sara Fernanda Giromini, que adotou o pseudônimo Sara Winter, e mais cinco integrantes do '300 do Brasil', grupo de apoio ao presidente Jair Bolsonaro que montou um acampamento na Esplanada com cerca de 30 pessoas, classificado como 'milícia armada' pelo Ministério Público do DF e desmobilizado no fim de semana.

Segundo a investigação, eles são suspeitos de organizar e captar recursos para atos antidemocráticos e de crimes contra a Lei de Segurança Nacional. A prisão é temporária e foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. A advogada de Sara diz que a prisão é política. Em depoimento, a extremista negou ligação com o ataque com fogos ao Supremo, no sábado, e disse que não tem apoio do governo ou de partidos.

Números da pandemia

O país registrou 729 novas mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa. O total de óbitos chega a 44.118, e há quase 900 mil casos confirmados da doença.

A preocupação com o aumento do ritmo de contágio fez algumas capitais recuarem em medidas de relaxamento da quarentena. Porto Alegre publicou um decreto que limita funcionamento dos shoppings e do comércio de rua. Curitiba fechou templos religiosos e bares.

2ª onda de contágio

Autoridades da Organização Mundial da Saúde disseram que estão trabalhando em estreita colaboração com a China para identificar a origem de uma segunda onda de infecções pelo novo coronavírus na capital, Pequim, que ampliou a área de quarentena após novos casos. A suspeita principal está relacionada ao maior mercado atacadista de alimentos da Ásia.

O mundo teve uma média de 124 mil novos casos de Covid-19 por dia, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. Quase metade das mortes diárias por coronavírus são na América Latina. Veja mapa que mostra onde a pandemia avança e recua.

Busca pela vacina

A vacina em testes para Covid-19 produzida pela empresa chinesa Sinovac induziu produção de anticorpos em 90% dos pacientes que receberam a dose. O laboratório firmou parceria com o Instituto Butantan e vai aplicar a substância em voluntários brasileiros.

 

Mais de cem vacinas estão sendo desenvolvidas no mundo. O GloboNews Debate reuniu especialistas para discutir os avanços das pesquisas e dos testes.

Cloroquina em xeque

Os Estados Unidos cancelaram a autorização para uso da hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid-19. A FDA, agência que atua como a Anvisa nos EUA, afirmou que, após reavaliação dos dados e com base em novas informações, 'não é mais razoável acreditar que as formulações orais de hidroxicloroquina e de cloroquina possam ser eficazes'.

Ainda assim, o presidente americano, Donald Trump, disse que continuará enviando o medicamento para o Brasil. E o Ministério da Saúde também ampliou o uso do medicamento, passando a dar orientação para o uso no tratamento de grávidas e crianças com o coronavírus.

Weintraub balança

A ala política do governo -- incluindo ministros que são militares -- aumentaram a pressão nos bastidores para que o presidente Jair Bolsonaro demita Abraham Weintraub do Ministério da Educação. É o que informa a colunista Andréia Sadi.

Nos bastidores do STF, a demissão de Weintraub é esperada para o quanto antes, por causa dos ataques ao Supremo. Ontem, o ministro participou de um ato de apoio a Bolsonaro, em Brasília. Ele foi multado em R$ 2 mil por não usar máscara de proteção. Weintraub provocou aglomeração, tirou fotos e abraçou manifestantes. Bolsonaro disse que o ministro não foi 'prudente'.

Mudança no Tesouro

Bruno Funchal, diretor de Programas da Economia, será o novo secretário do Tesouro Nacional. Ele vai assumir o lugar de Mansueto Almeida, que deixará o governo, terá o desafio de recolocar a economia no caminho do ajuste das contas públicas — caberá a ele, por exemplo, negociar a aprovação de reformas com o Congresso. O blog da Ana Flor traz detalhes.

 

Museu em chamas

Um incêndio destruiu parte do acervo do Museu de História Natural de Minas Gerais, em Belo Horizonte, nesta segunda. Ainda não há informações sobre o tamanho do prejuízo do acervo, formado por mais de 260 mil itens. As chamas destruíram parte do prédio central da administração, principalmente salas onde ficam coleções que não estão em exposição.

Oscar é adiado

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Oscar 2021 será no dia 25 de abril, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood nesta segunda. A premiação estava prevista para 28 de fevereiro. Produções que estrearem até esta data poderão concorrer. Antes, apenas filmes exibidos nos cinemas de Los Angeles durante 2020 poderiam ser indicados.

Tem 5 minutos?

O manifestante negro Patrick Hutchinson carrega um contra-manifestante branco ferido para local seguro, perto da estação Waterloo, em Londres, durante protesto pela morte de George Floyd, no sábado (13) — Foto: Reuters/Dylan Martinez

O manifestante negro Patrick Hutchinson carrega um contra-manifestante branco ferido para local seguro, perto da estação Waterloo, em Londres, durante protesto pela morte de George Floyd, no sábado (13) — Foto: Reuters/Dylan Martinez

Uma foto de um manifestante negro carregando um homem branco ferido, em segurança, durante uma briga em Londres entre manifestantes antirracismo e oponentes de extrema-direita no fim de semana viralizou nas redes sociais. Em entrevista nesta segunda, Patrick Hutchinson disse que 'era a coisa certa a fazer'.

Agenda de lives

A maratona das lives durante a pandemia segue firme e forte. Quem gosta de acompanhar os artistas da música terá a agenda cheia esta semana. Ivete Sangalo, Wesley Safadão e Elba Ramalho (foto) são alguns que farão transmissões ao vivo. Confira a agenda.

Imprimir